Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais situações uma pasta térmica ressecada pode causar a um computador?


Ir à solução Resolvido por JeanVP,

Posts recomendados

Opa galera. Eu queria saber algo relativamente simples.
Minha placa de vídeo está com a pasta beeem ressecada, e eu percebi que ela só da vídeo de manhã, quando o tempo está mais frio. E, quando o tempo esquenta,  o vídeo desliga, e o cooler vai a 100% me obrigando assim a desligar o pc MESMO eu monitorando as temperaturas, que não passa de 30° Idle. Então, uma placa de vídeo com pasta térmica ressecada PODE ocasionar todo esse problema, impedindo ela de dar vídeo?

Se não, quais outros problemas a falta de pasta térmica ou ressecamento da mesma pode ocasionar a um processador ou uma placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pasta térmica ressecada não vai fazer o papel dela, que é fornecer um bom contato entre o processador gráfico e o dissipador térmico, sem ela o dissipador não consegue resfriar o chip gráfico. Tem certeza que a temperatura está correta? Se qualquer componente do computador atingir níveis de temperatura acima da margem segura, o mesmo irá desligar automaticamente para evitar danos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Uma pasta térmica ressecada não vai fazer o papel dela, que é fornecer um bom contato entre o processador gráfico e o dissipador térmico, sem ela o dissipador não consegue resfriar o chip gráfico. Tem certeza que a temperatura está correta? Se qualquer componente do computador atingir níveis de temperatura acima da margem segura, o mesmo irá desligar automaticamente para evitar danos.

Tenho certeza, estou usando a placa com a pasta ressecada ainda, pois não consegui achar um local pra comprar. Porém, só a placa de vídeo que desliga, o resto tudo continua funcionando quando isso ocorre.

image.png.a7870f14c9677de2816923eea22abbda.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, JeanVP disse:

Tenho certeza, estou usando a placa com a pasta ressecada ainda, pois não consegui achar um local pra comprar. Porém, só a placa de vídeo que desliga, o resto tudo continua funcionando quando isso ocorre.

image.png.a7870f14c9677de2816923eea22abbda.png

Pasta térmica acha em praticamente qualquer loja de eletrônica, na falta de uma boa, até aquelas pastas a base de cerâmica de 5 reais já servem. Seu problema não está me parecendo estar relacionado com pasta térmica não, está bem estranho. Se a placa de vídeo está parada, fria, não tem motivo algum para o computador não ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Pasta térmica acha em praticamente qualquer loja de eletrônica, na falta de uma boa, até aquelas pastas a base de cerâmica de 5 reais já servem. Seu problema não está me parecendo estar relacionado com pasta térmica não, está bem estranho. Se a placa de vídeo está parada, fria, não tem motivo algum para o computador não ligar.

Pois é, é bastante estranho. O engraçado é que quando eu vou ligar, eu tenho que esperar pelo menos uns 5 minutos com a tela do PC sem sinal nenhum, desligar, e após isso ligar de novo, e só assim dá vídeo.
Mas se eu desligar o pc após horas usadas, e tentar ligar de novo, a placa não vai funcionar até o próximo dia, por algum motivo.

Enfim, eu encomendei a pasta, vai chegar daqui a uma semana. Vou repôr, e ver se isso para, apesar de não ter nada relacionado, não custa tentar, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, JeanVP disse:

Pois é, é bastante estranho. O engraçado é que quando eu vou ligar, eu tenho que esperar pelo menos uns 5 minutos com a tela do PC sem sinal nenhum, desligar, e após isso ligar de novo, e só assim dá vídeo.
Mas se eu desligar o pc após horas usadas, e tentar ligar de novo, a placa não vai funcionar até o próximo dia, por algum motivo.

Enfim, eu encomendei a pasta, vai chegar daqui a uma semana. Vou repôr, e ver se isso para, apesar de não ter nada relacionado, não custa tentar, não é?

Você deveria tentar resolver isso o mais rápido possível, uma pasta térmica simples já descartaria a possibilidade de ser problema relacionado com a refrigeração caso o problema continue acontecendo. Por acaso, qual seria a configuração completa do seu computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GuilhermeGB disse:

Você deveria tentar resolver isso o mais rápido possível, uma pasta térmica simples já descartaria a possibilidade de ser problema relacionado com a refrigeração caso o problema continue acontecendo. Por acaso, qual seria a configuração completa do seu computador?

Aqui:
VS 400w da Corsair
I3-9100f

GTX 1050

8GB de RAM da Crucial

ASUS H310M-E R2.0

HD Seagate Barracuda de 1TB.
E uso um fan do gabinete também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, JeanVP disse:

Aqui:
VS 400w da Corsair
I3-9100f

GTX 1050

8GB de RAM da Crucial

ASUS H310M-E R2.0

HD Seagate Barracuda de 1TB.
E uso um fan do gabinete também.

