Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, digamos que eu montei um projeto usando a placa-Arduino UNO. Sabemos que o seu chip principal é o atmega328P. Aí o projeto deu certo e eu quero fazer uma plaquinha PCB só para este projeto e não mais continuar usando a placa-Arduino. Vejam se o meu raciocínio está correto:

- Compro um atmega328P, cristal, capacitores e todos os demais componentes e desenho o layout da minha PCB. Crio a placa (layout, corrosão, etc). Placa pronta;

- Gravo o atmega328P num gravador à parte. Para esta tarefa usarei um software de gravação e buscarei o arquivo .HEX que usei para gravar quando estava utilizando a placa-Arduino; 

- Uma vez gravado com sucesso basta eu soldar (ou soquetar) o atmega328P na placa que eu fiz e pronto.

É só isso pessoal ? e o tal do bootloader ? tenho que gravá-lo antes do .hex ? baixo ele de onde na internet ?

Grato

Postado

OK, beleza. Mas imagine o seguinte, eu tenho apenas 1 atmega8 stand alone, não tenho arduino. Tentei gravar ontem 1 pisca-led que baixei da internet. O diagrama não mostrava o uso de cristal. Então não coloquei cristal. Meu gravador é pela serial e o software é o ponyprog. Mas não funcionou. Nestes casos onde vou gravar direito sem ser pela IDE arduino aina assim o chip precisa receber o bootloader primeiro ? se a resposta for sim, como eu faria para gravar o bootloader neste caso ? ....valeu

Postado

S/ crystal creio que o software não irá rodar. Pois o clock é responsável pelo clock do microcontrolador. S/ ele o software está pausado (na verdade acho que parado mesmo)

Quanto a questão do bootloader, ele serve para receber o programa do arduino, via usb. Se não me falha a memória, ele serve para que você possa gravar e regravar o software. Talvez s/ ele o software gravado 1 vez fique definitivo (não tenho certeza, espere informação de outras pessoas).

Tb precisa ver bem certo seu programador e software. Poste links de compra do mesmo, e do programa que você está tentando usar p/ gravar.

• Curtir 1
Postado

@eletron1791 ,

Sugiro a compra de um simples programador  USB-ASP, deve custar menos de 30 reais no ML.

Com ele, voce pode gravar o .HEX direto no chip, com ou sem bootloader.

Para falar a verdade, eu nunca gravei um .HEX  do Arduino em um chip para saber se precisa ou não do bootloader para o programa rodar, eu acho que não precisa mas sabe como é ....

Nada te impede de fazer tua placa com Atmega328P e um cristal de 16 Mhz com dois capacitores, a vantagem é que a comunicação serial vai ficar bem precisa. Só lembre de colocar a pinagem para poder ligar um gravador ICSP , como o  USB-ASP ....

Veja um gravador USB-ASP :

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1070338959-gravador-avr-usbasp-usbisp-atmel-programador-atmega-_JM?

Paulo

Postado

Já assisti trocentos videos no youtube. Todos mostram o uso da placa-ArduinoUNO quando deseja-se gravar o bootloader num chip virgem atmega328P como stand alone. Vasculhei a internet em busca justamente disso que você falou, de gravar o bootloader num chip virgem sem usar placa-Arduino. Não encontrei. Todos que vi gravando direto, tratavam de gravar o .hex num chip já previamente gravado com o bootloader. Nenhum video mostrou com clareza (nem videos em inglês) um standalone recebendo primeiro o bootloader e logo na sequencia recebendo o .hex sem usar placa-Arduino. Também não vi nenhum video gravando .hex e rodando em chip virgem sem bootloader. Vi alguns videos mostrando o uso de outros programas programadores para gravar os .hex mas em alguma parte do video deixavam escapar que o chip já estava com o bootloader. Tipo como se fosse uma 'pegadinha', um 'segredo universal', ninguém teve a coragem de fazer um video simples com um chip virgem gravando (ou não) bootloader e .hex e mostrando que funcionou seja usando o USBASP ou conversor USB serial. Tipo, alguém abrindo um AVRdude da vida, chip virgem, USBASP gravando bootloader ou se não for preciso que grave só o .hex e filma funcionando. Volto a dizer, vi isso sim porém o chip já estava com o bootloader pré-gravado. Aí eu perdi a paciência (e escrevo este desabafo, rs) e comprei uma placa-ArduinoUNO. Tô esperando ela chegar.  

Postado

Paulo, é um baita tutorial, vou explorando aos poucos. Grato

O que eu entendi até agora é o seguinte, corrija-me se quiser: A IDE-Arduino é recheada de bibliotecas e para gravar AVR´s por ela exige-se que primeiro seja gravado o bootloader. Se pegarmos um .HEX e abrirmos um programador tipo Extreme Burner AVR (tem dezenas de outros) e montarmos um chip virgem (ex: atmega328p) na matriz de contatos (protoboarder) com cristal e capacitores e usarmos um hardware programador correto (talvez até mesmo um simples conversor USB serial tipo FTDI) conseguiremos gravar o atmega como se ele fosse um PIC, ou seja, sem nos preocuparmos com bootloader´s.

É ISSO ?

Isso é tanto verdade que poderemos inclusive compilar o código dentro da IDE-Arduino, irmos até a pasta onde o mesmo foi compilado e pegarmos ali o nosso .HEX e seguirmos com a gravação conforme escrevi no parágrafo anterior que mesmo assim também não será necessário gravar nenhum bootloader.

É ISSO ?

Se as duas informações estiverem corretas fica confirmado que bootloader só deve ser gravado se pretendermos gravar o atmega direto da plataforma IDE-Arduino. Fora dela vira um processo como se faz com qualquer PIC, onde simplesmente carregarmos o .HEX e gravamos e pronto.

É ISSO ?

Postado

@eletron1791 ,

O tutorial abrange muita coisa, para você o interessante é sobre como usar o USB-ASP e o PROGISP que é o programa  de gravaçao. Se não me engano lá pela página 19 .....

Sobre suas perguntas, eu não tenho como lhe dar certeza nas respostas...

Eu também entendo que o Bootloader é apenas o carregador serial, que pega o .hex e grava na Flash do chip Atmega328P.

Mas como eu nunca usei isso, não posso lhe afirmar.

O que eu faço muito é pegar um Arduino prontinho com bootloader e tudo, e gravo o meu .hex  gerado pelo Bascom direto nele, usando o USBASP e o programa ProgISP. E funciona na boa, ignorando o Bootloader existente. Assim uso o Arduino como plataforma de protótipo, quando termino o projeto eu faço exatamente o que você quer fazer, projeto a minha plaquinha stand alone com o Atmega328P, um cristal de 16 Mhz e dois capacitores de 18pg para fazer o oscilador, e coloco um soquetinho  ICSP para permitir a gravaçao.

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!