Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, tenho dúvidas de acordo de como melhorar minha rede em casa, já que aqui em casa são 3 computadores ligados praticamente o dia todo, com um bom uso de rede, já que são utilizados para jogar e trabalho, e mais 4 celulares também conectados o tempo todo. Porém meu roteador não possui uma boa extensão do sinal wi-fi na casa, nem 2,4Ghz e 5Ghz, tenho um roteador mikrotik hap RB951Ui-2nD. Gostaria de saber opções de roteadores para suportar toda esse minha internet ou recomendações de componentes que eu possa ter para não ter problemas tanto de alcance de sinal wi-fi, quanto problemas com a rede toda congestionada pelo número de aparelhos ligados. Também tenho ideia de colocar um segundo roteador na casa de minha avó, para ela ter internet, já que lá somente ela usa wi-fi, não compensa pagar um plano separado de internet, mas não sei se isso seria possível com um roteador a mais, ou se deveria investir em um switch e ter dois roteadores ligados no switch (um em minha casa e o outro na casa de minha avó).

*Obs1: tenho uma internet de 200mb de download e 100mb de upload, fibra óptica.

*Obs2: a fibra vem em um canto da casa, não tenho como mudar para o meio da casa para obter melhor sinal.

*Obs3: os 3 computadores estão ligados no cabo

Muito obrigado pela ajuda :)

EsbocoParaRepresentarAIdeia.png

Postado

boa tarde, acho q no seu caso um novo roteador ligado ao primeiro via cabo de rede seria o ideal... também tem a possibilidade de você usar um repetidor de sinal assim o sinal do wifi seria ampliado para o segundo andar ... espero ter ajudado.

• Obrigado 1
Postado

Cara aqui em casa é parecido. A diferença é que no caso, dois PCs estão nos fundos da casa e um PC nos comodos da frente e o roteador da fibra está na sala (longe do PC da frente). O que fiz foi comprar um segundo roteador (TPLINK ARCHER C6, tem um otimo alcance e portas giga) e deixei ele apenas como Access Point (então quem fica nos fundos da casa pega sinal sempre) e liguei via cabo no roteador da operadora. Os PCS dos fundos eu liguei diretamente no TPLINK via cabo e o da frente está com um dongle sem fio (mesmo sendo usado pra jogar a perda é insignificante ja que ele está bem perto do roteador da operadora. Aqui resolveu, o sinal do TPLINK alcança ate na frente da casa.

• Obrigado 1
Postado

Cara o que eu faria é o seguinte:

Deixa a ONU da sua provedora trabalhar apenas no cabo,  3 pcs no cabo como você mesmo disse que já está feito. O wifi dela deixa no comodo mesmo mas sem muitos dispositivos conectados nela, se tiver como compra um roteador AX e coloca no ponto mais central que conseguir, ou se não conseguir pegar um AX agora pega um archer c80 que já cobre praticamente a casa inteira. O alcance e força de sinal dele são muito bons, usando de acess point fica simples demais.

• Obrigado 1
Postado

Muito obrigado pelas respostas, mas infelizmente minha provedora de internet apenas manda um modem com uma única saída lan, os pcs ficam ligados diretamente no roteador da mikrotik. O roteador da mikrotik é o que controla os 3 pcs mais o wifi.

Estava pensando em adquirir um switch para ligar os 3 pcs e mais dois roteadores(acess point), mas não entendo se o switch precisa estar ligado diretamente em um roteador, vi uns vídeos e falam que o switch não distribui os ips na rede, essa parte não consegui entender muito bem

*Obs: possuo já um TPLINK n750, que eu utilizaria nesse projeto para ter witfi na segunda casa(casa da minha avó), não o utilizo mais em casa, pois tive problema em ter os 3 pcs ligados nele, ele não suportou os 3 pcs ligados juntos mesmo via cabo

WhatsApp Image 2021-04-09 at 1.31.22 PM.jpeg

Postado

@filipebudin Para seu caso um segundo roteador em cascata seria ideal. Terá que passar cabo entre seu roteador atual e o segundo, configurando o segundo no modo cascata como explica neste tutorial. Observe que tem dois modos de configurar, LAN to LAN e LAN to WAN. O primeiro é ideal se quiser compartilhar impressoras e arquivos, o segundo só se quiser que não sejam compartilhados entre as conexões dos dois roteadores (será possível compartilhar entre os usuários do mesmo roteador, mas não entre os de um e de outro).

O ideal é esse, mas se não puder passar cabo por alguma razão também tem as opções de powerline ou roteador tipo mesh.

E quando for adquirir outro roteador, procure TP-Link. São melhores e mais duráveis que a maioria.

