Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Acabei de instalar um i7 9700 e ele está oscilando muito de temperatura, um ou outro clock aumenta de 47° para 60 até 70,n manjo muito n, é normal? O cooler do processador fica aumentando e abaixando quase toda hr p controlar as temperaturas, o que vcs acham q pode ser? Pino torto no processador poderia causar esse problema? Fazia mtos anos q n montava um pc, quando instalei o processador no socket eu encaixei o lado certinho, mas o processador mexia de um lado para o outro, é normal ou ele deveria ficar bem firme? N tirei ele depois p ver se tinha algo torto, meu único problema foi só essas variações 

Postado
13 minutos atrás, Gabrielfsl disse:

Acabei de instalar um i7 9700 e ele está oscilando muito de temperatura, um ou outro clock aumenta de 47° para 60 até 70,n manjo muito n, é normal?

Normal.

13 minutos atrás, Gabrielfsl disse:

O cooler do processador fica aumentando e abaixando quase toda hr p controlar as temperaturas, o que vcs acham q pode ser?

É simples: quando a temperatura sobe, a placa-mãe decide aumentar a rotação para melhorar o resfriamento. E como dá esses pulos, vai dar também picos de rotação no fan.

Se isso incomoda, o que você pode fazer é customizar a curva. Isso pode ser feito direto na bios da placa-mãe ou por utilitários já no sistema operacional.

Postado

@Gabrielfsl Se não tiver colocado pasta térmica ou o cooler estiver mal assentado as oscilações térmicas serão sempre bem acentuadas. Observe se fez a instalação correta e se for necessário refaça. A menos que você esteja com turbo ligado e ele esteja sendo utilizado, as temperaturas devem subir gradualmente e descer também gradualmente, nunca dando saltos e oscilações de mais do que uns poucos graus.

Postado
8 minutos atrás, Imakuni disse:

Normal.

É simples: quando a temperatura sobe, a placa-mãe decide aumentar a rotação para melhorar o resfriamento. E como dá esses pulos, vai dar também picos de rotação no fan.

Se isso incomoda, o que você pode fazer é customizar a curva. Isso pode ser feito direto na bios da placa-mãe ou por utilitários já no sistema operacional.

Eu aumentei e melhorou bastante, mas ainda dá picos as vezes, esse barulho da fan nos picos incomoda muito, quantos rpm você me aconselha a usar? 

Postado
25 minutos atrás, Gabrielfsl disse:

Fazia mtos anos q n montava um pc, quando instalei o processador no socket eu encaixei o lado certinho, mas o processador mexia de um lado para o outro, é normal ou ele deveria ficar bem firme? N tirei ele depois p ver se tinha algo torto, meu único problema foi só essas variações 

Ele tem que ter um pouco de folga porque todo material expande quando aquece e contrai quando esfria. Os contatos tem área suficiente para compensar essa folga. Um truque para assentar bem uma CPU é, depois de encaixá-la, segurá-la com um dedo apertando levemente contra o soquet enquanto abaixa a alavanca e a trava no lugar. Se estiver usando o cooler da Intel, lembre-se de que todos os pinos devem aparecer do outro lado da placa-mãe como na foto abaixo:

SJsnA.jpg

As duas aletas brancas tem que estar para fora com o pino preto segurando elas no lugar.

Postado
3 minutos atrás, Gabrielfsl disse:

Eu aumentei e melhorou bastante, mas ainda dá picos as vezes, esse barulho da fan nos picos incomoda muito, quantos rpm você me aconselha a usar? 

Então ajuste mais. Aumente a rotação em baixas e diminua em altas para estabilizar mais.

Fora isso, é controlar a tensão do processador para baixar a temperatura. Em parte, é ela que faz esquentar se você deixou no automático.

Postado

Já esta outra foto mostra os pinos mal encaixados na parte de cima:

76A1070A-BC4C-436A-8004-9FB8E1E3B5E9.jpeg.1f44431f503d7bf43e1f9f7e6a838888.jpeg

Como no caso do usuário que postou essa foto, isso é muito comum de acontecer quando a pessoa remove o cooler com os pinos travados e não os reseta antes de reinserir.

Postado
18 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Já esta outra foto mostra os pinos mal encaixados na parte de cima:

76A1070A-BC4C-436A-8004-9FB8E1E3B5E9.jpeg.1f44431f503d7bf43e1f9f7e6a838888.jpeg

Como no caso do usuário que postou essa foto, isso é muito comum de acontecer quando a pessoa remove o cooler com os pinos travados e não os reseta antes de reinserir.

O meu ta bem encaixado, só fiquei em dúvida mesmo se era normal no momento de colocar o processador no socket, apesar de estar do lado certo se encostasse ele mexia para os lados, mas pelo visto então é normal. Eu aumentei a velocidade do fan da cpu e melhorou bastante, mas as vezes ainda dá alguns picos de temperatura, vou tentar configurar melhor aq p ver se resolve 

Aproveitando o post kkk

Um amigo me deu uma memória ram de 16gb,e eu tenho uma de 8,para q elas funcionem em dual Channel eu preciso mudar algo na bios ou o sistema reconhece automaticamente? Eu lembro q tem uma funcionalidade q faz memórias de diferentes tamanhos funcionarem em dual Channel 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Gabrielfsl meu caro, se tu estiver usando o cooler box da Intel, não tem jeito. Ele é MUITO FRACO para este processador.

Eu tenho exatamente esse mesmo processador, e só resolvi a temperatura comprando um cooler mais parrudo.

• Curtir 1
Postado

@XDRZ o seu também oscilava assim em atividades simples? Tava assim sem eu nem estar jogando. Qual cooler você comprou? 

To pensando em pegar esse:https://m.kabum.com.br/produto/96493/cooler-para-processador-cooler-master-amd-intel-hyper-h412r-rr-h412-20pk-r2?gclid=Cj0KCQjw0oCDBhCPARIsAII3C_HMg__EVdsaz1XNhYCE1ffVt8oaW55OD7-4As_Ll5V_9-gDCLIBLJcaAgEpEALw_wcB

Acha q resolve esse problema? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!