Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Impossível formatação HD e SSD


Ir à solução Resolvido por Leonardo Manzini,

Posts recomendados

Pessoal, instalei um SSD mas não o formatei e comecei a usar normalmente, mas agora ia tentar formatar a unidade e ví que meu HD está cheio de partições e não consigo formatar mais nem HD e nem SSD, o que eu posso fazer? Já tentei pelo diskpart e por outros programas de terceiro, nenhum solucionou, deu que fez a formatação mas quando abri o gerenciamento de disco, lá estavam todas as partições e tudo o mais, não sei mais o que fazer, nem o pendrive com linux dentro deu certo, muito menos forçar formatação com o pendrive bootavel com windows.

hd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Disco 1 está no modo Dinâmico e o normal seria estar no modo Básico, tente converter pelo diskpart mas terá que primeiro zerar ele com o comando clean. Abra o cmd como Administrador e digite

diskpart

list disk

select disk 1

clean

convert basic

convert mbr (ou convert gpt conforme sua necessidade)

create partition primary

format fs=ntfs

exit (para sair do diskpart)

exit (para sair do cmd)

 

Edit....o comando clean, se funcionar, irá deletar tudo do disco....

Após os comandos, desligue o computador

Desconecte os cabos do disco por uns trinta segundos e reconecte e se puder troque de porta sata

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Aparentemente tinha dado certo formatar o HD desse jeito, porém quando instalei o windows nele, ele abriu como se fosse o windows do SSD que já está nele e depois de alguns segundos começou a dar tela azul, como se ele tentasse acessar coisas que estavam no HD, sendo que ele foi formatado. Tem algo para fazer quanto a isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que for instalar o windows em um disco deixe somente este disco no computador

O instalador do windows costuma reaproveitar a partição responsável pelo boot do outro disco que tem outro windows instalado

Aqui no fórum tem vários tópicos sobre isso

Eu acredito que só uma reinstalação do windows para consertar e lembre de deixar somente o disco que vai fazer a instalação no computador

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Então se eu remover o SSD e instalar o Windows no HD é para funcionar? E após essa instalação, se re-inserir o SSD e tentar formatar o mesmo pelo HD daria certo?

 

Desculpa a quantia de perguntas é que tenho muitas dúvidas quanto a funcionamento de Hardware e etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Manzini Se bem entendi você quer o sistema apenas no disco 1, tirando o SSD da equação de inicialização do sistema. Desconecte o SSD como o colega @f_neto recomendou, ligue o PC com o disco 1 conectado e o pendrive de instalação do windows também, inserido e faça a instalação. Recomendo que particione seu disco antes de instalar o sistema (na tela de instalação avançada é possível fazer isso). Você remove todas as partições antigas desse HD e na hora de criar a partição você escreve 150 GBs (no aplicativo será 150000). Isso vai te dar mais facilidade para futuras manutenções. Assim que confirmar a criação da partição basta clicar em avançar/instalar. De dentro do sistema depois você poderá criar outra partição com o restante do espaço disponível no disco para guardar seus dados. Para maiores orientações sobre como fazer uma instalação do windows bem feita e como preparar seu PC para facilitar manutenção, leia o tópico que criei abaixo:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods retirei o SSD, formatei o HD com o Windows, conectei o SSD "formatei" o SSD pelo diskpart no sistema operacional que fica no HD, porém quando fui instalar o Windows a partir do pendrive bootavel no SSD, ele além de ler o SSD com todas as antigas partições não instalou o Windows. E quando liguei pelo windows do HD, o SSD estava com todas as suas partições intactas.

 

 

BugSSD.jpg

SSD informatável.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pesquisando aqui mesmo no fórum e tem vários tópicos com o mesmo problema seu

Uma das soluções foi zerar o disco durante a instalação....

Na instalação, na tela dos discos/partições....selecionar uma por uma das partições e ir em Excluir, logo abaixo

Ficará apenas com um Espaço Não Alocado, selecione ele e vá em Avançar, o instalador do windows irá criar automaticamente as partições necessárias

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto eu pesquisei e encontrei soluções semelhantes, tentei as mesmas, porém parece que o computador nem executa a ação e é somente no SSD, o HD ele executa normalmente.

Vou tentar fazer um restore do computador pelas configurações do windows e ver o que vira, primeiro partindo do HD para ver se tem algum andamento, se não der certo farei a partir do próprio SSD para testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto @WOZ Dods o restore pelo computador do HD não deu certo, ainda não pude formatar o SSD, e tentei entrar pelo SSD para fazer o restore a partir dele, mas ele nem reconhece partição de recuperação.

 

image.thumb.png.6e2a8ffb10634db8c8236fadf89584f7.png

O que dá para tentar agora é utilizar aplicativos como o AOMEI Partition e ao invés de formatar, copiar o windows recém formatado do HD para ele, o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Leonardo Manzini disse:

@WOZ Dods retirei o SSD, formatei o HD com o Windows, conectei o SSD "formatei" o SSD pelo diskpart no sistema operacional que fica no HD, porém quando fui instalar o Windows a partir do pendrive bootavel no SSD, ele além de ler o SSD com todas as antigas partições não instalou o Windows. E quando liguei pelo windows do HD, o SSD estava com todas as suas partições intactas.

Se tiver removido as partições pelo disco de instalação do windows mas não tiver dado prosseguimento à instalação, o instalador não aplicará as alterações nas partições. Para remover partições e limpar seu drive você deve fazer isso pelo gerenciador de discos do windows já instalado no HD. 

 

Lembrei agora que se você tiver dois drives com sistema operacional instalado, deve selecionar qual drive será o drive de inicialização na BIOS para que o sistema seja iniciado por ele e não pelo que já estava pré-configurado (nesse caso o pré configurado provavelmente é o SSD e ele terá prioridade na sequência de inicialização a menos que você a altere).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!