Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

quesito técnico com relação ao uso do windows 10 ou 7


Posts recomendados

Galera, meu notebook tem o seguinte hardware:

 

Memória RAM: 2x4 GB em Dual Channel DDR3 com cada pente operando a 1333 MHz

CPU: Intel Core i3 3217U 1.8 GHz, 2 núcleos físicos e 4 threads

GPU: Intel HD Graphics 4000 com 128 MB de VRAM dedicada e 1.7 GB compartilhada do sistema

HDD: 500 GB com velocidade de 5400 RPM

 

Sempre usei o Windows 7 Home Premium 64 bits nesse sistema, essa semana migrei para o Windows 10 por conta da build 2004 (ou 20H2 como muitos conhecem) ter feito correções com relação ao indexador, que agora está deixando o HD em paz sem dar aquele problema de 100% do uso de disco, e de fato está melhor! O consumo de memória ram no Windows 10 está surpreendentemente mais alto, mas não ligo pois entendo que isso é uma maneira de o sistema se otimizar, e no geral está tudo muito rápido, minha única preocupação vem em cima da CPU e GPU, assim que ligo o sistema ele já está com 140 processos na costas, e minha CPU está sempre operando em 1.6 ~ 1.7 GHz, coisa que no Windows 7 nunca acontecia, uso o note para trabalhos da faculdade e de vez em quando jogo um CS:GO, PUBG LITE, Warface, esses jogos mais leves, percebi que no PUBG LITE estou tendo umas quedas de FPS bem bruscas até ás vezes, e não me recordo de ter isso acontecendo no 7, o que vocês acham? Qual sistema é o mais recomendado para o meu notebook, Windows 7 ou Windows 10?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rickfariasg4 O windows 10 infelizmente tem tantas "coisinhas" chatas que atrapalham no desempenho de jogos que é difícil de adivinhar o que pode estar acontecendo no seu sistema. No geral tem algumas medidas que ajudam a evitar perda de desempenho:

  1. Instalar seus drivers originais providos pelo fabricante da sua placa-mãe. Muitas pessoas instalam drivers pelo driver booster, que é um veneno, ou pelo windows update, que é outro veneno. Drivers incompletos e pouco otimizados sempre causam falhas e/ou instabilidade no sistema, isso quando simplesmente não privam o sistema de recursos avançados de hardware. Os drivers do fabricante são otimizados para seus equipamentos e provém também correções de bugs. SEMPRE instale os drivers pelo site do fabricante da placa-mãe. Se sua placa-mãe não tiver drivers 100% compatíveis com windows 10, saiba que os do windows 8.1 são válidos e, na ausência deles, você pode também optar pelos drivers dos fabricantes dos subcomponentes. Por exemplo, pode procurar os drivers do chipset diretamente no site da Intel, da placa de som e de rede no site da Realtek (ou Via, ou outros), os drivers do MEI no site da Intel, etc.
  2. O windows 10 vem com alguns recursos malucos que a Microsoft implementou mas nunca otimizou corretamente. Os piores deles são o Microsoft Game Mode e o Xbox Gaming Bar. Desligue ambos se não quiser passar raiva. Estou para ver um único sistema que funcione melhor com eles do que sem.
  3. O windows 10 também tem vários recursos que supostamente deveriam melhorar a experiência de uso, mas reduzem desempenho no final das contas. Da danada da Cortana até as notificações da barra de tarefas e do recolhimento de dados de diagnóstico. Tudo isso deve ser desativado se quiser uma especiência de uso que não tenha tantos percalços. Enumero tudo isso nesse tópico: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528995-como-preparar-seu-pc-após-a-montagem-instalação-do-sistema-configurações-etc/
  4. Atualizar o Netframework, instalar as versões de C++, e instalar todas as atualizações do sistema são importantes também para manter performance e estabilidade.
  5. Programas externos, especialmente aqueles que tem overlay, podem reduzir o desempenho em jogos, causando framedrops ou stuttering em alguns casos, até crashes em outros (deadcells por exemplo). Exemplo clássico disso é o MSI Afterburner. Quem gosta de usar o OSD dele pode se deparar com todo tipo de anomalia durante os jogos, devendo atentar para o fato de que em alguns casos a única solução é fechá-lo ou desligar o OSD. Qualquer programa que rode em paralelo com os jogos também pode ter esse efeito. Quem usa todos os programas de suas placas de vídeo (o Geforce experience em especial) também tem que observar que esses programas reduzem desempenho e em alguns casos estabilidade do sistema. O programa da Radeon eu não sei se tem tanto impacto, mas o Geforce experiente é um glutão de recursos e no meu sistema mesmo sempre causa problemas, por isso opto por não instalar. Configurar cada jogo manualmente, afinal, é muito melhor para o desempenho do jogo do que usar um programa tão mal otimizado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!