Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dentro do orçamento, esse upgrade vale a pena?


Posts recomendados

Recentemente, minha placa-mãe queimou. Como era uma placa-mãe ddr3, e eu tinha um dinheiro guardado (18 meses poupando kkkk) decidi já logo fazer um upgrade geral na minha máquina, e pegar um processador e uma placa-mãe novos. 

Sou leigo nesse assunto de peças de computador, então quis vir aqui pedir conselhos. 

Pelo que pesquisei, um upgrade muito bom que ficaria dentro do meu orçamento, seria o seguinte: 

 

Sair de: 

placa-mãe: Intel DQ67OW (agora queimada kkkkk)

Processador: i7 2600

RAM: 4x 4gb ddr3 

Fonte: Corsair TX650

Placa de vídeo: GTX 1660 Super


E evoluir para:

placa-mãe: Gigabyte B365M Gaming HD

Processador: i5 9400f

RAM: 2x Gigabyte 8gb 2666MHz ddr4 CL16

Fonte: Corsair TX650

Placa de vídeo: GTX 1660 Super


Não tenho certeza absoluta da compatibilidade das peças, mas pelo que pesquisei não há nada de errado quanto a isso, estou certo? Também, dentro do orçamento (por volta de dois mil reais), vocês acham que devo alterar alguma coisa, como escolher outra placa-mãe, ou outros pentes ram, por exemplo? Obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@igct1003 Dando uma olhada rápida tá tudo ok com o seu upgrade, levando em conta o seu processador ser sem placa integrada suponho que você já tá pegando um bem potente com menor custo... Não sou o perito em upgrade, mas ao meu ver tá massa... Só olha se a placa-mãe tem por exemplo entrada para aqueles SSD novos que são bem mais rápido e menores que os SSD 2,5... se tem portabilidade wifi se lhe interessar, essas besteirinhas que acho que já que você vai fazer um upgrade talvez seja bom levar em conta! Boa sorte

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conjunto principal de placa-mãe; processador e memórias tem compatibilidade sim.

Mas eu gostaria de sugerir que você desse uma espiada nos AMD também, a questão é que a 9º geração Intel já é uma plataforma morta.

 

Placa-mãe:

 

Processador:

 

Memória:

Aqui vai da sua preferência mesmo, mas vale lembrar que os Ryzen escalam performance com memórias mais rápidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Não manjo muito de pc em geral, AMD menos ainda kkkkk, mas é interessantíssima essa proposta! Só fiquei em dúvida se as placas mãe que você me propôs suportam pentes de 3200MHz!

Mas olhando aqui, escolhendo a segunda opção de placa-mãe, mais o Ryzen 5 1600 e as memórias da PNY, o preço fica parecido porém com mais poder! Gostei muito dessa opção, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, igct1003 disse:

Só fiquei em dúvida se as placas mãe que você me propôs suportam pentes de 3200MHz!

sim, até 3600MHz a da Gigabyte e a Tuf até 4400MHz

 

*não necessariamente a Tuf é melhor, um Ryzen 3000 ( com muita sorte ) segura 3800MHz no Infinity Fabric e a maioria deles 3600MHz

 

o i5 9400F é 6 core / 6 threads, esses dois Ryzen 5 são 6 cores / 12 threads

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo @igct1003

 

Memória XPG Spectrix D50, RGB, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Cinza - AX4U320038G16A-ST50 - R$ 369,90

MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 8GB (1X8) DDR4 3200MHZ BRANCA, TLPBD48G3200HC16C01 - R$339,00

 

Se puder pagar pelo Ryzen 5 3600, saiba que além de ser bom em jogos novos e antigos, ainda tem desempenho suficiente para aguentar GPUs bem mais potentes que a sua e ainda segurar um streaming em paralelo. Com o valor atual do 1600, eu considero que desprender a diferença no 3600 é bem mais justo, especialmente porque ele vai durar muito mais sem precisar de upgrade.

