Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, a B450M DS3H tem apenas 2 fan pin headers, um para o Cooler e o outro para as fans, ou seja, vou precisar usar um splitter, certo? A questão é que eu não sei se poderei conectar todas as fans em apenas 1 pin, não encontro a carga máxima nas especificações da placa-mãe. 

A princípio quero colocar 4 Ventoinhas, são bem ruins, eu sei, mas eu vou usar apenas gráfico integrado no momento. Também na descrição dessas ventoinhas diz 3 pinos + 4 pinos...eu tô super confuso e não sei qual spliter comprar. ou então não seria melhor comprar uma controladora ? Mas aí diz que a fan tem de ser PWM. Se alguém puder me ajudar eu fico muito grato.

Ah, o gabinete é o Mancer Ultraflow Mesh que apesar de ser bem simples achei que a parte da frente totalmente aberta e também o filtro superior são perfeitos, ainda mais considerando o preço do gabinete.

Postado

Tenho a mesma placa-mãe. Se você só vai usar o vídeo integrado, por que encher de fans?

Você poderia pegar um conector Molex da fonte e ligar o neutro no preto e definir a velocidade ligando o fase em um dos outros 3 fios. 3.3V, 5V e 12V.

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, Dorihn disse:

A princípio quero colocar 4 Ventoinhas, são bem ruins, eu sei, mas eu vou usar apenas gráfico integrado no momento.

Usar gráfico integrado ou não não faz nenhuma diferença para a escolha das fans.
O modelo até que não é ruim, possui 40CFM e 21Bda de ruído, porém pelo preço deve ser um projeto de baixo custo, logo a vida útil deve ser pequena se comparada a modelos mais caros.

23 minutos atrás, Dorihn disse:

Também na descrição dessas ventoinhas diz 3 pinos + 4 pinos...eu tô super confuso e não sei qual spliter comprar.

Estranho, normalmente o led é alimentado pelo mesmo conector, provavelmente a descrição está errada, se fosse pra chutar eu diria que a fan possui conector de 3 pinos, já que é um modelo de baixo custo, pra ter certeza entre em contato coma loja e peça pra que eles verifiquem.

Sobre qual modelo comprar, basicamente qualquer um, Spliter funciona exatamente como uma extensão de tomada, a diferença fica por conta da qualidade, alguns possuem proteção nos cabos como o modelo abaixo, á outros são mais simples e por consequência também são mais baratos.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1626104734-cabo-splitter-fans-pwm-4-pinos-1-p-3-cooler-sleeved-conector-_JM

25 minutos atrás, Dorihn disse:

ou então não seria melhor comprar uma controladora ? Mas aí diz que a fan tem de ser PWM. Se alguém puder me ajudar eu fico muito grato.

Na verdade não, pra se usar uma controladora as fans não precisam ser PWM, pois ela mesmo controla a tensão das fans fazendo o aumento ou redução da velocidade. O PWM é um recurso onde a própria placa-mãe controla a velocidade de acordo com a temperatura.

15 minutos atrás, RobertoGB disse:

Tenho a mesma placa-mãe. Se você só vai usar o vídeo integrado, por que encher de fans?

@RobertoGBPorque não é só a placa de vídeo que esquenta. Todos os componentes do computador sofrem com altas temperaturas, principalmente o VRM da placa-mãe, que neste caso como será usado vídeo integrado, ele aquece ainda mais.
Sistema de refrigeração do gabinete é primordial para o bom funcionamento do hardware e para prolongar sua vida útil.

• Curtir 2
Postado

@RobertoGB Eu já ia aproveitar o frete, e eu me sinto mal de montar um pc com apenas 2 fans, sinto que estou fazendo algo de errado rs
@NIGHT FALL

7 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Estranho, normalmente o led é alimentado pelo mesmo conector, provavelmente a descrição está errada, se fosse pra chutar eu diria que a fan possui conector de 3 pinos, já que é um modelo de baixo custo, pra ter certeza entre em contato coma loja e peça pra que eles verifiquem.

