Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, é o seguinte

Meu teclado e mouse estão com os usb com 1 pouco de ferrugem

Moro perto de praia mas não colado, também tenho outras peças aqui com um pouquinho de ferrugem

Tem pessoas que passam WD, outras CorrosionX

O que vocês recomendam fazer?

Postado

@Flavinnovin Pra tirar o ferrugem em metal o mais indicado seria uma escova de aço ou raspar o ponto de ferrugem com uma chave pra soltar o ferrugem solto e depois passar algum neutralizador de ferrugem, tipo o TF7, o problema é que o ponto que enferrujou vai voltar a enferrujar de novo, a menos que de pra aplicar algum verniz...

Pra placa de circuito em local com maresia acredito que um verniz para circuito impresso consiga proteger as soldas na placa, para os contatos no slot a coisa complica pois o verniz é isolante elétrico, ai acho que só o Corrosion X mesmo, o ruim é que terá que reaplicar de tempo em tempo...

Postado
9 minutos atrás, F4b10 disse:

@Flavinnovin Pra tirar o ferrugem em metal o mais indicado seria uma escova de aço ou raspar o ponto de ferrugem com uma chave pra soltar o ferrugem solto e depois passar algum neutralizador de ferrugem, tipo o TF7, o problema é que o ponto que enferrujou vai voltar a enferrujar de novo, a menos que de pra aplicar algum verniz...

Pra placa de circuito em local com maresia acredito que um verniz para circuito impresso consiga proteger as soldas na placa, para os contatos no slot a coisa complica pois o verniz é isolante elétrico, ai acho que só o Corrosion X mesmo, o ruim é que terá que reaplicar de tempo em tempo...

É tipo assim, maresia aqui em casa é fraca saca, rola mas demora de evoluir

Tem os usb que tão com pontos de ferrugem, e também tenho 1 porta USB que está com 1 pouquinho de ferrugem (pouco mesmo) o que eu faria para tirar a ferrugem dessa entrada? E até agora não entendi o que você falou do usb saca

35 minutos atrás, F4b10 disse:

eu tenho um desegripante aqui, e anti ferrugem, é o lub fast saca, poderia passar no usb do teclado e mouse, e na entrada da placa-mãe que eu tenho aqui ( a entrada que eu citei)

39 minutos atrás, F4b10 disse:

Na vdd vi que o pessoal não aconselha, então eu poderia passar corrosion x neles mano? Pois não é nada grandioso, mas é umas pequenas ferrugens saca, acha que corrosion x resolveria?730835424_WhatsAppImage2021-05-16at16_04_26.thumb.jpeg.d3f319cddae3de2554b1deaaa97acf36.jpeg504662246_WhatsAppImage2021-05-16at16_04_25.thumb.jpeg.98549cd1deaa9c372def5a7b3073b400.jpeg

Imagens do teclado e mouse, sendo que vendo em foto tá um pouco pior do q eu falei, mas tipo, dá p ver que ainda não está mt ruim a situação saca, inclusive o usb do meu controle tá começando a dar indícios de maresia também.

C acha que um corrosion x resolveria tudo ae? E se eu posso passar no usb da placa mçae também sasca, ela tá mt menos pior que o do teclado e mouse por sinal.

Postado

@Flavinnovin Desegripante é isolante e muitos ainda tem querosene na formula, se cair nos contatos pode causar mal contato, sem contar que oleo com sujeira vira borra.

Pra tirar oxidação de placas de circuito o álcool isopropilico e uma escova resolve é é menos agressivo que um limpa contatos.

O caso do ferrugem no USB, acho que se for bem superficial, você pode simplesmente encher um copo com TF7 e mergulhar a ponta do cabo no produto, lavando bem depois, o TF-7 converte a ferrugem comum em uma "ferrugem negra" que não solta na mão, ainda precisaria de alguma proteção pra não voltar a enferrujar.

Postado
13 minutos atrás, F4b10 disse:

@Flavinnovin Desegripante é isolante e muitos ainda tem querosene na formula, se cair nos contatos pode causar mal contato, sem contar que oleo com sujeira vira borra.

Pra tirar oxidação de placas de circuito o álcool isopropilico e uma escova resolve é é menos agressivo que um limpa contatos.

O caso do ferrugem no USB, acho que se for bem superficial, você pode simplesmente encher um copo com TF7 e mergulhar a ponta do cabo no produto, lavando bem depois, o TF-7 converte a ferrugem comum em uma "ferrugem negra" que não solta na mão, ainda precisaria de alguma proteção pra não voltar a enferrujar.

ent para porta USB da placa-mãe, isopropilico e escova (pode ser a normal ou tem que ser antiestática?).