 

Veja aí o comparativo: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-1600-vs-AMD-Ryzen-5-3600/2984vs3481

7 horas atrás, David dos Santos Silva disse:

se tem portabilidade wifi se lhe interessar, essas besteirinhas que acho que já que você vai fazer um upgrade talvez seja bom levar em conta

Não entendi o que é portabilidade wifi, mas já advirto que placas mãe com wifi integrado geralmente aumentam de valor desproporcionalmente. Um adaptador wifi de qualidade, seja ele USB ou PCIe custará 1/4 do valor pago adicional em uma MB que tem isso integrado, sendo que oferecerá o mesmo desempenho ou maior.

O mesmo vale para Bluetooth por sinal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Infelizmente não tenho a grana pra comprar o Ryzen 5 3600. Mas essa memória da XPG que você mandou é sensacional e linda! Porém a @Amanda Gonçalo mandou o link de uma memória da PNY que sai um pouco mais barata com as mesmas especificações, pelo que vi! Mas a diferença de preço nem é tão grande, e RGB da mais fps né kkkkkk

 

Depois de ver tudo que mandaram aqui, estou considerando realmente pegar o Ryzen 5 1600, que parece ser superior ao i5 9400f num modo geral! Aí estou entre as duas placas mãe que a Amanda citou lá em cima. Levando em conta o que o @Yan_ disse, acho que estou pendendo mais em escolher a TUF B450M Plus, por aceitar RAM com maior frequência. Corrija-me se estiver errado, mas essa tem uma maior perspectiva de upgrade se comparar com a B450M da Gigabyte, não? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@igct1003 Se não puder pegar o 3600, pense no 3100 ou 3300X. Ambos tem maior desempenho que o 1600, porém estão com preços similares já que o 1600 está em falta no mercado e por isso com preço superfaturado.

1 hora atrás, igct1003 disse:

Levando em conta o que o @Yan_ disse, acho que estou pendendo mais em escolher a TUF B450M Plus, por aceitar RAM com maior frequência. Corrija-me se estiver errado, mas essa tem uma maior perspectiva de upgrade se comparar com a B450M da Gigabyte, não? 

É uma B450 como qualquer outra. Se quiser economizar e investir a diferença onde realmente importa, minha indicação é a Gigabyte B450M DS3H. O troco você pode investir em um SSD ou até melhorando as memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ja falaram, 9° geração da Intel não vale a pena, é plataforma morta!

 

Pessoal deu várias sugestão da AMD, mas como não falaram das opções da Intel vou deixar as minhas sugestões:

Tem o i3 10100F por 599 reais na Terabyte, ele possui desempenho semelhante ao R3 3100 custando 30% a menos. Ou então o i5 10400 por 1.049 reais na Pichau, ele possui desempenho em jogos semelhante ao R5 3600, porém custa 40% a menos e ainda ganha de brinde o video integrado. 

Placa-mãe para esses processadores tem a ASUS B460M V5 por 529 reais na Kabum, ela possui 6 fases no VRM, porém sem dissipador (o que para o i3 ou i5 não faz falta).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, gutopereira disse:

Tem o i3 10100F por 599 reais na Terabyte, ele possui desempenho semelhante ao R3 3100 custando 30% a menos. Ou então o i5 10400 por 1.049 reais na Pichau, ele possui desempenho em jogos semelhante ao R5 3600, porém custa 40% a menos e ainda ganha de brinde o video integrado. 

40%? 30%? Em vídeos do youtube ou matérias sérias?

 

Ah, tá falando do preço... Hummmm...

Por esses preços parecem boas alternativas.

Mas o desempenho só se equipara em single thread, o que significa que só será bom para a geração atual e gerações anteriores de jogos, pois para os jogos que estão sendo desenvolvidos agora (e alguns que já estão no mercado) onde são otimizados para multi thread, aí já perde bastante em relação aos outros. No geral acredito que o preço reflita justamente isso, você economiza justamente porque está perdendo bastante desempenho multi thread.

