Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há alguns meses meu computador começou a desligar sozinho. Muitas vezes em sequência, só vai até a tela inicial e em menos de 5 segundos reinicia novamente.

Instalei dois coolers (frontal e traseiro - esse último de 4 pinos, ligado diretamente na placa-mãe). Os dois como exaustores.

Troquei a pasta térmica.

Coloquei essa:

Pasta Térmica Rise Silver Frost 5G Cinza
- Composição: Silicone e Prata

- Condutividade Térmica: > 5,5 W / mK

- Resistência à Temperatura: -50 ° C - 220 ° C

Funcionou bem por 4 semanas, porém voltou a desligar ontem. Então troquei novamente a pasta hoje, pois fiquei em dúvida se havia colocado a quantidade suficiente.

Agora, está funcionando bem há 1:30.

No início ele desligava à qualquer momento, como por exemplo quando abro um site mais pesado ou um vídeo, mas desde ontem, ele inicia, eu abro alguma página e então ele começa a desligar em sequência (menos de 5 segundos como eu disse acima).

Diminuí a quantidade máxima de processamento (Gerenciamento de Energia do Processador) para 70%. Ele não trava e raramente tenho problemas desse tipo, pois uso basicamente para Internet, Excel e Word. Mas isso não diminuiu a temperatura em nada.

O Gerenciador de Desempenho sempre apresenta números bem baixos de uso de memória e cpu, como na foto abaixo.

Desempenho.jpg.d1fd7a9539ab1199b401f89e6fbd5106.jpg

No HW Monitor as temperaturas da placa-mãe e do hd quase não sofrem alterações, mas na do processador há alterações constantes. Por exemplo, enquanto estou aqui escrevendo, foi de 36º à 41º. Sempre em saltos como esse. Já passou também de 40º para 52º, mesmo eu só estando com essa janela, a antivírus e o HW Monitor aberto.

Desde ontem voltei a usar com a tampa aberta e com ventilador na velocidade máxima para tentar resfriar mais. Mesmo assim as temperaturas são essas abaixo. A temperatura ambiente está em 29ºC.

Reinstalei o SO na semana passada. W7. E o mínimo possível de programas

HW.thumb.jpg.b48b6e1b49773fc6e65a3df775f199d5.jpg

O que pode ser? Como eu posso resolver?

Agradeço pela atenção,

Postado

Troquei o estabilizador por um que não "instala". Ontem, deixei o pc ligado por 5 horas e não desligou.

Porém, a temperatura continua a mesma, sendo que apenas com a Bios iniciada, o processador já inicia em quase 50º e após alguns minutos oscila entre 49º e 53º. O cooler fica entre 980 e 1.200 RPM.

Essa temperatura é normal sendo que está praticamente em idle?

Tenho um computador mais antigo e verifiquei que o cooler gira a mais de 2.000 RPM. A velocidade dele (também na bios) fica em torno de 40º.

Postado

@Rosana_2021 Temperatura normal se o gabinete for mal ventilado. Alta se for bem ventilado. Remova seu estabilizador, ligue o PC direto na tomada. Seu problema era o estabilizador e vai continuar sendo, pois estabilizadores são lixo tecnológico e só fazem reduzir a vida útil do PC. Leia mais sobre o assunto no setor de fontes e energia, nos tópicos fixos dedicados ao tema.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Pepse Pô mano disso eu to ligado, mais o osso é arrumar a grana para uma fonte nova!, meu PC é basico, e eu pretendo por uma Pichau Nibus nele quando tiver mais dinheiro porque fonte e armazenamento eu acho que devem ser comprado Novos!

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods 4 ventoinhas - 2 exaustão e 2 ventilação.

A traseira é aquela de 4 fios, ligada direto na placa-mãe. Por isso não entendo essa temperatura! 😮

Uso esse computador para coisas básicas, como Internet, MS Office. Sem jogos ou programas pesados.

Minha fonte é C3 Tech. 500W. Para o que uso, ela é adequada, não é?

Vou trocar o cooler e ver se resolve a questão da temperatura alta.

Eu não sabia que estabilizadores podem ser tão prejudiciais. Bom saber. E eu utilizando mesmo com aterramento...