Bom, sua configuração tem um consumo de energia bem baixo, e sua fonte não é ruim, então não aparenta ser nada relacionado com a alimentação. Então faça os testes com a nova pasta e veja o que acontece, se não vamos ter que ver outras opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Bom, sua configuração tem um consumo de energia bem baixo, e sua fonte não é ruim, então não aparenta ser nada relacionado com a alimentação. Então faça os testes com a nova pasta e veja o que acontece, se não vamos ter que ver outras opções.

Tudo bem, quando a pasta chegar, daqui a uma semana, eu boto a nova pasta, e volto aqui pra dizer se resolveu ou não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi então, consegui comprar uma pasta mais barata no meio tempo enquanto a outra não chega.

Resultado: limpei a outra pasta ressecada, lubrifiquei a ventoinha, liguei e.... Continua do mesmo jeito.

 

Eu queria deixar uma informação importante:

Meu PC só dá vídeo das 7:30 a meio dia, e sim, meio dia ou perto disso.

 

Quando chega esse horário, placa de vídeo perde o sinal, e o cooler dela entra em 100%, mas o PC não desliga, e é como se eu tivesse desconectando a placa do pc enquanto ele tá ligado, porque o windows faz o som de unplug. E aí só consigo ligar o pc no próximo dia, onde acontece a mesma coisa, nesse ciclo.

 

E sim, atualizei os drivers hoje, e o problema continua

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, JeanVP disse:

Oi então, consegui comprar uma pasta mais barata no meio tempo enquanto a outra não chega.

Resultado: limpei a outra pasta ressecada, lubrifiquei a ventoinha, liguei e.... Continua do mesmo jeito.

 

Eu queria deixar uma informação importante:

Meu PC só dá vídeo das 7:30 a meio dia, e sim, meio dia ou perto disso.

 

Quando chega esse horário, placa de vídeo perde o sinal, e o cooler dela entra em 100%, mas o PC não desliga, e é como se eu tivesse desconectando a placa do pc enquanto ele tá ligado, porque o windows faz o som de unplug. E aí só consigo ligar o pc no próximo dia, onde acontece a mesma coisa, nesse ciclo.

 

E sim, atualizei os drivers hoje, e o problema continua

 

 

Rapaz, chama um padre/pastor aí, porque o negócio tá feio rsrs. Será que não é nenhum bug no Windows? Você já tentou um reset na BIOS da placa-mãe? Tentou uma formatação no PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Rapaz, chama um padre/pastor aí, porque o negócio tá feio rsrs. Será que não é nenhum bug no Windows? Você já tentou um reset na BIOS da placa-mãe? Tentou uma formatação no PC?

Nunca tentei kkkk Mas... Sobre BIOS reset, eu pensei em fazer, porém eu estou com medo porque, como minha placa é uma H310M-E da Asus, a primeira versão dela não é compatível com o i3-9100f que eu tenho, então, se eu resetar ela de fabrica, acredito que vai voltar pra primeira versão, né?

Eu estava pensando em fazer um update de BIOS no lugar.

Mas uma formatação também pode ser uma opção

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, JeanVP disse:

Nunca tentei kkkk Mas... Sobre BIOS reset, eu pensei em fazer, porém eu estou com medo porque, como minha placa é uma H310M-E da Asus, a primeira versão dela não é compatível com o i3-9100f que eu tenho, então, se eu resetar ela de fabrica, acredito que vai voltar pra primeira versão, né?

Eu estava pensando em fazer um update de BIOS no lugar.

Mas uma formatação também pode ser uma opção

 

 

Você não volta versão da BIOS, apenas limpa todas as configurações e volta pro original, a versão continua a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Você não volta versão da BIOS, apenas limpa todas as configurações e volta pro original, a versão continua a mesma.

Ahh menos mal, então eu posso tentar isso pra ver se resolve, caso não adiante vou ver mais o que posso fazer

 

 

24 minutos atrás, JeanVP disse:

Ahh menos mal, então eu posso tentar isso pra ver se resolve, caso não adiante vou ver mais o que posso fazer

 

 

Fiz aqui, infelizmente não resolveu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, JeanVP disse:

Ahh menos mal, então eu posso tentar isso pra ver se resolve, caso não adiante vou ver mais o que posso fazer

 

 

Fiz aqui, infelizmente não resolveu

Hoje tentei renderizar um video de manhã, a cpu ficou em 100%, o que é normal até aí, e depois de uns 2 minutos a placa de vídeo disparou e meu pc perdeu o sinal, e tava tocando um vídeo de fundo, então comtinuou tocando como se nada tivesse acontecido