Fica elas por elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, igct1003 disse:

@WOZ Dods Mas o i5 que o @gutopereira indicou, tem 6 cores e 12 threads, ele não se adequa aos jogos das futuras gerações?

Volume de cores e threads não se reflete imediatamente em desempenho. Tem processadores com o dobro disso de muitos anos atrás que não rodam nem o sistema do seu celular hoje.

 

O comparativo de desempenho que eu mencionei é este: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-10400-vs-AMD-Ryzen-5-3600/3737vs3481

O 3600 custa 40% mais caro, ok, mas tem 40% a mais de desempenho em multi thread. Para streaming, por exemplo, vence por muito em desempenho. Se o objetivo for apenas jogar jogos atuais e passados com bom desempenho e o orçamento for limitado, o 10400 é realmente uma opção muito interessante.

 

4 minutos atrás, gutopereira disse:

Tanto o i5 10400 quanto o R5 3600 são processadores bem fortes e que sobram nos jogos de hoje. Ainda vão durar no mínimo uns 3 ou 4 anos, e até lá o DDR5 e o PCIe 4.0 já estarão consolidadas no mercado...

Nesse ano vimos muitas pessoas pegarem seus sistemas surrados, montados com A8 e similares, e fazerem upgrades para o 1600. Esse upgrade só foi viável porque o 1600 é barato (ou era até esgotar em quase todas as lojas) e oferece um excelente custo benefício para quem está apertado de grana e ainda sim quer um PC que funcione. Isso fora a quantidade de gente que aparece aqui todos os dias com plataforma LGA 1155 querendo por Xeon só para aumentar 10% do desempenho. 

DDR5 vai custar caro por tempos, como foi com DDR4 e DDR3, etc... e as próximas plataformas ainda estão em desenvolvimento. Acredito que as gerações atuais vão ser o groso do que o usuário comum e de contas apertadas vai conseguir adquirir por uns bons três ou quatro anos.

Isso porque sequer temos a 5ª geração assentada aqui nas terras tupinikins ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece também que o socket para a 12ª geração do intel será um diferente, não? Me parece que uma placa-mãe amd vai conseguir suportar mais processadores do que as placas mãe intel de socket 1200... (lembrando que não manjo muito, foi só o que entendi)

 

Acho que pela grana que eu tenho, além da minha vontade de continuar dando upgrades na minha máquina (coisa de daqui a alguns anos), vou pegar a B450M Plus, o Ryzen 5 1600 e dois pentes de 8gb 3200MHz da XPG...

 

Fiquei interessado em comprar um Ryzen 3 3100, mas só achei disponível na internet por mais de mil reais, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, igct1003 disse:

Parece também que o socket para a 12ª geração do intel será um diferente, não?

 

Sim o previsto  Intel Alder Lake sera soquete LGA 1700.

E, supostamente para 2022 a AMD adota o soquete AM5.

Além da memória DDR5.

 

Então qualquer coisa que comprar hoje sera obsoleto em 2 anos, e da mesma forma que hoje não vale a pena fazer upgrade de CPU numa placa-mãe B360, não fara numa LGA1200 ou AM4. 

 

Então, compre o que for mais barato, que atenda suas necessidades atuais.

Não existe isso de hardware "future proof", vi muita gente torrando grana nesta ideia inutilmente, nem razão para comprar CPU novo para ganhar 10-15% de performance, caso da Intel 11ª geração.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Se toda a questão é resumida a um único gráfico, especialmente hoje em um momento importante de transição onde os desenvolvedores finalmente se sentem à vontade para otimizar seus games para multi thread, então estamos regredindo nitidamente. Entendo que jogos que dependem unicamente de "single threaded performance" se beneficiarão com CPUs da Intel, mas devo relembrar a todos que a AMD mudou as regras do jogo quando lançou as linhas Ryzen, com performance multi threaded bem superior por preços bem mais modestos. Isso por si só levou muitos desenvolvedores a mudarem suas posturas, mais ainda quando a AMD se tornou líder de mercado por um bom tempo. Não estamos vendo tantos jogos que se beneficiam desse tipo de performance ainda, mas a tendência é de que todos à partir de agora comecem a compilar suas engines dessa forma. Isso é minha percepção do mercado atual, de que todos os jogos da próxima geração sejam otimizados para multithread, como vemos hoje ser a tendência de maneira geral. Se isso vai ser concretizado, é outra história. 

