Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de setup e opiniões para upgrades futuros


Posts recomendados

Bom dia meus companheiros, estou montando meu primeiro PC gamer! Pretendo rodar jogos como: CsGo, Forza Horizon 4 e Team Fortress 2. Ainda estou decidindo as peças, então fico grato com qualquer recomendação e correção no meu setup.

Processador: Ryzen 5 3400g(

https://www.amazon.com.br/Processador-AMD-Ryzen-3400G-YD3400C5FHBOX/dp/B07SXNDKNM/ref=asc_df_B07SXNDKNM/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379714135425&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=9460107746271371876&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001538&hvtargid=pla-783429064921&psc=1)

 

Placa-Mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2(https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101715&gclid=EAIaIQobChMI1pawiYCz7wIVi4SRCh3hMgNlEAQYASABEgJwZfD_BwE)

 

Memória Ram(Ainda estou decidindo)T-Force Vulcan Pichau 8gb DDR4 2666mhz(https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-ddr4-2666mhz-vermelha-tlprd48g2666hc18h01?gclid=EAIaIQobChMIvf-2leK07wIVTQSRCh0ZwQ4ZEAQYASABEgJie_D_BwE)

 

SSD: SSD 480gb Green WD Sata3(https://www.americanas.com.br/produto/1837640481?opn=YSMESP&WT.srch=1&sellerid=18983263000123&epar=bp_pl_00_go_pc_gamer&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&i=573ffb70eec3dfb1f805f5c2&o=5f119bc9f8e95eac3dc3ef3f&gclid=EAIaIQobChMI-6DxtuO07wIVlA6RCh2wNwkhEAQYBSABEgKR2_D_BwE)

 

Fonte: Corsair CV450, 450W, 80 plus bronze(

https://www.kabum.com.br/produto/108256/fonte-corsair-cv450-450w-80-plus-bronze-cp-9020209-br)

 

Gabinete: Aigo Rainbow 2(https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-aigo-rainbow-2-preto-lateral-acrilico)

 

Monitor: LG LED 19.5´, HDMI/VGA, 2ms, 75hz(https://www.kabum.com.br/produto/111939/monitor-lg-led-19-5-hdmi-vga-2ms-ajuste-de-inclinacao-20mk400h-b)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Pepse disse:

troque esse processador pelo Ryzen 3 4350G

Ok, irei fazer essa troca.

11 minutos atrás, Pepse disse:

2 módulos de HyperX Fury 8GB da terabyte

Poderia me mandar o link dessa memória?

20 minutos atrás, Pepse disse:

e é mais potente

Estava analisando alguns benchmarks(com 1x8 2666mhz), e a diferença do 3400g pro 4350g é de 6-10 fps a mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedruuxis 4350G não roda na AB350M. Vai precisar de no mínimo uma B450M DS3H (que por sinal estava com mesmo preço na kabum ontem), isso a versão V2. 

Se tiver mais grana para investir no seu PC agora, para deixar ele melhor para o dia que for comprar uma GPU, recomendo melhorar a MB para uma B550M DS3H (300 reais mais caro) e mudar a CPU para um Ryzen PRO 4650G, que tem o mesmo desempenho que o Ryzen 5 3600, mas tem gráficos integrados de qualidade. Assim você joga bem até o dia que puder comprar uma GPU decente, e quando comprar a CPU vai dar suporte até a GPUs mais potentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

mudar a CPU para um Ryzen PRO 4650G

Eu pretendia usar esse processador, mas infelizmente o meu orçamento é muito curto e não consigo pegar ele, e os preços continuam a subir, como o da própria placa-mãe, que ontem estava 439 a vista. Eu poderia combinar esse 4650g com essa AB350m, ou eu teria que pegar uma B450M?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedruuxis O 4350G é bom também, um bocado melhor que o 3400G por sinal. Só não recomendo que compre a B450M DS3H se não tiver uma CPU antiga para atualizar sua BIOS. Você não vai conseguir rodar essa CPU sem antes atualizar a BIOS, e para isso vai precisar de uma CPU de no máximo terceira geração para o update, mas dependendo talvez até de segunda ou primeira geração. Você pode ligar para a loja e perguntar se eles enviam atualizado para a versão que é compatível com sua CPU, mas a Kabum é uma loja que geralmente se recusa a fazê-lo.

A B550M DS3H não terá esse problema provavelmente, pois desde a segunda revisão de BIOS já era compatível com a série 4.

