Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, eu uso um setup bem básico e antigo, um Core 2 Quad Q6600, 4GB DDR3 e uma GT 710 1GB GDDR5. Recentemente eu fiz um overclock no meu Core 2 Quad pra 2.996Mhz (333x9), porém isso depois de alguns minutos de uso resultou em uma tela azul. A placa-mãe acho que não é (uma ASRock G41M-VS3 R2.0) pois ela tem essa opção de overclock normalmente, e também não acho que seja temperatura (no teste de stress pegava 75° no máximo) porém uma suspeita que tenho é que seja a fonte. A fonte que eu uso é uma genérica que se diz entregar 500w. Como uso um setup básico que não consome muito nunca deu problema, porém como overclock aumenta o consumo acho que pode ser ela.

Erro da tela azul: WHEA UNCORRECTABLE ERROR, e vi que era relacionado a OC.

Postado

Que temperatura você está olhando? A temperatura global máxima pra esse processador é de 71 graus. Isso em stock, fazendo overclock você deveria mirar numa temperatura pelo menos 10 graus abaixo, quanto mais agressivo o OC, mais abaixo ainda. Se usa o cooler stock, só trocando ele por um superior. A fonte bomba certamente também contribui. Você também não mencionou a tensão que setou... Enfim, minha recomendação é que não mexa em OC sem uma dose de estudo, principalmente se esse é o único PC que você tem.

Chip ruim, fonte bomba, temperatura alta... Não tem como isolar qual dos fatores tá deixando seu OC instável a não ser que você resolva eles primeiro.

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, Darthp disse:

Bom, eu uso um setup bem básico e antigo, um Core 2 Quad Q6600, 4GB DDR3 e uma GT 710 1GB GDDR5. Recentemente eu fiz um overclock no meu Core 2 Quad pra 2.996Mhz (333x9), porém isso depois de alguns minutos de uso resultou em uma tela azul. A placa-mãe acho que não é (uma ASRock G41M-VS3 R2.0) pois ela tem essa opção de overclock normalmente, e também não acho que seja temperatura (no teste de stress pegava 75° no máximo) porém uma suspeita que tenho é que seja a fonte. A fonte que eu uso é uma genérica que se diz entregar 500w. Como uso um setup básico que não consome muito nunca deu problema, porém como overclock aumenta o consumo acho que pode ser ela.

Erro da tela azul: WHEA UNCORRECTABLE ERROR, e vi que era relacionado a OC.

a tela azul aparece quando se faz um OC errado antigamente se voce colocasse numeros aleatorios pra fazer um OC seu cpu e outros componentes eram queimados alguns chegavam a derreter e para que isso nao aconteça mais colocaram uma proteçao pra dar tela azul quando o componente nao aguenta a tensão ou seja ele se auto desliga pra nao ter danos fisicos

Postado

@Darthp Vou tentar avisar de novo, porque parece que você ignorou...
Fonte bomba + overclock = vai matar seu PC
Overclock + temperatura próxima ao limite = vai matar seu PC
Overclock sem estudo e sem controle apropriado de tensão = vai matar seu PC

Já vai preparando o bolso...

Postado

@Darthp Eu não recomendaria overclock nessa máquina, a menos que fosse um PC secundário que estivesse "sobrando" pois a placa-mãe apesar de ter um chipset G41, é uma placa de entrada com VRM 2+1, além de serem peças com mais de 10 anos de idade, pode acabar ficando sem PC.

Se precisa extrair mais desempenho considere pegar uma fonte decente e colocar um SSD.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...