Na minha perspectiva, hoje, comprar CPUs que tem excelência em single thread, coisa que a Intel empurrou goela abaixo dos consumidores por quase uma década (daí forçando também todos os desenvolvedores), é andar para trás. Se quer apenas jogar jogos velhos, compre Intel e seja feliz. Se quer jogar as próximas gerações de jogos, quais estão sendo otimizadas para multi thread de qualidade que a Intel fez questão de limitar por TANTO tempo, então seja feliz com os Intel obsoletos, sendo que a Intel só vai lançar chips no node de 7nm em 2023, enquanto a AMD está produzindo eles em escala há anos. 

Sério, se eu for montar um PC hoje vou me preocupar com a capacidade dele amanhã, não ontem. Encerro minha contribuição nesse tópico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é montar um setup pensando apenas em benchmark...

 

Desde que o mundo é mundo, em se tratando de games quem dita as regras de desempenho é a placa de video. O processador serve apenas como coadjuvante, ele precisa ser apenas suficiente para não limitar o desempenho da placa de video.

Tanto o 10400 quanto o 3600 são fortes o suficiente para conseguir durar aí uns 3 ou 4 anos sem preocupação. Até lá, tanto o DDR5 quanto o PCIe 5.0 já vão estar suficientemente maduros e baratos, não terá motivos para essa pessoa querer continuar investindo algo em plataforma DDR4, pelo menos não para quem tem bala na agulha pra montar um bom PC gamer.

 

Lógico que da mesma forma que hoje existem os que procuram Xeon pra usar em plataforma de 3° geração, daki a 4 ou 5 anos tambem vão ter essas mesmas pessoas procurando um Ryzen 3600 para usar numa A320, são públicos diferentes dos que procuram o 3600 hoje.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 25/03/2021 às 21:40, gutopereira disse:

O problema é montar um setup pensando apenas em benchmark...

 

Desde que o mundo é mundo, em se tratando de games quem dita as regras de desempenho é a placa de video. O processador serve apenas como coadjuvante, ele precisa ser apenas suficiente para não limitar o desempenho da placa de video.

Tanto o 10400 quanto o 3600 são fortes o suficiente para conseguir durar aí uns 3 ou 4 anos sem preocupação. Até lá, tanto o DDR5 quanto o PCIe 5.0 já vão estar suficientemente maduros e baratos, não terá motivos para essa pessoa querer continuar investindo algo em plataforma DDR4, pelo menos não para quem tem bala na agulha pra montar um bom PC gamer.

 

Lógico que da mesma forma que hoje existem os que procuram Xeon pra usar em plataforma de 3° geração, daki a 4 ou 5 anos tambem vão ter essas mesmas pessoas procurando um Ryzen 3600 para usar numa A320, são públicos diferentes dos que procuram o 3600 hoje.