Sobre qual modelo comprar, basicamente qualquer um, Spliter funciona exatamente como uma extensão de tomada, a diferença fica por conta da qualidade, alguns possuem proteção nos cabos como o modelo abaixo, á outros são mais simples e por consequência também são mais baratos.

Esse splitter que recomendou é bem barato, achei que fossem mais caros (fiquei feliz), e também não teria problema conectar um fan de 3 pinos a um cabo com 4 pinos né? pois o 4º pino é apenas para controle de velocidade, certo?

Mas e quanto a carga que o pin da minha placa-mãe suporta? Não posso conectar tantas fans sem saber essa informação. 

Postado

@NIGHT FALL  Eu entendo. Mas seria uma medida tomada antes do surgimento do problema. Fans aumentam o barulho gerado pelo sistema. Ele pode monitorar como ficam as temperaturas em testes de stress e uso comum. Essa placa-mãe dele, que é a mesma que a minha, tem um dissipador no VRM do CPU, o da memória não... mas enfim. Bastaria ele ficar de olho se, realmente, precisa de mais fans.

@Dorihn Para usar com PWM, o quarto pino é necessário. Se você olhar as opções do Smart Fan no setup da placa, vai ter a opção PWM e Voltage

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Dorihn disse:

@RobertoGB Roberto, quais são suas fans? 

São duas genéricas da Cooler Master que vieram com o gabinete. Duas de 120mm. Uma está nesse conector de 3 pinos, outra liguei direto na fonte.

Postado

@RobertoGB Ah, pelo menos a Cooler Master é uma boa marca. Eu estou tendo de comprar pois o gabinete não vem com ventoinhas e foi o único com preço baixo que encontrei e que possui a frente toda aberta, o que já ajuda muito. 

• Solução
Postado

55 minutos atrás, Dorihn disse:

@RobertoGB Eu já ia aproveitar o frete, e eu me sinto mal de montar um pc com apenas 2 fans, sinto que estou fazendo algo de errado rs

Mal porque? Até entendo adicionar 2 fans (Já que seu gabinete vem com 2) mas adicionar 4 é exegaro pro seu kit, 4 fans são mais que suficiente.

As fans originais vindas no gabinete costuma ser bem fracas, porém mesmo sendo fracas elas são capazes de gerar um pequeno fluxo de ar, isso já evita superaquecimento, logo a adição de mais fans é apenas caso você deseje melhorar o sistema de refrigeração.

Esse splitter que recomendou é bem barato, achei que fossem mais caros (fiquei feliz), e também não teria problema conectar um fan de 3 pinos a um cabo com 4 pinos né?

Não, problema nenhum, até porque se houvesse ele nem encaixaria.

pois o 4º pino é apenas para controle de velocidade, certo?

Exatamente.

Mas e quanto a carga que o pin da minha placa-mãe suporta? Não posso conectar tantas fans sem saber essa informação. 

Isso eu também não faço ideia e acho que dificilmente o fabricante vai revelar essa informação.
Se for levar ao pé da letra, o conector possui apenas 1 saída logo TEORICAMENTE ele foi projetado para alimentar apenas uma fan.
Se isso for uma preocupação basta comprar um conector molex e ligar as fans direto na fonte, é uma preocupação a menos.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-945268156-cabo-adaptador-multi-fan-para-4-cooler-fan-3-e-4-pinos-12v-_JM

51 minutos atrás, RobertoGB disse:

@NIGHT FALL Fans aumentam o barulho gerado pelo sistema

Depende das fans, to tamanho, do tipo de rolamento utilizado etc. Modelos maiores como 120mm, 140mm e 200mm são basicamente imperceptíveis, neste caso o cooler box acaba gerando muito mais ruído.

• Curtir 2
Postado

@NIGHT FALL

3 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Mal porque? Até entendo adicionar 2 fans (Já que seu gabinete vem com 2) mas adicionar 4 é exegaro pro seu kit, 4 fans são mais que suficiente.

