Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura e Overclock Intel E5200


Posts recomendados

Pessoal, boa noite.

 

Tenho um processador que entrega 2,5ghz normalmente, é o gargalo do meu humilde setup. Fiz um overclock para 3,0ghz e resolveu meu problema com jogos, em League of Legends que não conseguia jogar, estou rodando a 143 fps no low e 85 no médio. Só fiz esse overclock por que pesquisei e verifiquei que o coolerbox original da intel "daria conta".

 

Não sou bobo nem nada fiz vários testes com jogos e fui verificando a temperatura, ela ficava numa faixa de 40/45ºC antes do over em jogos, agora fica 55/65, e verifiquei que ele tem uns picos de 74, 75 e máximo de 76, mas a temperatura baixa no segundo seguinte. Como resolveu meu problema não quero tirar esse over, pode dar problema de superaquecimento no processador, com esses picos?

 

Acho que se a resposta for sim, vou querer indicação de um cooler box com, minha placa é a G31M, socket 775 dinossáurica. Agradeço a todos que puderem ajudar! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Kopecki chegou fazer algum stress test? tipo o teste de estabilidade do AIDA 64? pois os processadores tem um recurso chamado "thermal throttling" e que basicamente baixa o clock do CPU quando a temperatura aumenta, pra evitar queimar o CPU, se for o caso meio que o CPU desfaz seu overclock se tiver um cooler ruim...

 

O ruim do overclock não é só a temperatura, é o aumento no consumo que pode sobrecarregar o VRM da placa-mãe, então sempre tem algum risco de dar ruim, mesmo com um cooler torre deixando o CPU frio ainda tem o risco dos MOSFETS na placa-mãe estourarem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possuía um Celeron E3300 de 2.5GHz com uma G31T-M7, já fiz vários testes de overclock nele, cheguei até 3.125GHz, mas acho que nesse valor ele não fica muito estável, não lembro bem, mas lembro que dava uma baita diferença no desempenho. Você vai precisar ficar de olho nas temperaturas e na estabilidade do sistema, pois lembre-se que overclock pelo FSB também altera a frequência da RAM (acho que também de outras regiões do sistema), e a RAM também precisa ter estabilidade nesse overclock.

 

O colega ali comentou uma coisa importante sobre VRM da placa-mãe, mas creio eu (opinião minha) que nesse caso não se aplica, pois o chipset G31 é projetado para rodar processadores FSB 1333MHz (eficaz), o E5200, assim como meu E3300, são processadores FSB 800MHz (eficaz), então desde que você respeite o limite do FSB da placa-mãe, vai estar "seguro". Para fazer um processador FSB 800MHz de 2.5GHz rodar a 3.125GHz você precisa subir o FSB para 1000MHz. Pela BIOS da placa-mãe, FSB 800MHz vai ser 200, e FSB 1000MHz vai ser 250. Processadores FSB 1333MHz vão rodar com 333 da BIOS, isso porque existe um multiplicador de 4x.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGBe @F4b10, olhei suas respostas e decidi fazer os testes, o que acham?

 

Seguem fotos das estatísticas, dos gráficos de temperatura e tensão em geral. Depois de ir subindo a temperatura do processador nos primeiros 20 minutos, os núcleos estagnaram em 85ºC~90ºC. A única coisa que chamou a atenção foi a temperatura do dissipador da placa-mãe, não dava para colocar o dedo (80ºC~85ºC). Esses testes são de stress, durante uma partida de League of Legends esses valores ficaram bem abaixo como falei no início do post.

 

@GuilhermeGB, meu over foi até 3,0ghz, acima disso vi muitos relatos de Windows instável, não pretendo aumentar a não ser que eu troque por um Q9650 ou Q9500. Entendi o cálculo do FSB, mas como você falou, com o chipset G31 estou tranquilo em relação a isso, correto?

 

stabilitytest2.png

stabilitytest4.png

stabilitytest.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Gabriel Kopecki disse:

@GuilhermeGBe @F4b10, olhei suas respostas e decidi fazer os testes, o que acham?

 

Seguem fotos das estatísticas, dos gráficos de temperatura e tensão em geral. Depois de ir subindo a temperatura do processador nos primeiros 20 minutos, os núcleos estagnaram em 85ºC~90ºC. A única coisa que chamou a atenção foi a temperatura do dissipador da placa-mãe, não dava para colocar o dedo (80ºC~85ºC). Esses testes são de stress, durante uma partida de League of Legends esses valores ficaram bem abaixo como falei no início do post.

Essas temperaturas de 85-90ºC não são aceitáveis. Como fica a temperatura do seu processador me estresse sem overclock? Pode ter um problema com seu sistema de refrigeração aí. Mesmo depois que troquei meu Celeron por um Core 2 Duo e tentei forçar um overclock, não lembro dele passando de 70ºC.

 

18 minutos atrás, Gabriel Kopecki disse:

 

@GuilhermeGB, meu over foi até 3,0ghz, acima disso vi muitos relatos de Windows instável, não pretendo aumentar a não ser que eu troque por um Q9650 ou Q9500. Entendi o cálculo do FSB, mas como você falou, com o chipset G31 estou tranquilo em relação a isso, correto?

Se for só pela questão do FSB, sim. Mas é importante lembrar que a placa não é feita para overclock, e como eu disse, alterar o FSB também mexe com outras partes do sistema além de apenas o clock do processador. Eu usei meu Celeron em overclock por pouco tempo, logo depois eu adquiri um E8400, que nem se compara. Eu tentei fazer overclock nele, mas sem muito sucesso, pois aí eu já estava passando dos 1333. Às vezes conseguia manter estabilidade por alguns minutos, e às vezes da erro com pouco tempo. O E8400 em si consegue fazer OC muito bem quando se tem uma boa placa-mãe.

 

Eu tenho um vídeo bem antigo do meu E8400 a 3.6GHz rodando GTA V, que é um jogo que estressa bem o processador, você pode observar a temperatura abaixo dos 70ºC:

 

 

Eu também gravei alguns vídeos com meu E3300, eu consegui chegar com ele até a 3.25GHz, e não 3.125GHz, como tinha dito antes. Mas os vídeos que tenho não mostram a temperatura, pois na época ainda não sabia usar o MSI Afterburner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB, realmente, estavam altos. Fiz a limpeza do cooler box (fan+dissipador de alumínio) e também troquei a pasta térmica, já fazia mais de ano que tinha trocado. Fiz o teste de stress novamente e as temperaturas não passaram de 61ºC, acho que agora vai né?

 

Penso em fazer essa revisão das temperaturas semanalmente ou durante os jogos no alt+tab enquanto estiver em over. As temperaturas em 2,5ghz não passam de 40ºC mesmo em stress. 

 

Acho que com a limpeza e troca da pasta, ficou viável esse over...

temperaturas novas.png

estatisticas novas.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!