Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Do arduino para a PCB


Posts recomendados

Prezados, digamos que eu montei um projeto usando a placa-Arduino UNO. Sabemos que o seu chip principal é o atmega328P. Aí o projeto deu certo e eu quero fazer uma plaquinha PCB só para este projeto e não mais continuar usando a placa-Arduino. Vejam se o meu raciocínio está correto:

 

- Compro um atmega328P, cristal, capacitores e todos os demais componentes e desenho o layout da minha PCB. Crio a placa (layout, corrosão, etc). Placa pronta;

- Gravo o atmega328P num gravador à parte. Para esta tarefa usarei um software de gravação e buscarei o arquivo .HEX que usei para gravar quando estava utilizando a placa-Arduino; 

- Uma vez gravado com sucesso basta eu soldar (ou soquetar) o atmega328P na placa que eu fiz e pronto.

 

É só isso pessoal ? e o tal do bootloader ? tenho que gravá-lo antes do .hex ? baixo ele de onde na internet ?

 

Grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, beleza. Mas imagine o seguinte, eu tenho apenas 1 atmega8 stand alone, não tenho arduino. Tentei gravar ontem 1 pisca-led que baixei da internet. O diagrama não mostrava o uso de cristal. Então não coloquei cristal. Meu gravador é pela serial e o software é o ponyprog. Mas não funcionou. Nestes casos onde vou gravar direito sem ser pela IDE arduino aina assim o chip precisa receber o bootloader primeiro ? se a resposta for sim, como eu faria para gravar o bootloader neste caso ? ....valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

S/ crystal creio que o software não irá rodar. Pois o clock é responsável pelo clock do microcontrolador. S/ ele o software está pausado (na verdade acho que parado mesmo)

Quanto a questão do bootloader, ele serve para receber o programa do arduino, via usb. Se não me falha a memória, ele serve para que você possa gravar e regravar o software. Talvez s/ ele o software gravado 1 vez fique definitivo (não tenho certeza, espere informação de outras pessoas).


Tb precisa ver bem certo seu programador e software. Poste links de compra do mesmo, e do programa que você está tentando usar p/ gravar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eletron1791 ,

 

Sugiro a compra de um simples programador  USB-ASP, deve custar menos de 30 reais no ML.

Com ele, voce pode gravar o .HEX direto no chip, com ou sem bootloader.

 

Para falar a verdade, eu nunca gravei um .HEX  do Arduino em um chip para saber se precisa ou não do bootloader para o programa rodar, eu acho que não precisa mas sabe como é ....

 

Nada te impede de fazer tua placa com Atmega328P e um cristal de 16 Mhz com dois capacitores, a vantagem é que a comunicação serial vai ficar bem precisa. Só lembre de colocar a pinagem para poder ligar um gravador ICSP , como o  USB-ASP ....

 

Veja um gravador USB-ASP :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1070338959-gravador-avr-usbasp-usbisp-atmel-programador-atmega-_JM?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já assisti trocentos videos no youtube. Todos mostram o uso da placa-ArduinoUNO quando deseja-se gravar o bootloader num chip virgem atmega328P como stand alone. Vasculhei a internet em busca justamente disso que você falou, de gravar o bootloader num chip virgem sem usar placa-Arduino. Não encontrei. Todos que vi gravando direto, tratavam de gravar o .hex num chip já previamente gravado com o bootloader. Nenhum video mostrou com clareza (nem videos em inglês) um standalone recebendo primeiro o bootloader e logo na sequencia recebendo o .hex sem usar placa-Arduino. Também não vi nenhum video gravando .hex e rodando em chip virgem sem bootloader. Vi alguns videos mostrando o uso de outros programas programadores para gravar os .hex mas em alguma parte do video deixavam escapar que o chip já estava com o bootloader. Tipo como se fosse uma 'pegadinha', um 'segredo universal', ninguém teve a coragem de fazer um video simples com um chip virgem gravando (ou não) bootloader e .hex e mostrando que funcionou seja usando o USBASP ou conversor USB serial. Tipo, alguém abrindo um AVRdude da vida, chip virgem, USBASP gravando bootloader ou se não for preciso que grave só o .hex e filma funcionando. Volto a dizer, vi isso sim porém o chip já estava com o bootloader pré-gravado. Aí eu perdi a paciência (e escrevo este desabafo, rs) e comprei uma placa-ArduinoUNO. Tô esperando ela chegar.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eletron1791 ,

 

Tem um tutorial meu aqui no CDH, eu explico como gravar usando o USB-ASP.

 

Baixe ele e logo no começo eu falo e mostro como fazer a programação.

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/937085-projetos-com-avr-design-programação-em-basic-e-assembly/

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, é um baita tutorial, vou explorando aos poucos. Grato

 

O que eu entendi até agora é o seguinte, corrija-me se quiser: A IDE-Arduino é recheada de bibliotecas e para gravar AVR´s por ela exige-se que primeiro seja gravado o bootloader. Se pegarmos um .HEX e abrirmos um programador tipo Extreme Burner AVR (tem dezenas de outros) e montarmos um chip virgem (ex: atmega328p) na matriz de contatos (protoboarder) com cristal e capacitores e usarmos um hardware programador correto (talvez até mesmo um simples conversor USB serial tipo FTDI) conseguiremos gravar o atmega como se ele fosse um PIC, ou seja, sem nos preocuparmos com bootloader´s.

 

É ISSO ?

 

Isso é tanto verdade que poderemos inclusive compilar o código dentro da IDE-Arduino, irmos até a pasta onde o mesmo foi compilado e pegarmos ali o nosso .HEX e seguirmos com a gravação conforme escrevi no parágrafo anterior que mesmo assim também não será necessário gravar nenhum bootloader.

 

É ISSO ?

 

Se as duas informações estiverem corretas fica confirmado que bootloader só deve ser gravado se pretendermos gravar o atmega direto da plataforma IDE-Arduino. Fora dela vira um processo como se faz com qualquer PIC, onde simplesmente carregarmos o .HEX e gravamos e pronto.

 

É ISSO ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eletron1791 ,

 

O tutorial abrange muita coisa, para você o interessante é sobre como usar o USB-ASP e o PROGISP que é o programa  de gravaçao. Se não me engano lá pela página 19 .....

 

Sobre suas perguntas, eu não tenho como lhe dar certeza nas respostas...

 

Eu também entendo que o Bootloader é apenas o carregador serial, que pega o .hex e grava na Flash do chip Atmega328P.

Mas como eu nunca usei isso, não posso lhe afirmar.

 

O que eu faço muito é pegar um Arduino prontinho com bootloader e tudo, e gravo o meu .hex  gerado pelo Bascom direto nele, usando o USBASP e o programa ProgISP. E funciona na boa, ignorando o Bootloader existente. Assim uso o Arduino como plataforma de protótipo, quando termino o projeto eu faço exatamente o que você quer fazer, projeto a minha plaquinha stand alone com o Atmega328P, um cristal de 16 Mhz e dois capacitores de 18pg para fazer o oscilador, e coloco um soquetinho  ICSP para permitir a gravaçao.

 

Paulo

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!