As fans originais vindas no gabinete costuma ser bem fracas, porém mesmo sendo fracas elas são capazes de gerar um pequeno fluxo de ar, isso já evita superaquecimento, logo a adição de mais fans é apenas caso você deseje melhorar o sistema de refrigeração.

Acho que eu dei a entender que o gabinete vem com 2 fans, mas ele não em não...pelo menos não está na descrição. Por isso mesmo eu quero instalar 4 :)

7 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Isso eu também não faço ideia e acho que dificilmente o fabricante vai revelar essa informação.
Se for levar ao pé da letra, o conector possui apenas 1 saída logo TEORICAMENTE ele foi projetado para alimentar apenas uma fan.
Se isso for uma preocupação basta comprar um conector molex e ligar as fans direto na fonte, é uma preocupação a menos.

Você tem razão. Então acho melhor ao invés do splitter eu comprar um conector molex e colocar direto na fonte, deve ser mais seguro :)

Muito obrigado pelas respostas e pelo seu tempo, e desculpe as dúvidas de principiante :joia:

Postado
1 hora atrás, Dorihn disse:

Geralmente a potência máxima que um conector de MB suporta é suficiente para alimentar 3 ou quatro ventoinhas. Essa informação costuma estar disponível para RGB, mas não FAN header. Acima de 4 ventoinhas você pode comprar um HUB com alimentação externa, pela fonte, e usar quantas ventinhas ele suportar com apenas um FAN header da placa-mãe. Não precisa nem dizer que em todos os casos onde usar um splitter ou HUB todas vão rodar na mesma velodidade e o sistema só será capaz de enxergar a velocidade de uma (na verdade acho que não vai enxergar, mas sim estimar, já que é de 3 pinos).

O FAN HUB que tenho usado ultimamente e gostado muito é este: Controlador de Fan Deepcool FH-04, com 4 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM, DP-F04PWM-HUB

A vantagem maior dele é permitir ser colado na lataria do gabinete e ter todos os conectores organizados. 

Alternativamente, para mais ventoinhas, pode-se usar este: Hub de Fan Deepcool FH-10, com 10 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM, DP-F10PWM-HUB

Este tem alimentação externa e permite ligar até 10 ventoinhas em apenas um FAN header.

1 hora atrás, RobertoGB disse:

Eu entendo. Mas seria uma medida tomada antes do surgimento do problema. Fans aumentam o barulho gerado pelo sistema. Ele pode monitorar como ficam as temperaturas em testes de stress e uso comum. Essa placa-mãe dele, que é a mesma que a minha, tem um dissipador no VRM do CPU, o da memória não... mas enfim. Bastaria ele ficar de olho se, realmente, precisa de mais fans.

Entendo seu raciocínio, mas discordo. Eu considero que 4 ventoinhas é o número mínimo para se ter um sistema bem ventilado e saudável, independentemente do clima, do ambiente onde ficará instalado ou demais fatores. Abaixo disso as variantes podem causar problemas no futuro, até o desgaste prematuro das ventoinhas pode ocasionar problemas, e acima disso geralmente é desperdício por não haver ganho real palpável.

No geral todo usuário gosta de montar seu PC, ou comprá-lo, e utilizá-lo à partir de então sem ter que ficar monitorando ou observando como ele vai fucionar. Isso é coisa para nerds como eu que tem vários sistemas de monitoramento rodando simultaneamente na própria máquina e acompanha os valores regularmente. O público comum simplesmente quer ligar e usar, pronto.

Enfim, arrefecimento de qualidade é sinônimo de vida útil de qualquer eletrônico. Considero que 4 ventoinhas é um volume ideal. Três serviriam, mas criaria um fluxo de ar positivo ou negativo, o que tem consequências negativas para o sistema a longo prazo. Então tem que ser números iguais de entrada e saída de ar para evitar reciclagem de ar quente ou admissão de poeira por pontos não filtrados. 

