Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TMPIN da placa-mãe com temperatura alta é normal?


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Boa tarde!

Estava pesquisando sobre isso, pois estou com uma dúvida semelhante. No meu caso comprei um computador novo: Processador R5 3600 e placa-mãe é uma A320m-HD e placa de vídeo antiga que tinha, uma GTX 750 TI e uso principalmente para jogos. Quando joguei cs:go ele esquentou muito, toda a parte superior do gabinete. É suportável deixar a mão em cima dele, mas é realmente quente. Fui ver no HWMonitor em idle tava da seguinte maneira.

É normal essa temperatura para o TMPIN6 e 8?

O que seria esse TMPIN?

 

Desde já agradeço! Preferi responder aqui em vez de abrir um novo tópico.print.thumb.jpg.4e1f371fd7396eaf57573b747a72cc2d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Vinícius Geremia disse:

Boa tarde!

Estava pesquisando sobre isso, pois estou com uma dúvida semelhante. No meu caso comprei um computador novo: Processador R5 3600 e placa-mãe é uma A320m-HD e placa de vídeo antiga que tinha, uma GTX 750 TI e uso principalmente para jogos. Quando joguei cs:go ele esquentou muito, toda a parte superior do gabinete. É suportável deixar a mão em cima dele, mas é realmente quente. Fui ver no HWMonitor em idle tava da seguinte maneira.

É normal essa temperatura para o TMPIN6 e 8?

O que seria esse TMPIN?

 

Desde já agradeço! Preferi responder aqui em vez de abrir um novo tópico.print.thumb.jpg.4e1f371fd7396eaf57573b747a72cc2d.jpg

Creio que esteja errado, duvido que um Pc fica ligado com quase 120 graus de temperatura, seu gabinete tem ventoinhas? Tente ver pela BIOS a temperatura, ou pelo AIDA64, a BIOS é melhor porque creio que no AIDA a temperatura fique a mesma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Lucas Ajiota disse:

Creio que esteja errado, duvido que um Pc fica ligado com quase 120 graus de temperatura, seu gabinete tem ventoinhas? Tente ver pela BIOS a temperatura, ou pelo AIDA64, a BIOS é melhor porque creio que no AIDA a temperatura fique a mesma coisa. 

Fiz conforme citou.

Tirei uma foto da BIOS (aproveitei e já coloquei pro FAN em performance kkk) e olhei também pelo AIDA.

Realmente não aparece tão quente, mas o que seria aquele TMPIN?

 

Sem título.jpg

aida.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Vinícius Geremia disse:

Realmente não aparece tão quente, mas o que seria aquele TMPIN?

@Vinícius Geremia

São sensores que a sua placa-mãe não possue, o aplicativo então coloca um valor aleatório pra não ficar em branco. Provavelmente em qualquer situação (mesmo com o setup em descanso) esse valor vai se manter o mesmo, apenas desconsidere.
Porém baseado nos seus relatos e também nos prints, conclui-se que o sistema de refrigeração do seu gabinete é falho (ou inexistente), 81ºC é uma temperatura bem alta para o processador, bem próxima da margem de segurança recomendada pela Amd de 95ºC.

Além disso tem o fato de você usar um processador 6/12 em uma placa-mãe sem dissipação nas fases do VRM, aliado a falta de ventilação temos um cenário bem caótico.

Eu no seu lugar tomaria medidas emergenciais para solução desde quadro que pode comprometer o desempenho e a saúde do hardware.
A adição de fans o gabinete é primordial para o correto funcionamento do sistema de ventilação, desde que este seja um modelo apropriado, não é recomendado uso de gabinetes pequenos e/ou fechados (Principalmente o painel frontal).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Vinícius Geremia disse:

Fiz conforme citou.

Tirei uma foto da BIOS (aproveitei e já coloquei pro FAN em performance kkk) e olhei também pelo AIDA.

Realmente não aparece tão quente, mas o que seria aquele TMPIN?

 

Sem título.jpg

aida.jpg

Está tudo Ok, menos essa temperatura do processador, se você tiver coolerbox recomendo trocar, como o colega ali disse, sem ventoinha no Pc é a mesma coisa que você trabalhar no sol e não estiver ventilação, já imaginou que sofrimento? Mesma coisa é o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/03/2021 às 15:57, Vinícius Geremia disse:

Boa tarde!