Ps.: nunca use repetidores, pois eles adicionam muita latência no sinal de wifi, ocasionando quedas de conexão e perda de funcionalidade regularmente.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods Quais modelos da TPLINK você recomendaria eu comprar, eu estava pensando em utilizar um TPLINK N750 que já possuo como secundário, e comprar um para ser primário, porém não sei qual modelo seria o ideal para o meu caso. Tenho medo de comprar um e o sinal ser muito curto ou não dar conta

16 minutos atrás, WOZ Dods disse:

o consegui entender muito bem

• Curtir 1
Postado

@filipebudin Isso de sinal de curto alcance não tem muito a ver. Sua escolha de roteador deve se basear na quantidade de clientes e tipo de tráfego, bem como as funções que te interessa ter. Por exemplo, para muitos computadores ligados ao mesmo tempo, mais TV com streaming e coisas do tipo, é ideal ativar a opção QoS que evita que um dispositivo drene toda a velocidade de conexão e deixe todos os outros lentos. O N750 que você tem é bem robusto e é uma ótima opção, mas para rede doméstica simples um Archer C6 (AC1200) já poderia ser suficiente, deixando o N750 como principal, mas a diferença de preço é tão pequena que o N750 parece a melhor opção mesmo.

Estou vendo o AC1200 aqui e não valeria a pena dependendo do cenário. Hoje em dia é melhor investir em Gigabit LAN se for usar conexões cabeadas com compartilhamento de arquivos e tráfego em grande volume. Se o seu roteador secundário for usado apenas para o Wifi, aí já fica mais adequado, pois esse roteador secundário seria usado apenas como AP. Se o primário for onde todas as conexões cabeadas são usadas, aí o N750 como primário já bastaria. Só observe que o roteador mais robusto deve ser usado para fazer a primeira conexão, pois ele que terá o DHCP ativado e fará todas as negociações. Se o microtik hoje for seu primário, então você poderia usar o N750 no lugar dele e ele como secundário em algum outro ponto.

Postado

@WOZ Dods eu estava pensando em utilizar um TPLINK ax73 com o meu TPLINK N750(n° do modelo TPLINK N750 TL-wdr4300), tenho dúvidas se um TPLINK c80 daria conta. Meu maior medo é em relação ao cpu e memória ram do roteador, pois o N750 que possuo não deu conta dos 3 pcs juntos, com dois pcs jogando online mais um para home office começou a travar um dia, ai o técnico disse que era o roteador  que não estava aguentando os equipamentos.

• Curtir 1
Postado

O N750 não está ligado não o utilizo mais, está guardo esperando, quem controla tudo em minha rede é o mikrotik hap RB951Ui-2nD. Você acha que N750 suporta tudo ligado nele? é que já tive problema e foi resolvido com esse mikrotik, minha única reclamação é em relação ao alcance do mikrotik que é bem baixo aqui em casa. Como agora estou com essa ideia de colocar wi-fi na casa da minha avó me veio está questão.

Pensei também para baixar o custo utilizar um switch para ligar os 3 pcs mais o n750 que ficaria em casa e puxar mais um cabo até a casa de minha avó onde eu deixaria o mikrotik só para wifi lá. Só não sei como funcionam os switchs se precisam estar ligados primeiro a um roteador para terem o servidor dhcp ou se posso ligar um switch direto no modem e colocar os aparelhos após ele, e o utilizar como aparelho principal

• Curtir 1
Postado

@filipebudin O N750 é robusto o bastante para suportar 3 PCs e 4 smartphones com certeza. O problema que teve com ele deve ser outro. Em minha casa eu costumava usar um TP-Link mais simples que o AC1200 para uma conexão de 4 PCs e mais uns 10 smartphones e nunca tive problemas. Bem, não até eu tentar atualizar o firmware e ele parar de funcionar corretamente.

@filipebudin Não entendo muito de uso de switch. Sempre montei redes domésticas para mim e meus clientes, mas nunca me atrevi a redes corporativas. Sempre referenciei a profissionais mais qualificados nisso do que eu. 

• Haha 1
Postado

@WOZ Dods infelizmente não tenho acesso a onu, somente o provedor tem acesso a ela, mas nela utilizo apenas para receber a fibra, mais nada. O que você acha que teria sido o meu problema com o N750 em congestionar a rede? O olhando as especificações dos roteadores, o mikrotik ganha apenas no clock mais alto da cpu, já o da TPLINK ganha nos outros pontos como em ram e suporte a rede gigabit nos cabos

Postado

@filipebudin Vou afirmar isso categoricamente: não tenho tanto conhecimento em redes, minha especialidade é hardware. 

Com isso em vista, eu imagino que deixar a negociação e o duro do trabalho para o ONU é inadequado para sua rede. Seria ideal, imagino, entrar em contato com a provedora e solicitar que ele fosse colocado em bridge. Se ele estiver trabalhando com DHCP ligado, regendo todas as transações, você sempre terá dificuldades na sua rede.

Isso enquanto tem um aparelho com especificações bem superiores para lidar com sua rede, que é o N750.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!