Falo tudo isso, mas meu gabinete tem 8 ventoinhas, das quais 6 são de 140 mm, fora os coolers de HD e outros. No final das contas eu também gosto de ter consciência limpa e não me perguntar nunca se meu PC está superaquecendo.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Geralmente a potência máxima que um conector de MB suporta é suficiente para alimentar 3 ou quatro ventoinhas. Essa informação costuma estar disponível para RGB, mas não FAN header. Acima de 4 ventoinhas você pode comprar um HUB com alimentação externa, pela fonte, e usar quantas ventinhas ele suportar com apenas um FAN header da placa-mãe. Não precisa nem dizer que em todos os casos onde usar um splitter ou HUB todas vão rodar na mesma velodidade e o sistema só será capaz de enxergar a velocidade de uma (na verdade acho que não vai enxergar, mas sim estimar, já que é de 3 pinos).

Putz, é tanta coisa pra aprender haha Obrigado pelas informações.

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O FAN HUB que tenho usado ultimamente e gostado muito é este: Controlador de Fan Deepcool FH-04, com 4 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM, DP-F04PWM-HUB

O hub que eu citei lá no início foi justamente esse, mas eu chamei de controladora, Pensei em pegar por poder ficar grudado no gabinete. Então acho que vou comprar ele mesmo, já pego tudo no mesmo site e chega tudo junto. 

Quanta confusão né? pra quem não entende, como eu, parece um bicho de sete cabeças.

Obrigado pela resposta WOZ!

• Curtir 1
Postado

@Dorihn Cara, isso é o bom e o ruim de desktops. Dá para fazer tudo de 1000 formas diferentes e cabe a cada um pesquisar o que lhe apetece. Bom que temos fóruns e podemos conversar com outras pessoas que fazem de outro jeito para aprendermos. :D

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods  Vou aproveitar e usar o tópico do amigo então, porque agora também fiquei com dúvidas.

Além do CPU FAN, a minha placa-mãe (que é a mesma do autor: Gigabyte B450M DS3H) tem apenas um conector para fans de 3 pinos.

Meu caso está assim:

• Uma fan frontal de 120mm puxando ar para dentro, conectada nesse conector de 3 pinos.
  • Fan traseira de 120mm como exaustora, do lado do espelho de I/O da placa-mãe. Conectada usando um adaptador para fan 3 pinos > molex. Eu alterei o fase para o fio de 3.3V. Fiz isso por duas razões.... Quero que haja mais ar sendo forçado para dentro, do que ar sendo jogado para fora. Dessa forma, você reduz a entrada de poeira, pois a maioria do ar vai entrar pela frente, onde o gabinete tem um filtro. A outra razão é que a rotação seja menor. Eu não gosto de pc barulhento... deve ser a idade chegando.

Dúvida 1: Como eu poderia fazer para que a rotação da fan traseira seja alterada de forma dinâmica? De acordo com a leitura de algum sensor do CPU / placa-mãe. Com a dianteira eu já faço isso através do "Smart Fan" no setup / bios. Seria apenas através do uso de um controlador de fan?

O topo do gabinete é aberto para uma fan de até 120mm. Se eu fosse adicionar mais uma, seria como "intake" ou exaustora? COmpensaria?

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, RobertoGB disse:

Quero que haja mais ar sendo forçado para dentro, do que ar sendo jogado para fora

Isso notoriamente recicla o ar quente. Se for fazer um fluxo de ar desigual use o fluxo negativo, jamais o positivo. O ponto negativo do fluxo negativo, em contrapartida, é a sucção de partículas de poeira pelas junções não filtradas do gabinete. O fluxo positivo sempre vai reciclar ar quente, não tenha dúvidas.

Dessa forma, você reduz a entrada de poeira, pois a maioria do ar vai entrar pela frente, onde o gabinete tem um filtro. A outra razão é que a rotação seja menor. Eu não gosto de pc barulhento... deve ser a idade chegando.

