Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc utilizando somente metade da memoria disponivel


Posts recomendados

tuf h310m plus gaming br
i5 9600k
gtx 750 ti
2x8gb ram 2400hz hyperx fury

Desde de algumas semanas atrás meu computador vem usando somente metade da memoria ram disponível, ao abrir um jogo o pc limita a 8gb(um exemplo é o forza em que o pc fica usando somente 7gb de ram no total), não sei exatamente quando começou ou se fiz algo para isso acontecer, só sei que aparece que estão as 16gb disponível nas propriedades do computador mas não usa as 16gb. Já tentei a solução do msconfig, fui na bios e coloquei tudo default, removi e limpei as memorias e a placa-mãe, e nada funcionou.
1385836909_Semttulo.thumb.png.3e1937969f24292068513fb4f5f87b8b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Felipe Marciano disse:

vem usando somente metade da memoria ram disponível, ao abrir um jogo o pc limita a 8gb(um exemplo é o forza em que o pc fica usando somente 7gb de ram no total), não sei exatamente quando começou ou se fiz algo para isso acontecer, só sei que aparece que estão as 16gb disponível nas propriedades do computador mas não usa as 16gb

Talvez pelo simples fato que não há necessidade de usar mais memória devido a demanda dos programas usados. Se não estiver passando por nenhum problema de desempenho ou similar, não tem que se preocupar com nada.

Se quiser pode fazer um simples teste rodando o jogo e abrindo várias páginas no seu navegador em segundo plano, como também alguns programas extras apenas para ver o comportamento de uso da memória RAM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Lost Byte disse:

Talvez pelo simples fato que não há necessidade de usar mais memória devido a demanda dos programas usados. Se não estiver passando por nenhum problema de desempenho ou similar, não tem que se preocupar com nada.

o problema é o fps dentro dos jogos muito mais baixo, tipo uns 100fps a menos

 

29 minutos atrás, Lost Byte disse:

Se quiser pode fazer um simples teste rodando o jogo e abrindo várias páginas no seu navegador em segundo plano, como também alguns programas extras apenas para ver o comportamento de uso da memória RAM.

ja fiz antes, esqueci de fala, mas chegando aos 9gb o pc trava mt e as vezes o jogo fecha

 

23 minutos atrás, fabkinder disse:

Mas memória é usada conforme a necessidade, dificilmente o computador vai precisar usar mais que 8GB de memória em qualquer situação.

tava com o forza aberto que requer no minimo 8gb de ram e o recomendado é 16, então deveria ta usando mais que isso, e ja fiz o teste de abri o jogo e varias aba no chrome, o pc trava quando chega nos 9gb

 

18 minutos atrás, Juan Lima disse:

Mais não ta errado, o jogo vai usar o que ele necessita e não toda a memoria

duvido mt que ele necessite só de 6b de ram

43 minutos atrás, vinichaves94 disse:

gargalo na placa de video, sepá. tava dando uma lida outro dia, que comigo acontece a mesma coisa, uso a mesma placa de video sua, tenho 16gb de ram, apesar de ser um i3, o meu, o gargalo fica na placa de vídeo.

foi mal, vi sua resposta só agora, mas antes há alguns dias usava por volta dos 12-14gb com o forza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Marciano

Verifique se a memória virtual (pagefile) está configurada para tamanho gerenciado pelo sistema, como também se na partição onde está a memória existe um espaço legal de armazenamento sobrando.

 

Para testes de hardware, você pode tentar trocar os pentes de memória RAM de lugar, ou usar apenas 1 de cada vez para ver se os sintomas continuam iguais. Adicionalmente também resetar as configurações do BIOS da placa-mãe para o padrão de fábrica.

 

Atualizações do sistema e drivers podem causar problemas desta natureza, logo se fez algo assim no período que notou a diferença, as chances de ser o culpado é alta.

 

Aliás, qual a marca e modelo da fonte de alimentação? Usa estabilizador no PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2021 às 13:26, Lost Byte disse:

Para testes de hardware, você pode tentar trocar os pentes de memória RAM de lugar, ou usar apenas 1 de cada vez para ver se os sintomas continuam iguais. Adicionalmente também resetar as configurações do BIOS da placa-mãe para o padrão de fábrica.

com só um pente usa os 8gb normal de cada um, resetei a bios e continua, como  n me lembro de nenhuma atualização eu formatei o pc

Em 29/04/2021 às 13:26, Lost Byte disse:

Aliás, qual a marca e modelo da fonte de alimentação? Usa estabilizador no PC?

é uma knup k522 genérica horrível, mas eu tirei a placa de video para ver se seria questão de energia ou algo, e continuou só usando 8 dos 16gb

e to sem grana para trocar de fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!