Estava pesquisando sobre isso, pois estou com uma dúvida semelhante. No meu caso comprei um computador novo: Processador R5 3600 e placa-mãe é uma A320m-HD e placa de vídeo antiga que tinha, uma GTX 750 TI e uso principalmente para jogos. Quando joguei cs:go ele esquentou muito, toda a parte superior do gabinete. É suportável deixar a mão em cima dele, mas é realmente quente. Fui ver no HWMonitor em idle tava da seguinte maneira.

É normal essa temperatura para o TMPIN6 e 8?

O que seria esse TMPIN?

 

Desde já agradeço! Preferi responder aqui em vez de abrir um novo tópico.print.thumb.jpg.4e1f371fd7396eaf57573b747a72cc2d.jpg

nao sei direito mais acho que esse tmpin e pra overclock extremo abaixo de 0 entao pra placa nao congela ele tem que esquenta mesmo procura na bios e desabilita

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/03/2021 às 12:34, experience4k disse:

nao sei direito mais acho que esse tmpin e pra overclock extremo abaixo de 0 entao pra placa nao congela ele tem que esquenta mesmo procura na bios e desabilita

@experience4k

De onde você tirou isso? 🤔🤔🤔
Overclock tem relação com aumento da frequência do processador não com temperatura ou sistema de refrigeração utilizado, fora que mesmo que tivesse, não se usa placa-mãe de entrada (A320) pra "overclock extremo" pois ela não foi projetada pra isso, logo mesmo que esse sensor com essa função existisse, ele não estaria nesse modelo.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Vinícius Geremia disse:

No print que mandei o meu computador estava parado, sem uso. E não vou fazer OC nele também. Mas porque aparecem aqueles sensores?

V

Em 15/03/2021 às 17:52, NIGHT FALL disse:

São sensores que a sua placa-mãe não possue, o aplicativo então coloca um valor aleatório pra não ficar em branco.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, NIGHT FALL disse:

@experience4k

De onde você tirou isso? 🤔🤔🤔
Overclock tem relação com aumento da frequência do processador não com temperatura ou sistema de refrigeração utilizado, fora que mesmo que tivesse, não se usa placa-mãe de entrada (A320) pra "overclock extremo" pois ela não foi projetada pra isso, logo mesmo que esse sensor com essa função existisse, ele não estaria nesse modelo.
 

pois a minha placa eu paguei 450 e tem uma funçao pra overclock com temperaturas muito baixa e eu creio que pra fazer um over xtremo tem que aprender e testar numa placa barata antes de voce destruir uma mais cara nao e. Eu ja vi gente na internet colocando gelo  nesses overclock e monitorando atentamente para que nao congelassem as peças senao porque esses sensores estariam estariam la exatamente numa cpu de overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@experience4k 

11 horas atrás, experience4k disse:

pois a minha placa eu paguei 450 e tem uma funçao pra overclock com temperaturas muito baixa

acredito que você não saiba o que está dizendo, pois uma coisa não conecta com a outra

 

seria mais fácil você dizer qual a placa

11 horas atrás, experience4k disse:

Eu ja vi gente na internet colocando gelo  nesses overclock e monitorando atentamente para que nao congelassem as peças

é pra não queimar, não pra não congelar

 

fora que não é gelo, é nitrogênio líquido ou até mesmo hélio líquido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 20/03/2021 às 00:39, experience4k disse:

pois a minha placa eu paguei 450 e tem uma funçao pra overclock com temperaturas muito baixa e eu creio que pra fazer um over xtremo tem que aprender e testar numa placa barata antes de voce destruir uma mais cara nao e. Eu ja vi gente na internet colocando gelo  nesses overclock e monitorando atentamente para que nao congelassem as peças senao porque esses sensores estariam estariam la exatamente numa cpu de overclock.

@experience4k

Zero sentido no que você disse.
Ninguém "testa" overclock em placa fraca pra depois fazer em placa mais robusta, até porque placas mais fracas NÃO SÃO LIBERADAS PARA OVERCLOCK. o princípio é o mesmo em ambas, o que muda são os recursos disponíveis e a maior capacidade de alimentação.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, NIGHT FALL disse:

@experience4k

Zero sentido no que você disse.
Ninguém "testa" overclock em placa fraca pra depois fazer em placa mais robusta, até porque placas mais fracas NÃO SÃO LIBERADAS PARA OVERCLOCK. o princípio é o mesmo em ambas, o que muda são os recursos disponíveis e a maior capacidade de alimentação.
 

eu nao disse placa-mãe fraca disse mais barata a pessoa que vai fazer um oc desse a nivel competitivo nao vai querer estraga uma placa de 3000-2000mil de cara entao e usada uma mais barata no lugar ate ser encontrada os parametros certos ate la a placa ja esta bastante danificada e nao entrega um desempenho bom sendo assim substituida pela mais cara vocês nunca assistiu um campeonato de oc?e se a placa nao congelasse oc dava certo pra todo mundo e nao tinha campeonato de oc extremo nao e?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 15/03/2021 às 15:57, Vinícius Geremia disse:

Boa tarde!