• Curtir 1
Postado

@Rosana_2021@Gustolinha

Fontes genéricas (C3Tech tem um único modelo de fonte razoável no mercado, o resto é genérico, convém pesquisar aqui no fórum se é seu caso) reduzem a vida útil dos componentes do PC. Isso é um fato. Marcas boas também fazem fontes ruins, então vale sempre a pena pesquisar o modelo específico. Essa lista mostra a qualidade dos componentes e do projeto de cada fonte de cada marca conhecida, separando tudo em "níveis de A a D https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

Hoje uso esta lista para recomendar fontes. Tier A é o ideal, mas B e C são aceitáveis dependendo da aplicação e do orçamento. D não acho ideal em nenhuma situação, mas algumas dessa categoria ainda são melhores do que tantas bombas que vemos aqui no Brasil (Mtek, Bluecase, Wisecase, Multilaser, C3Tech e várias outras só vendem produtos de péssima qualidade de maneira geral). Já tive clientes que se negavam a investir nas fontes e alguns deles tiveram sorte, mas a maioria acaba tendo que trocar componentes prematuramente, pois eles falham quando a energia é tão poluída. Monto PCs e dou manutenção há muitos anos e nenhum PC que eu tenha montado ou no qual tenha instalado fontes de qualidade teve falha prematura de componentes. Memórias geralmente duram a vida inteira do PC (se forem de qualidade), placa-mãe, CPU e GPU duram facilmente 10 anos se o arrefecimento do gabinete for bom. HD é o único componente que tem que ser trocado com entre 5 e 10 anos de uso. Se um componente falha antes disso, sem qualquer motivo externo, geralmente a culpada é a fonte.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods , muito bom o que falou sobre as fontes. Geralmente é a parte esquecida.

A fonte que escolhi foi analisada pelo Gabriel Torres como "produto bomba".... (C3 Tech GPB-450S).

Então vou começar a troca por ela.

E comprar uma ventoinha maior, pois a de 80 mm que comprei causa muita vibração. Não valeu a pena.

Olhei muitas fontes da sua lista e considerando custo x benefício, pensei em duas:

Fonte Corsair CV650, 650W, 80 Plus Bronze - CP-9020211-BR (Não entendi esse BR no site onde vou comprar. Será que é um produto inferior?)

Pensei nessa por ser o modelo mais novo, ter noise control e ser menor.

Porém tem apenas 2 molex.

Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650 - CP-9020122

4 molex, o que preciso para alimentar as 3 ventoinhas molex.

A diferença é de 30,00 entre as duas. Qual delas seria a melhor?

Pelo que entendi, ambas são compatíveis com a LGA- 1155 (Intel DH61WW).

É isso mesmo?

Esse computador é para uso de internet e MS basicamente.

I3 - 2120

8GB RAM

Sem placa de vídeo

Já tirei o estabilizador. Estou com ele ligado há 4:30 horas. E não desligou nenhuma vez!

Temperatura do processador e Intel Hd Graphics está em torno de 42º C. 🙂

placa-mãe e Hd em 31º C.

Postado
  Em 31/03/2021 às 16:01, Rosana_2021 disse:

Fonte Corsair CV650, 650W, 80 Plus Bronze - CP-9020211-BR (Não entendi esse BR no site onde vou comprar. Será que é um produto inferior?)

Pensei nessa por ser o modelo mais novo, ter noise control e ser menor.

Porém tem apenas 2 molex.

Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650 - CP-9020122

4 molex, o que preciso para alimentar as 3 ventoinhas molex.

Expandir  

Pelo preço pago nelas recomendo que invista um pouco mais e pegue ou a XPG Core reactor 650W (599 reais na kabum) ou a Super Flower Leadex III 550W (564 reais na terabyteshop). As duas são 80+ gold, full modular, tier A, 10 e 7 anos de garantia respectivamente. É fonte que você instala e esquece, não vai ter que se preocupar por muito tempo e de quebra reduzem sua conta de luz a longo prazo.

Molex você vai precisar de apenas 1, pois os conectores de ventoinhas são feitos para você ligar em serial/daisy chain. Você conecta um no outro no outro.

Pelo que entendi, ambas são compatíveis com a LGA- 1155 (Intel DH61WW).

É isso mesmo?

Expandir  

Se fala do sleep state que as plataformas Intel atuais usam, não sei. Tem que ver qual é o requisito e olhar nas especificações das fontes. No geral esse sleep state não muda quase nada na vida do usuário além de dificultar a escolha de fontes, mas você pode simplesmente mudar na BIOS para usar o sleep state tradicional e não terá mais que se preocupar com isso.

