Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Galax GTX 960 alta temperatura


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Pessoal, estou com uma GTX 960 Galax HOF EXOC Black de um colega que estava parada e ele me emprestou. Ele me disse que ela estava esquentando bastante e que provavelmente era pasta térmica. Antes de mais nada eu fui verificar como estava a temperatura, espetei ela no meu PC e logo depois de iniciar o Windows usei o DDU para desinstalar o driver da minha GTX 660 e reiniciei. Após reiniciar instalei os drivers da GTX 960 e fui fazer teste em um jogo, logo vi a temperatura passando dos 90ºC em full load. Então removi e decidi desmonta-la, mas notei que a pasta não estava seca nem nada, parece que tinha sido trocada há algum tempo, mesmo assim limpei e apliquei novamente. Mas o resultado continuou o mesmo, a placa está esquentando muito, chegando a 95ºC fácil (creio que é o throttling dela), inclusive se eu ligar o teste de estresse do Furmark ela já salta pros 90ºC praticamente no mesmo instante. Notei que em jogos, quando não está em full load a a temperatura fica pelos 70-80ºC, tem uma variação um pouco brusca nos valores, achei bem estranho. Dá primeira vez que instalei ela não estava lendo a velocidade da ventoinha, e ela estava rodando no máximo até sem fazer nada, depois que removi a placa pra desmontar e coloquei de novo, começou a ler a velocidade. Eu já removi e reapliquei a pasta térmica umas 4 vezes pensando que poderia ter sido uma aplicação incorreta, mas nada adiantou. A temperatura em idle fica normal, o que acho estranho. Alguém tem alguma dica? Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Acho que descobri o possível problema, mas vou continuar fazendo mais alguns testes e relato aqui caso descubra algo. Mas vamos lá:

 

Essa placa de vídeo é um modelo com conector de entrada de energia 8-pin, eu só tinha aqui um conector 6-pin e estava usando dessa maneira. A placa estava limitada, rodando em PCI-Express x1 em vez de x16 (o que também estava afetando drasticamente o desempenho em algumas situações, chegando a ser inferior à minha GTX 660), e aparentemente algumas outras coisas não estavam funcionando corretamente. Pelo MSI Afterburner eu tive acesso ao recurso de limitação de desempenho por temperatura, que por padrão fica setado em 80ºC para 100% da energia, mas é possível alterar esse limite para 95ºC alcançando 122% da energia.

 

1636676925_Semttulo.png.19026d2b8231773ae5f498a205efb4d6.png

 

Aparentemente a placa estava bugadona rodando nesse modo forçado sem eu ter mexido, e que provavelmente é para usuários mais avançados que queiram investir melhor em refrigeração. Como eu tenho uma fonte decente, com cabeamento 18AWG e eletrônica bem dimensionada, mas que não tem o cabo adequado para a placa de vídeo (inclusive o 6-pin que tenho já é um adaptador que veio junto com uma placa de vídeo), resolvi adaptar dois pinos extras como extensão do meus 6-pin, e agora a placa está funcionando melhor, com frequências estáveis, temperaturas OK e PCI-Express x16.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!