Claro que convém perguntar qual é a versão de BIOS que vem instalada no caso da B550M DS3H, o que vem escrito na etiqueta lateral da caixa salvo engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedruuxis A memória não deveria ser 2666 MHz jamais. O correto, para Ryzen 4ª geração, é no mínimo 3200 MHz, idealmente 3600. Nesse link você encontra memórias de boas marcas, com essas frequências, em promoção: https://www.kabum.com.br/hardware/memoria-ram?pagina=1&ordem=3&limite=100&prime=false&marcas=["1128","75","292","171","2430","100"]&tipo_produto=[]&filtro=[["1510"],["1531","1528","1530","1525","1526","1524","1522","1520","1521","2480","1533","1532","2478"],["1542","1544","1543","1541"]]

 

Lembre de certificar-se de que a MB virá com a versão correta da BIOS.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pedruuxis disse:

Isso fica a seu critério. Gigabyte é sempre uma boa marca, mas A520 é um chipset limitado em todos os aspectos, bem como 2 slots de memória limitam sua capacidade de upgrades futuros. Entenda, memória RAM é basicamente o único aspecto praticamente garantido de necessidade de upgrade ao longo da vida útil de qualquer PC. Se analisar os últimos 20 anos de uso geral de PCs e seus respectivos upgrades, o volume de memória RAM precede todos os outros upgrades, até depois da queda de preço agressiva de SSDs. Afinal, tanto jogos quanto sistemas operacionais evoluem com o mercado, e memória sempre cai de preço e aumenta a performance. Sério, eu não acho vantagem alguma economizar 100 reais, ou 300, mas ficar com uma placa-mãe com dois slots, pois quando tiver que fazer upgrade a tendência é que saia mais caro que isso se não tiver slots disponíveis. Foi assim nos últimos 10 anos, acredito que continuará sendo por muitos mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 3400g é superior que ao 4350g.

 

O pessoal aqui fica dando indicação de orelhada sem nem se dar ao trabalho de procurar reviews no youtube, onde existem toneladas...

 

A diferença de performance é uns 10% e a diferença de preço tambem é mais ou menos isso, então em termos de custo-benefício eles são semelhantes.

Já o 4650g custa 75% mais caro que o 4350g e tem apenas 10-15% a mais de desempenho, custo-benefício ruim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Perdão companheiro! Acabei botando a versão com 2 slots! Esta aqui que eu queria comparar:https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=118917.

@gutopereira Eu estava estranhando mesmo, vi esse benchmark e outros com o 3400g e o 4350g, e nesses vídeos, achei o 3400g superior a ele, um aumento de 7-11 fps a mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Pedruuxis disse:

@WOZ Dods Perdão companheiro! Acabei botando a versão com 2 slots! Esta aqui que eu queria comparar:https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=118917.

Essa placa-mãe não é legal, eu recomendaria uma B450, pode até ser a S2H que esta custando 499 reais na Kabum. Mas se puder tenta pegar a DS3H por 549 reais.

Tem tambem a versão V2 da Gigabyte DS3H por 569 reais, não vi qual a diferença entre elas, acho que li em algum lugar que essa versão V2 tem suporte para os Ryzen 5000

(eu achava que todas as B450 tinham suporte para a linha 5000)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira O 3400G, como única unidade de processamento gráfico é superior, sim, mas para quem pretende adquirir uma GPU dedicada posteriormente é inferior. Entendo seu argumento imediatista, mas dá para obter mais a longo prazo com o 4350G, que vai ter melhor suporte para GPUs dedicadas pelo puro poder de processamento superior, justa e diretamente proporcional ao valor gasto. 

Sobre as MBs, ainda acho jogar dinheiro fora com B450 em uma CPU de 3ª geração em diante (exceto pelas de 3ª geração com gráficos integrados, claro, pois não são compatíveis). Comprar CPU de 4ª geração em diante é ideal usar chipsets 5xx, pois tem melhor compatibilidade de memória, geralmente tem upgrade de BIOS independente de presença de CPU antiga, PCIe 4.0, dentre outros benefícios. 

 

Ainda defendo que a longo prazo o 4350G representa um investimento melhor, a menos é claro que o usuário prefira depender de GPU integrada pro resto da vida. O 4650G é melhor por ter desempenho de processamento similar ao 3600 (um pouco acima na verdade) e custa uns 300 reais a mais. Então a pessoa estaria pagando 300 reais para ter uma GPU decente integrada, mas poderia fazer o upgrade futuramente com uma GPU dedicada sem maiores perdas. 

Sério, discordo do seu raciocínio em cada palavra.


Mas entendo sua opinião, que se baseia exclusivamente no uso da GPU integrada. Pensei que o criador do tópico queria mais do que isso. Estaria errado?

