Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal. Estou com uma dúvida em relação a nomeclatura e a compatibilidade do meu módulo de memoria ram
image.png.b5768908abec3c893d29fd6ca79d90f5.png
Atualmente tenho apenas um módulo de memória RAM, que seria este modelo especificado na foto acima

Possuo a placa-mãe:

BIOSTAR B450GT

Ao entrar no site da fabricante e consultar os modelos de memorias ram compatíveis tenho a seguinte relação

image.thumb.png.4d423fac2a4ff6a1d6c0a83cb2ce26e0.png 

A minha memoriam não aparece na lista ( o computador liga normalmente, porém a frequencia da memoria fica em 2133Mhz, sem ativar o XMP das memorias na bios )

Porém este modelo que está no site da fabricante, só encontrei para vender em duplas ( Com o codigo CMK16GX4M2B33000C15), que são aparentemente iguais a meu módulo de memoria, porém no caso desse kit, seriam dois módulos, totalizando 16Gb.

image.png.51260cb0690b92a0f2c94d3bae52d213.png

A minha dúvida seria, caso eu compre mais um modulo igual ao meu, de 8gb de 3000Mhz ( Primeira foto), é a mesma coisa que se eu comprasse o segundo kit de memorias totalizando os dois com 16Gb?

Preciso dessa ajuda, pois eu estou realmente com esse dúvida, ainda mais que o codigo informado no site da fabricante se refere a esse codigo de memoria, porém a capacidade de armazenamento seria 8Gb, ao invés de 16Gb

Postado

@Igor Petrasoli Se não usa processador com vídeo integrado, não tem necessidade alguma de seguir essa lista de memórias testadas com a placa-mãe.

A lista só faz sentido quando tem um processador com vídeo integrado e faz uso dele.

O part number marcado na lista que indica 16gb, é para o kit de 2 módulos de 8gb apenas.

Você pode comprar o módulo unitário(primeira foto), mas não vai ter nenhuma ligação com o kit marcado abaixo(segunda foto).

E ambas vai funcionar do mesmo jeito.

A sua memória se é de 3000Mhz, vai precisar ativar o XMP ou D.O.C.P para ficar na velocidade padrão dela.

Postado
5 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Igor Petrasoli Se não usa processador com vídeo integrado, não tem necessidade alguma de seguir essa lista de memórias testadas com a placa-mãe.

A lista só faz sentido quando tem um processador com vídeo integrado e faz uso dele.

O part number marcado na lista que indica 16gb, é para o kit de 2 módulos de 8gb apenas.

Você pode comprar o módulo unitário(primeira foto), mas não vai ter nenhuma ligação com o kit marcado abaixo(segunda foto).

E ambas vai funcionar do mesmo jeito.

A sua memória se é de 3000Mhz, vai precisar ativar o XMP ou D.O.C.P para ficar na velocidade padrão dela.

Então, eu tenho um Ryzen 5 3600 ( Sem vídeo integrado )

Eu fiquei com essa dúvida pois, quando eu ativo o XMP das memórias, a frequencia fica em 2933Mhz, pensei que, devido a essa incompatibilidade, o meu módulo não estaria atingindo os 3000Mhz.

Uma outra dúvida que eu também tenho é que, quando eu ativo o XMP do módulo na Bios, o meu conmputador demora aproximadamente 20s, após apertar o botão do power para dar sinal de vida, para iniciar o boot.

É normal essa demora? Quando eu não ativo o XMP o meu PC tem um tempo de boot normal. ( Isso estaria relacionado a placa-mãe - a demora para iniciar o boot ?)

Postado

@Igor Petrasoli As memórias fica em 2933Mhz não por incompatibilidade, mas porque a placa-mãe suporta até isso sem a necessidade de Overclock.

Acima disso, só com OC, e inclusive, acima disso é 3200Mhz já.

Vi isso aqui https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=986#overview

Aguarde mais algumas respostas para confirmar sobre isso.

Agora, essa demora para iniciar não faz muito sentido, até onde eu sei, era para iniciar normal.

Pode ser algo relacionado a placa-mãe/memória, visto que é só ativar o XMP e já começa essa demora para o boot.

Postado

@Elder Nauvirth Então, essa demora para dar o boot é quando eu ativo o XMP,  vi que a minha Bios está desatualizada, será que se eu realizar a atualização pode solucionar esse problema?

Como as frequências não atingem 3000Mhz, setei em 2933Mhz, para verificar se o problema de demora para iniciar o boot seria resolvido. Porém, não surtiu efeito, com o XMP ativado, a placa demora uns 20 segundos para iniciar o boot

• Curtir 1
Postado

@Igor Petrasoli É uma boa sim testar com atualização de BIOS.

Veja até qual é indicado fazer atualização, tem umas placas-mãe vai tirando suporte a processadores mais antigos.

Como o seu é um 3600, a chance disso ocorrer é praticamente bem baixa por ser processador recente.

Não sei como atualiza BIOS nas placas-mãe da Biostar, então pra isso não tenho como dizer os procedimentos a ser feitos.

Postado

Gente, boa tarde. Aproveitando o tópico, se vocês puderem me ajudar, ficaria grato. Não entendo praticamente nada de computador, mas é que é o seguinte: pretendo comprar um notebook que vem com um pente de 8gb ddr4 2933mhz. Tem slot pra outra memória, e queria botar outro pente de 2933mhz, igual ao primeiro, mas aparentemente não é fácil de encontrar, e os valores tão muito acima da média de preço. Se eu comprar uma memória ddr4 com 3000mhz ou 3200mhz, existirá algum problema? O notebook é o Lenovo Gaming 3i

• Curtir 1
Postado

@FelpsValois Não terá problema.

As memórias de 3000Mhz ou 3200Mhz vai funcionar na mesma frequência que a original do note caso vá manter as duas.

Exemplo: Você comprou a memória de 3200Mhz, mas vai usar junto com a de 2933Mhz.

Nesse caso do exemplo, ambas as memórias fica em 2933Mhz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!