Tudo isso pode ser balanceado. Essa é a extrema vantagem de desktops, você planeja e executa de acordo com suas necessidades. Não adianta se restringir a uma ideia que vai te economizar 30 reais numa ventoinha adicional se o custo disso será tão alto, especialmente se gastou tanto em CPU, GPU, MB, etc. O suporte desses componentes, acredite, é mais importante do que eles próprios. Melhor ter um desempenho ligeiramente inferior por 10 anos do que ter o desempenho maior por 3. Pense nisso.

Fonte de qualidade, por sinal, tem o mesmo valor. Duas coisas que aumentam a vida útil são: qualidade da energia e qualidade do arrefecimento. Não tem escape.

Dúvida 1: Como eu poderia fazer para que a rotação da fan traseira seja alterada de forma dinâmica? De acordo com a leitura de algum sensor do CPU / placa-mãe. Com a dianteira eu já faço isso através do "Smart Fan" no setup / bios. Seria apenas através do uso de um controlador de fan?

A única forma de controlar é ou pelo conector da placa-mãe ou uma controladora externa. A controladora externa geralmente custa muito mais por sinal. Quem tem MBs simples geralmente é melhor atendido usando um número par de ventoinhas, metade em intake e metade em outtake. Com isso você usa um simples splitter ou HUB para todas as ventoinhas e mantém todas na mesma velocidade segundo as configurações da BIOS. Simples, objetivo, eficiente e eficaz. Inventar outras soluções é viável, mas geralmente aumenta o custo e reduz a eficiência/eficácia. Mesmo número de ventoinhas para as duas funções, intake na frente e outtake atrás/cima, todas com mesmas velocidades prevenindo a admissão de poeira desnecessária (acredite, poeira é tão nociva quanto a falta de ventoinhas).

Sério, não é "rocket science". Dá para qualquer pessoa compreender esses coeficientes sem muito trabalho ou estudo. Reflita, pesquise, implemente.

Postado
12 horas atrás, WOZ Dods disse:

Isso notoriamente recicla o ar quente. Se for fazer um fluxo de ar desigual use o fluxo negativo, jamais o positivo. O ponto negativo do fluxo negativo, em contrapartida, é a sucção de partículas de poeira pelas junções não filtradas do gabinete. O fluxo positivo sempre vai reciclar ar quente, não tenha dúvidas.

Sim, estou ciente da parte da poeira. O negativo eu vi um vídeo do Jayz Two Cents usando um incenso e mostrando o ar entrando pelas aberturas do gabinete. Só não entendi a parte de "reciclar ar quente" no positivo.

12 horas atrás, WOZ Dods disse:

Com isso você usa um simples splitter

Tem como setar o mesmo perfil para duas usando um splitter? Nem sabia! Talvez eu tenha um jogado aqui numa gaveta. Vou dar uma olhada e talvez te incomode de novo aqui xD

Postado
2 horas atrás, RobertoGB disse:

Só não entendi a parte de "reciclar ar quente" no positivo.

Se tem excesso de ar entrando, mas sem ventoinhas puxando o ar quente para fora em mesma proporção, então o ar quente acaba sendo recirculado no interior do gabinete. Cria-se um vórtice de ar quente em certos locais do gabinete e ele contribui para o aquecimento do ar novo que entra. No geral o critério mais importante é ter um fluxo neutro. Se não puder ser neutro, que seja negativo (apesar do aumento no acúmulo de poeira), mas nunca positivo.

2 horas atrás, RobertoGB disse:
14 horas atrás, WOZ Dods disse:

Tem como setar o mesmo perfil para duas usando um splitter? Nem sabia! Talvez eu tenha um jogado aqui numa gaveta. Vou dar uma olhada e talvez te incomode de novo aqui xD

Splitters compatíveis com todos os pinos, que não tem pinos faltando (tem dos dois tipos no mercado), permitem que todas as ventoinhas conectadas recebam a mesma tensão e tenham a mesma velocidade. Todos os FAN HUBs do mercado seguem esse mesmo critério.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...