Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu sou leigo no assunto e estou tentando montar 1 pc. Comprei uma placa-mãe azus  Z490 plus e um processador i7 10700, qual a velocidade da memória ram que posso colocar com esse conjunto ?

A placa-mãe tem 4 slots posso colocar pentes nos 4?  Pois vi na descrição do processador que reconhece so 2 canais de memória.

Postado

Eu posso ter uma placa-mãe com capacidade para 4 pentes de memória, e ter apenas 1 canal. Eu posso ter outra placa-mãe e ter 4 pentes de memória e 2 canais, ou então ainda uma outra com 4 pentes e 4 canais. No seu caso, você pode adicionar pentes de memoria nos 4 Slots, pelo o que eu n me engano, a grande maioria das placas mães hoje em dia possuem dois canais, variando de 4 a 2 Slots. A única coisa na qual você terá que prestar atenção é no modelo da memória RAM, que no seu caso precisara ser DDR4.

• Obrigado 1
Postado

@Fernando Rodrigo de Olivei Para esse processador pode colocar memórias de até 2933Mhz, informação está no ark da Intel.

Em caso de colocar acima disso, por questão de achar e preço, a memória fica na máxima suportada pelo processador, ou seja, 2933Mhz.

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/199316/intel-core-i7-10700-processor-16m-cache-up-to-4-80-ghz.html

Já sobre os slots, você pode usar todos os 4, ou pode usar só 2, fica a sua escolha.

Só lembre de seguir a ordem descrita na placa-mãe e manual para fazer dual channel, pois os slots pode vir sendo A1, B1, A2, B2.

Para dual channel deve ser colocado em ordem correta, como A1 e A2.

Se não me engano, fazendo o dual channel como citei acima, você já terá 1 em uso.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Fernando Rodrigo de Olivei disse:

Eu sou leigo no assunto e estou tentando montar 1 pc. Comprei uma placa-mãe azus  Z490 plus e um processador i7 10700, qual a velocidade da memória ram que posso colocar com esse conjunto ?

A placa-mãe tem 4 slots posso colocar pentes nos 4?  Pois vi na descrição do processador que reconhece so 2 canais de memória.

O i7 10700 requer memória DDR4 2933, porém pode usar frequência acima, já a Z490 permite setar a memória em overclock.

Memórias suportada (O.C. = overclock):

Citação

4800(O.C.)/4600(O.C)/4500(O.C)/4400(O.C)/4266(O.C.)/4133(O.C.)/4000(O.C.)/3866(O.C.)/3733(O.C.)/3600(O.C.)/3466(O.C.)/3400(O.C.)/3333(O.C.)/3200(O.C.)/3000(O.C.)/2933(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz Non-ECC, Un-buffered

A placa-mãe, e os processadores que ela suporta trabalham apenas com dual channel, tanto faz se 2 ou 4 módulos de memórias estão instalados.

Para usar memória em quad channel precisa de processador Xeon ou equivalente da AMD e placa-mãe com suporte.

• Obrigado 1
Postado

Qualquer uma. Ele funciona plenamente com qualquer pente com perfil de até 2933, e como você tem uma placa que permite overclock, consegue usar pentes de perfis maiores também. O custo/benefício geralmente é nos de 3000~3200mhz.

Realmente, é um processador que trabalha no máximo em dual channel. Mas cada canal suporta dois pentes, então você consegue usar um total de 4 se quiser.

Dito isso, não é boa ideia montar um PC pensando em usar os 4. Coloque 2 pentes de 8gb se quiser o feijão com arroz; se quiser uma migalha de mais desmpenho, compre direto 2 pentes de 16 ao em vez de 4 de 8.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...