Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estava vendo vídeos no youtube do desempenho desse processador em certos jogos como GTA V, e as pessoas usavam os mesmo hardwares(mesmo processador, memória ram) e conseguem fazer um desempenho melhor do que o meu, e achei estranho, então tentei resolver o problema atualizando os drivers da APU, Já também aloquei mais mémoria ram para a vram da GPU na bios do computador, e o desempenho continua menor, então pensei que pudesse ser a versão da Bios da minha placa-mãe que está com uma versão de 2017, já há versões de 2020, não sei se vai resolver o meu problema, mas pode resolver, porém não sei se a versão de 2020 é compatível com o meu processador por isso não instalei ainda. Alguém sabe se eu posso atualizar a bios para a mais recente? ou tem alguma outra sugestão para melhorar o desempenho do processador?

Segue informações dos componentes do meu computador

Processador: AMD Ryzen 3 2200G

GPU: AMD Radeon VEGA 8 Graphics

placa-mãe: A320MH PRO

Memória Ram: 2x Crucial Ballistx 4GB 2400 Mhz (8GB Total)

Fonte: Fonte Corsair 550W

Versão da Bios: AGESA RavenPI-FP5-AM4 1.0.7.2a 12/01/2017 (A32ASC01.BSS)

Postado
51 minutos atrás, FelipeD disse:

Eu estava vendo vídeos no youtube do desempenho desse processador em certos jogos como GTA V, e as pessoas usavam os mesmo hardwares(mesmo processador, memória ram) e conseguem fazer um desempenho melhor do que o meu, e achei estranho, então tentei resolver o problema atualizando os drivers da APU, Já também aloquei mais mémoria ram para a vram da GPU na bios do computador, e o desempenho continua menor, então pensei que pudesse ser a versão da Bios da minha placa-mãe que está com uma versão de 2017, já há versões de 2020, não sei se vai resolver o meu problema, mas pode resolver, porém não sei se a versão de 2020 é compatível com o meu processador por isso não instalei ainda. Alguém sabe se eu posso atualizar a bios para a mais recente? ou tem alguma outra sugestão para melhorar o desempenho do processador?

Segue informações dos componentes do meu computador

Processador: AMD Ryzen 3 2200G

GPU: AMD Radeon VEGA 8 Graphics

placa-mãe: A320MH PRO

Memória Ram: 2x Crucial Ballistx 4GB 2400 Mhz (8GB Total)

Fonte: Fonte Corsair 550W

Versão da Bios: AGESA RavenPI-FP5-AM4 1.0.7.2a 12/01/2017 (A32ASC01.BSS)

Esses comparativos são sempre uma furada, existem milhares de fatores que interferem no desempenho.

1º - Temperatura do hardware

2º - Clock do processador e das memórias

3º - Qualidade do chip utilizado no processador

Etc, etc, etc.

Por isso mesmo que duas configurações sejam idênticas, ainda existe a possibilidade de haver discrepância no desempenho.

Atualizar a bios pode ser uma opção caso haja algo errado ou alguma incompatibilidade (Como nas memórias por exemplo), se não for esse o caso não vai mudar em nada. E adicionar mais memória virtual também não vai melhorar o desempenho (A não ser que esteja faltando memória)
Sim, você pode atualizar pra versão mais recente.

Um dos fatores que podem estar colaborando para o "baixo desempenho" (Se é que vídeo integrado tem desempenho alto) é a frequência das memórias.
Os ryzen (Principalmente as APU's) se beneficiam bastante de frequências mais altas, considere um Overclock nas memórias até o limite que elas alcançarem (3000mhz seria ideal).

Fora isso não há muito o que fazer.

Postado

@FelipeD

Bem vindo ao CdH!

Citação

Seu PC é praticamente igual ou similar a um outro de seu amigo ou de um vídeo que viu por ai e mesmo assim nota uma diferença brusca no desempenho?

Leve em consideração:

• Se o PC realmente é idêntico em todos os aspectos de hardware. As vezes o simples fato de você ter um pente de RAM rodando em single-channel e os outros com 2 rodando em dual-channel já pode fazer a diferença;
  • Se as configurações de sistema operacional e drivers, assim como as configurações dentro dos jogos são idênticas e possuem as mesmas versões;
  • Se não há nenhum fator externo como problemas na rota da internet, roteador (válido para jogos online) ou rede elétrica não fornecendo energia corretamente;
  • Se o vídeo que assistiu condiz com uma data atual, afinal passando muito tempo muitas coisas podem ter mudado nas atualizações e drivers;
  • Se o vídeo que assistiu é de confiança e não está mostrando valores fora da realidade.

Existe uma diferença enorme de desempenho ao jogar GTA V no modo campanha e online. O modo online tende a ser ruim devido a conexão com o servidor, fora que o jogo passa por constantes atualizações.

Se em todos os jogos que apresentam diferença são online, teste algum que seja singleplayer/offline.

Postado

olha

esses comparativos eu digo que são uma mentira

por que o desempenho mostrado no vídeo nunca vai ser igual o seu

porque tem muitas diferenças no setup

e tem comparativos que usam um hardware mais potente que aquele "testado"

tipo o cara tá testando o Ryzen 5 3500 mas tá com um Ryzen 5 3600

aí o desempenho vai ser maior e o consumidor vai ser feito de trouxa

é raro ver isso mas acontece

Postado

Obrigado pelas respostas pessoal, uma coisa que eu vejo diferente nos vídeos é a placa-mãe que muda, geralmente é diferente da minha. Quanto a temperatura do meu hardware, está bem tranquilo, mexendo no computado sem exigir tanto processamento 39º~45º, jogando GTA por exemplo, a temperatura fica em 58º~68º. O desempenho que eu tô reclamando se trata do jogo off-line(modo história). Quanto o meu Chip de processador, ele é totalmente novo, comprei a pouco tempo. O computador está rodando em Dual channel com as memórias ram. O que eu tô desconfiado mesmo é a Bios, porque vejo algumas pessoas na internet dizendo que antes de atualizar parece que o processador está abaixando a frequência drasticamente e depois volta, e isso provoca um engasgo na imagem como vejo no GTA. Posso atualizar a Bios(A32AS203.BSS - 2020) pra mais recente né?

Todas as configurações usadas no GTA V referente a gráficos(iguais ou com configurações mais baixas que nos vídeos do youtube), está tudo no mínimo com resolução de 720p.

Obrigado!!! ahahhaahah

Postado
Em 31/03/2021 às 20:26, FelipeD disse:

Quanto o meu Chip de processador, ele é totalmente novo, comprei a pouco tempo.

Porque é novo não quer dizer que ele é bom. A qualidade do seu chip é definida pela sorte, é o que chamamos de loteria do silício.

O que eu tô desconfiado mesmo é a Bios, porque vejo algumas pessoas na internet dizendo que antes de atualizar parece que o processador está abaixando a frequência drasticamente e depois volta, e isso provoca um engasgo na imagem como vejo no GTA.

Isso é o que chamamos de throttling, quando o processador reduz a frequência por alguma razão, normalmente por medida de segurança.
Vale lembrar que não throttling pode acontecer não apenas pela temperatura do processador, mas também pela temperatura do VRM da placa-mãe.

Não vejo com frequência casos como esse, de versão de BIOS causando esse tipo de problema, porém não é impossível de acontecer, se essa é a sua hipotese, atualize a versão e veja se resolve.

Posso atualizar a Bios(A32AS203.BSS - 2020) pra mais recente né?

Em 31/03/2021 às 00:13, NIGHT FALL disse:

Sim, você pode atualizar pra versão mais recente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...