Ir ao conteúdo

Tentando salvar um notebook Semp Toshiba para aulas online.

Ir à solução Resolvido por dudaskank,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, meu irmão começou suas aulas online e tem um notebook muito antigo que está dando problemas de desempenho por motivos óbvios. É um Semp Toshiba que, por algum motivo, possui uma placa-mãe da Positivo. Segue a especificações (a porcentagem se refere ao UserBenchmark):

CPU: Intel Celeron N2807 - 11.7%
GPU: Intel HD Graphics (Bay Trail 0.667 - 0.854 GHz) - 0.6%
HDD: Seagate ST500LM012 HN-M500MBB 500GB - 4%
RAM: Smart SH564128FJ8NWRNSQR 1x4GB - 9.7%
MBD: Positivo H14BT58

Estou planejando adicionar mais 4GB de RAM e substituir o HD por um bom SSD, mas gostaria de saber se vale a pena trocar o processador (o UserBenchmark me diz que a placa-mãe é compatível com uma Intel Pentium 3540, que possui uma avaliação um pouco maior) ou se mesmo é possível trocar o processador, no caso de ele ser soldado à placa-mãe; além disso, é possível fazer mais alguma coisa para salvar esse note por mais algum tempo? Atualizar o Windows, por exemplo (aqui está o 8 instalado), vale a pena?

Desde já, agradeço demais a ajuda.

• Solução
Postado

@Pietro Paixão Santos , segundo a Intel, o seu processador aguenta até 4 GB só mesmo, então eu descartaria a compra de memória. O processador é soldado na placa-mãe, então só com um equipamento especializado pra fazer a troca, e sinceramente esse outro Pentium não muda muita coisa. O que resta é o SSD, que é uma boa sim e deve dar uma nova vida para o notebook, mas não fará milagre rs.

Sobre o sistema operacional, há diversas versões de Linux bem leves que se dariam bem nele e certamente seria minha opção, tenho notebooks ainda mais velhos e lentos que esse e sem SSD e funcionam bem. Mas no caso de querer manter o Windows, voltar a versão definitivamente não, e upgrade na versão para o 10 não mudará a performance, mas é melhor do que ficar desatualizado. Lembre-se de desinstalar e desativar serviços que não usa pra tentar economizar processamento.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!