Estava pesquisando sobre isso, pois estou com uma dúvida semelhante. No meu caso comprei um computador novo: Processador R5 3600 e placa-mãe é uma A320m-HD e placa de vídeo antiga que tinha, uma GTX 750 TI e uso principalmente para jogos. Quando joguei cs:go ele esquentou muito, toda a parte superior do gabinete. É suportável deixar a mão em cima dele, mas é realmente quente. Fui ver no HWMonitor em idle tava da seguinte maneira.

É normal essa temperatura para o TMPIN6 e 8?

O que seria esse TMPIN?

 

Desde já agradeço! Preferi responder aqui em vez de abrir um novo tópico.print.thumb.jpg.4e1f371fd7396eaf57573b747a72cc2d.jpg

E aí mano, beleza? Sei que já faz uns anos, mas você conseguiu descobrir ou resolver o problema?

Estou com uma ASRock Steel Legend B450M aqui com o mesmo problema ou até poor, já que a minha fica desligando por causa disso.

Só que o mais estranho é que o processador não está esquentando q nem mostra o gráfico. Na vrdd ele fica bem frio. Digo isso porque montei a placa em cima da bancada, coloquei um ventilador jogando ar nele e levantei o dissipador pra tocar no processador e conferir se estava quente mesmo. E pasmem... Ele fica frio, n deve tá nem batendo 40°. Então isso só pode ser algum erro de sensor. Ele estava mostrando 97° sem deligar. Sendo que meu processador desliga atingindo 95°.

Já testei 2 processadores. R5 1600AF e R5 3400G, ambos dão a mesma coisa.

Não é fonte, memória, pasta térmica ou airflow, pois n faz sentido ele estando fora do gabinete e com um ventilador no máximo resfriando ele, fora que uso um Air Cooler AiGO Ice400 pro de 200TDP e esses processadores são de 65TDP.

 

Segue imagem do problema no TMPIN7Screenshot_20230916_183639_Gallery.thumb.jpg.d7b84a751b511f05b88b99d9feb87445.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Vinícius Geremia disse:

@AndyGrunge No meu caso era a ventilação mesmo, hoje até troquei a placa de vídeo e mantenho o gabinete aberto com uma limpeza recorrente.

Não tive mais problemas de temperatura, agora diria que está normal.

Entendi, amigo. Infelizmente o meu não é esse problema, mas eu acho que descobri. É um componente que estou suspeitando. Já fiz o pedido do mesmo e só estou esperando ele chegar, para fazer a substituição e vê se vai corrigir. Se for isso mesmo, eu volto aqui pra deixar um feedback e explicar melhor o que fiz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Vinícius Geremia

Solução do problema!

 

Pra quem tiver problema exclusivamente no TMPIN7, eu descobri onde ele fica. É esse Ci aí que fica próximo ao 4° slot da memória RAM e ao lado do dissipador do Chipset. Ele fica quase escondido, na foto eu removi o dissipador para fazer a substituição. Ele estava em curto e aquecendo muito, chegando a 100°c e não era o processador, como eu já suspeitava.

 

Ele é um regulador de tensão das memórias RAM. Descobri que era ele, tocando com o dedo e percebi que ele estava torrando, assim que ligava o PC.

 

Referência dele é RT9045. Comprei duas unidades na Shopee por 22 reais. Substitui e resolveu o problema.

 

Não recomendo quem não manja, tentar remover ele, pois ele é bem soldado no centro e mesmo com fluxo e estação de retrabalho, deu muito trabalho. Ele não solta fácil igual uma Ci de BIOS por exemplo.

 

Lembrando que no meu caso, essas informações só é valida para a ASRock B450M Steel Legend. Em outras o TMPIN7 pode ser outro componente.

 

Na placa a referência dele é PU13.

 

 

 

Bônus: SYSTIN é algo na área do Chipset.

TMPIN6 também é algum componente próximo ou embaixo do Chipset.

20230917_143046.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!