Já tirei o estabilizador. Estou com ele ligado há 4:30 horas. E não desligou nenhuma vez!

Temperatura do processador e Intel Hd Graphics está em torno de 42º C. 🙂

placa-mãe e Hd em 31º C.

Expandir  

Coisa boa. Temperaturas normais.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods ,

Em relação a compatibilidade, me refiro mesmo a pinagem da placa-mãe. A minha tem 24 pinos. Mas pelo que entendi, ambas as fontes são compatíveis.

Dh61WW.thumb.jpg.892575f6ddf98098c9e0531511ba9fe7.jpg

Pena que a XPG já está mais cara agora (759,00)... Vou acompanhar o preço e se baixar em até uma semana, vou comprá-la, pois são 10 anos de garantia e componentes de qualidade superior.

A Super Flower Leadex III também é muito interessante, pena que a garantia é de apenas 5 anos agora.

Mas de qualquer forma, vou comprar uma das duas.

Vou aproveitar e comprar também 2 ventoinhas Deepcool XFan 120, 120mm, pois as da C3 de 80mm que comprei vibram tanto, que é impossível não sentir a incômoda vibração na mesa onde está o computador... Já coloquei até espuma entre o gabinete e a ventoinha para tentar amortecer. Ajudou um pouco, mas não resolveu.

Agradeço por suas indicações! 

• Curtir 1
Postado
  Em 01/04/2021 às 14:03, Rosana_2021 disse:

Em relação a compatibilidade, me refiro mesmo a pinagem da placa-mãe. A minha tem 24 pinos. Mas pelo que entendi, ambas as fontes são compatíveis.

Expandir  

Tem o lance de suspensão também. Saca só: https://techreport.com/review/24897/the-big-haswell-psu-compatibility-list/

Pena que a XPG já está mais cara agora (759,00)... Vou acompanhar o preço e se baixar em até uma semana, vou comprá-la, pois são 10 anos de garantia e componentes de qualidade superior.

Expandir  

Cara, a XPG estava naquele preço na hora que olhei. Para ver como os preços oscilam... de um minuto pro outro.

A Super Flower Leadex III também é muito interessante, pena que a garantia é de apenas 5 anos agora.

Mas de qualquer forma, vou comprar uma das duas.

Expandir  

Já montei alguns PCs com ela, achei muito boa e muito condizente com o que promete. A garantia fora do Brasil, salvo engano, continua sendo de 7 anos, o que me traz a confiança de que é de qualidade.

Vou aproveitar e comprar também 2 ventoinhas Deepcool XFan 120, 120mm, pois as da C3 de 80mm que comprei vibram tanto, que é impossível não sentir a incômoda vibração na mesa onde está o computador... Já coloquei até espuma entre o gabinete e a ventoinha para tentar amortecer. Ajudou um pouco, mas não resolveu.

Expandir  

Pode ser que a vibração esteja na junção entre painéis. Quando trocar terá certeza. Às vezes é questão só de apertar um parafuso e pronto.

Agradeço por suas indicações! 

Expandir  

Boa sorte aí!

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods ,

Essa fonte é boa?

Tem a mesma qualidade que as outras duas que você indicou?

Fonte EVGA 600 GD, 600W, 80 Plus Gold - 100-GD-0600-V

(https://www.kabum.com.br/produto/113583/fonte-evga-600-gd-600w-80-plus-gold-100-gd-0600-v?gclid=EAIaIQobChMIreHT1O_m7wIVgg6RCh0FlghYEAQYBSABEgLRd_D_BwE)

Está por 589,00. 

Pelo que entendi, ela é compatível com a minha placa (LGA1155).

Infelizmente a Leadex III acabou no site. 😬

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods , é possível desligar a iluminação da Fonte Super Flower LEADEX III ARGB 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular, SF-550F14RG(BK)?

Não entendi se aquele botão ao lado do power serve para isso. 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Rosana_2021 O ARGB é controlado pela sua placa-mãe, não pelo botão. Esse botão é para ativar o modo silencioso. O problema é só que placas mãe que tem suporte a RGB 12V não vão funcionar com ARGB 5V sem antes passar por um adaptador. Assim sendo, creio que você ficará sem essa função até adquirir um.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!