 

Ps.: Chipset 5xx tem o problema de desconexão de USB, mas isso já foi solucionado pela AMD e já tem novas BIOS que corrigem o problema a caminho nas próximas semanas. Enquanto isso basta usar o PCIe no modo 3.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedruuxis Depende de sua finalidade. Se quer comprar uma CPU agora com vídeo integrado e uma GPU decente depois (a GPU integrada é fraca, nível de entrada, em qualquer CPU), então o 4350G ou 4650G são melhores opções. O que acontece é que uma GPU dedicada precisa de poder de processamento para explorar melhor seu desempenho. Se usar uma CPU fraca ela terá seu desempenho máximo limitado. Por esta razão eu considero que essas CPUs de 4ª geração são melhores a longo prazo. Já se pretende jogar apenas com a GPU integrada, o 3400G é melhor por ter mais desempenho nesse aspecto, mesmo pecando no desempenho de processamento geral. Custando um pouco menos, o 3400G seria a opção ideal para quem quer jogar jogos leves e não sente necessidade de GPU dedicada.

 

A B450M DS3H V2 está com bom preço e é uma ótima placa-mãe. Seria compatível com o 4350G e teria bom desempenho de maneira geral. Eu indico a B550M DS3H, que é um pouco mais cara, por ter melhor compatibilidade com memórias de alta velocidade, por ter PCIe 4.0 (que não faz diferença hoje, mas pode vir a fazer posteriormente), e melhor compatibilidade com CPUs da 5ª geração. Somando todos esses fatores eu considero que ela oferece melhor perspectiva de upgrades a longo prazo, mas custa mais caro por isso. 

No geral, se quiser economizar pegue a B450M DS3H, pois ela é completa e vai te atender bem. Só não se esqueça de pedir atualização da BIOS para rodar com sua CPU ou de ter uma CPU de 3ª geração ou anterior à mão para fazê-lo quando ela chegar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se quer comprar uma CPU agora com vídeo integrado e uma GPU decente depois

O único problema de comprar uma gpu dedicada depois é o orçamento. Quando eu comprar meu PC, ficarei um bom tempo sem fazer upgrades, o máximo que consigo é colocar outra memória ram de 8gb, para ter um dual channel, 2x8.

 

14 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Já se pretende jogar apenas com a GPU integrada, o 3400G é melhor

Pretendo utilizar o processador por bastante tempo, pois, como eu falei anteriormente, meu orçamento é curtíssimo, e por isso queria pegar ele. E não posso confirmar que irei comprar uma gpu dedicada futuramente, devido o aumento de preços, e com o meu orçamento. E também pretendo rodar jogos leves(Cs, Team Fortress, Minecraft, Hotline Miami, e Apex), e no máximo um Forza Horizon 4 e GTA V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, gutopereira disse:

(eu achava que todas as B450 tinham suporte para a linha 5000)

elas têm

 

10 horas atrás, gutopereira disse:

Tem tambem a versão V2 da Gigabyte DS3H por 569 reais, não vi qual a diferença entre elas

a versão V2 é inferior e custa mais rsrs

 

a principal diferenca é que a DS3H V1 tem 1 fase pro VSoc a mais

 

um pouco diferente, entretanto, com a B450 Aorus Elite V2, ainda que ela tenha 1 fase a menos pro VSoc, ela tem 2 mosfets de baixa e 2 de alta, enquanto a V1 tem 2 mosfet de baixa e 1 de alta pro VCore e pro VSoc a B450 Aorus Elite V1 tem 1 de baixa e 1 de alta, a Aorus Elite V2 tem 2 de baixa e 2 de alta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Pedruuxis disse:

O único problema de comprar uma gpu dedicada depois é o orçamento. Quando eu comprar meu PC, ficarei um bom tempo sem fazer upgrades, o máximo que consigo é colocar outra memória ram de 8gb, para ter um dual channel, 2x8.

Cabe a você então determinar qual é o melhor investimento a curto, médio e longo prazo. Os benefícios de cada opção estão bem esclarecidos. Só não se esqueça de comprar duas memórias de 8GBs rodando a 3200 MHz, pois Ryzen, ainda mais com vídeo integrado, precisa de altas frequências para rodar bem. Na Kabum costuma ter promoções de memórias de 3200 MHz regularmente, use este link para te ajudar a escolher. Pode pegar a mais barata de 3200 MHz que encontrar pelo link sem medo (ou até mais rápida se achar boas promoções), pois já está filtrado para marcas de qualidade.
Se só puder pegar um módulo de memória agora, lembre que o desempenho para jogos será substancialmente menor do que quando puder colocar o segundo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!