Tá osso kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Pepse disse:

acredito que o problema seja fonte, esses casos do PC demorar demais pra ligar sem dar vida é por conta da fonte, troque ela e veja o que acontece

É o que vou fazer, mas por enquanto o dinheiro tá curto, e não tem muita gente que eu conheça que tem uma fonte boa por aqui. Então o tópico vai ficar em pausa, quando eu conseguir a nova fonte, eu dou meu veredito aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Salve rapazeada

Um update:

Há algumas semanas a energia da minha casa caiu enquanto eu usava o PC. Milagrosamente, o problema desapareceu, por cerca de 1 semana, e voltou a ocorrer até hoje

Nisso, eu posso já ter uma certeza que o problema é a fonte ou, é inconclusivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, JeanVP disse:

Salve rapazeada

Um update:

Há algumas semanas a energia da minha casa caiu enquanto eu usava o PC. Milagrosamente, o problema desapareceu, por cerca de 1 semana, e voltou a ocorrer até hoje

Nisso, eu posso já ter uma certeza que o problema é a fonte ou, é inconclusivo?

VS é a pior linha de fontes da corsair, o problema pode sim ser relacionado a ela, mas uma gtx 1050 não precisa nem de conector extra de energia, e quando a placa é ligada ela tem consumo próximo de 5% do TDP por só estar fornecendo imagem

Por outro lado já vi muita gente com o sintoma de logo que abria um jogo a placa ficava com tela preta e as fans disparavam e isso acontecia por conta da fonte ter problema, mas como o seu sintoma não é o mesmo e só "parecido" eu consideraria a possibilidade de o problema estar na GPU e sobre esses horários exatos eu tenho quase certeza de que é paranóia sua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fuzion200 disse:

VS é a pior linha de fontes da corsair, o problema pode sim ser relacionado a ela, mas uma gtx 1050 não precisa nem de conector extra de energia, e quando a placa é ligada ela tem consumo próximo de 5% do TDP por só estar fornecendo imagem

Por outro lado já vi muita gente com o sintoma de logo que abria um jogo a placa ficava com tela preta e as fans disparavam e isso acontecia por conta da fonte ter problema, mas como o seu sintoma não é o mesmo e só "parecido" eu consideraria a possibilidade de o problema estar na GPU e sobre esses horários exatos eu tenho quase certeza de que é paranóia sua

Sim, os horários podem ser paranóia minha, isso eu não nego.

Porém, o computador só dá video de manhã mesmo, se eu desligar, o video dele fica sem funcionar até o dia seguinte.

 

Bom, obrigado pela informação, então as duas possibilidades podem ser essas, não é? A fonte ou a VGA.

 

Ah, já que tocou no assunto sobre isso acontecer quando abrir um jogo, no meu caso, acontece a qualquer hora, até na área de trabalho. E conforme o pc fica ligado, vez ou outra o video acaba perdendo a imagem e em torno de uns 3, ou 5 segundos ele volta, e fica acontecendo isso conforme as horas passam até dar o problema principal, que é como já falei, perder o video de vez e as fans aumentarem pra 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JeanVP disse:

Sim, os horários podem ser paranóia minha, isso eu não nego.

Porém, o computador só dá video de manhã mesmo, se eu desligar, o video dele fica sem funcionar até o dia seguinte.

 

Bom, obrigado pela informação, então as duas possibilidades podem ser essas, não é? A fonte ou a VGA.

 

Ah, já que tocou no assunto sobre isso acontecer quando abrir um jogo, no meu caso, acontece a qualquer hora, até na área de trabalho. E conforme o pc fica ligado, vez ou outra o video acaba perdendo a imagem e em torno de uns 3, ou 5 segundos ele volta, e fica acontecendo isso conforme as horas passam até dar o problema principal, que é como já falei, perder o video de vez e as fans aumentarem pra 100%

Quando ele perde o vídeo e volta é como se o cabo estivesse falhando ou o driver fica apresentando problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, JeanVP disse:

Sim, exatamente

Inclusive faz o som do windows de "disconnect"

Se o driver tá apresentando problemas acho provável ser problema na GPU, enfim só testando com outra fonte pra saber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Se o driver tá apresentando problemas acho provável ser problema na GPU, enfim só testando com outra fonte pra saber

Entendo, mas obrigado pelas informações

 

De qualquer forma, vou comprar a fonte assim que as coisas tiverem menos apertadas, e revivo o tópico pra dar mais informações, e se o erro parou.

 

É importante caso alguém no futuro fique com o mesmo problema que eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!