  1. DDR5 vai demorar para popularizar, assim como DDR4, DDR3, etc. demoraram. DDR4 por sinal levou dois anos ou mais se bem me lembro.
  2. Quem está montando um PC hoje poderá aproveitar as chances de upgrades futuros, e deveria priorizar isso, se montar um PC que permita isso.
  3. Tivemos boas perspectivas de upgrades com a primeira geração Ryzen. O 1600 continua uma excelente opção (quando o preço está bom, que pode variar de acordo com a disponibilidade) até hoje, 4 anos depois de seu lançamento (ou 3 anos e 364 dias depois se quiser ser mais exato). O mercado muda, os preços mudam, mas quando tem excesso de oferta dessa CPU no mercado o preço cai lá para os 599 (como vimos tantas vezes), sendo que por esse preço ele é simplesmente imbatível. Imagino o que será do 3600 em alguns anos...
  4. A questão está toda no custo/benefício a longo prazo, e Intel tem falhando nisso há mais de 4 anos, fácil. Inclusive falhou novamente com a 11ª geração.
  5. Benchmarks são a única forma que temos de avaliar a eficiência e qualidade de um produto. Fora isso é comprar 10 produtos e testar cada um em casa para comparar, algo que a maioria não pode nem vai fazer. Simplesmente surreal tentar avaliar o custo/benefício na marra.
  6. DDR4 vai continuar por mais alguns anos. Não sei se entendeu, mas depois que AM5 e DDR5 forem lançados, os preços serão inacessíveis para a maioria por um bom tempo (oi zen 3? ampere???). Quando ficarem finalmente acessíveis a 3ª e eventualmente a 5ª gerações estarão baratas como a 1ª está agora, daí a possibilidade de upgrades futuros por menor custo.
  7. Bala na agulha é a questão mais importante e você foi extremamente pontual nisso. É por esse fator (ou mais precisamente FALTA dele por parte da Intel) que indico AMD hoje, pois Intel notoriamente não pratica preços camaradas mesmo anos depois de lançar suas plataformas. 
Em 26/03/2021 às 00:01, gutopereira disse:

Enfim, acho que o único consenso aqui é de que não vale a pena investir em algo da 9° geração.

As outras opções já foram dadas...

 

9ª, 10ª, 11ª, a menos que você só tenha olhar para o imediato. Intel promete desempenho hoje para o que existe hoje por um preço razoável. Para amanhã ela falha e falhou por anos e anos consecutivos. Não adianta mascarar, ou você pensa no imediato e vai de Intel ou pensa a longo prazo e vai de AMD. Como você mesmo disse, quem não tem "bala na agulha" geralmente vai preferir longevidade, pois não pode investir constantemente em hardware (tem tantas outras coisas para gastar na vida!), e AMD oferece melhor longevidade sem dúvidas.

Em 25/03/2021 às 21:40, gutopereira disse:

Desde que o mundo é mundo, em se tratando de games quem dita as regras de desempenho é a placa de video.

Se tivéssemos acesso ao orkut você veria eu falando exatamente isso há 9 anos atrás em um grupo que se assemelhava em muito ao fórum CDH hoje, tanto em formato quanto em abrangência. Montei tantos PCs com essa perspectiva que perdi as contas. GPU é imprescindível para bom desempenho em games, mas existem dois pontos para essa verdade. GPUs mais potentes requerem mais processamento, bem como jogos de mundo aberto requerem mais processamento independentemente da GPU. Naquela época não existiam os jogos que temos hoje, como RDR2 e GTA V, dentre tantos outros. Também não existia streaming naquela época, e hoje é meio que básico. Multithreading deixou de ser algo para os ricos que podiam comprar core extreme (como a Intel tentou forçar o mercado a aceitar por anos a fio) e se tornou algo para as massas. O que eu mais gostaria que você observasse é que os jogos estão sendo otimizados para multi thread, coisa que nunca aconteceu antes. Tudo por que a AMD parou de amarrar mixaria como a Intel faz. Hoje qualquer um pode ter um 6 core 12 thread, olha 4 anos atrás o preço que isso custava. 

 

Enfim, estamos em momento de transição e mesmo os mais conservadores já admitiram que o mercado está mudando de direção. Minha expectativa é que em breve tenhamos PCs domésticos com 16 threads ou mais custando mixaria, com 32 GBs de memória por baixo, mas isso só veremos quando as próximas tecnologias se assentarem. Até lá prefiro investir em uma empresa que se preocupou menos com a obssolecência programada (e lucrar a todo custo) e realmente inovou, oferecendo o que a tecnologia atual realmente tem de melhor.

Ps.: só espero que a Intel se recupere logo, pois as chances de a AMD se tornar outra Intel são grandes se continuar no ritmo que está. Algo que não é bom para ninguém por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!