E o usb é esse TF7 ( onde acho ele?) e eu lavo o usb com o que depois? Isopropilico? E como assim ferrugem negra, não entendi muito bem, e que proteção você recomendaria que eu passase nos usb?

Postado
2 horas atrás, F4b10 disse:

Essa ferrugem preta, vi agr como é que é, e como usa esse TF7, acho q vou comprar pela net mesmo

Mas c acha q nessa situação o TF7 resolveria o meu problema do usb?

E tipo, o da porta USB, não é no circuito n, é no metal da entrada saca.

E eu lavaria o usb de TF7 com o que? Isopropilico?

Postado

@Flavinnovin Não tinha visto seu post com a foto do conector USB, em teoria esses conectores são de aço niquelado e não deveriam enferrujar, quanto ao TF7 tem video na internet dele agindo, ele meio que deixa o metal negro, mas não impede que a ferrugem volte a atacar, tem também receitas caseiras que tiram o ferrugem como o vinagre e pilhas... mas nesse caso o metal fica exposto e volta a enferrujar ainda mais forte...

O álcool isopropilico é só pra placas de circuito impresso, pra remover algumas manchas brancas que se formam e não atacar o verniz da placa, nas portas USB da pra usar spray limpa contato.

Postado
5 minutos atrás, F4b10 disse:

@Flavinnovin Não tinha visto seu post com a foto do conector USB, em teoria esses conectores são de aço niquelado e não deveriam enferrujar, quanto ao TF7 tem video na internet dele agindo, ele meio que deixa o metal negro, mas não impede que a ferrugem volte a atacar, tem também receitas caseiras que tiram o ferrugem como o vinagre e pilhas... mas nesse caso o metal fica exposto e volta a enferrujar ainda mais forte...

O álcool isopropilico é só pra placas de circuito impresso, pra remover algumas manchas brancas que se formam e não atacar o verniz da placa, nas portas USB da pra usar spray limpa contato.

Entendi entendi mano, valeu mesmo ae, vou usar o TF7 mesmo

Só umas perguntas 

Eu devo lavar os usb dps de passar TF7? Sendo ele meio que cria uma capinha pro metal saca

Eu poderia passar o TF7 na estrada usb da minha placa-mãe mesmo? E se não, esse limpa contato resolveria o problema? É só umas pequenas ferrugens saca, no metal do usb

E como eu uso esse TF7, tem q esperar quantos minutos para poder ligar o pc?

É para mergulhar os usb no TF7? Não tem problema mergulhar os usb não? Eu teria que mergulhar eles todos no caso? Ou eu posso só passar q pincel com TF7? E se eu puder usar TF7 no metal da porta USB da placa-mãe, como eu aplico? Algodão? Contonete? E esse limpa contato como eu aplico? Tem que esperar secar? E se sim quantos minutos?

Sim eu sei, são mts perguntas 🤣🤣, foi mal, é porque eu n sei nd sobre isso de ferrugem e tal saca

20 minutos atrás, F4b10 disse:

E mano, eu também queria saber se dx saquinhos de silício (acho que é assim que se fala) dentro do pc ajuda a evitar oxidação dentro dele

Postado

O TF7 da pra aplicar com pincel, mas o produto fede com cheiro que lembra creolina, a ferrugem meio que escorre da peça na hora da aplicação e mancha qualquer coisa onde pingue, quanto mais ferrugem mais sujeira faz... então creio o que você vai querer aplicar em local aberto e lavar as peças depois, ou ao menos passar um pano úmido pra limpar a bagunça...

Pra não fazer bagunça acho mais fácil pendurar o cabo USB em um varal com a ponta pra baixo, umedecer uma tira de pano com TF 7 e enrolar no USB, e deixar agir por 30 minutos, depois molhar o pano de novo e reaplicar pra segunda demão. segundo o site do fabricante o TF7 resiste a ferrugem por ate 6 meses sem pintura.

Não acho prudente passar ele na placa-mãe pois além de fazer uma bagunça, não é um produto que seca fácil, e pode escorrer pra onde não deve, manchar o PC, também não da pra saber se esse troço não vai estragar o verniz da placa, ou se o ferrugem que sai na hora da aplicação não vai fechar algum curto se escorrer pra dentro do PC

O limpa contato é spray, evapora sozinho em poucos minutos, além de não conduzir eletricidade, sendo mais fácil de aplicar e mais seguro, só não sei se ele remove ferrugem de metal.

Postado
59 minutos atrás, F4b10 disse:

O TF7 da pra aplicar com pincel, mas o produto fede com cheiro que lembra creolina, a ferrugem meio que escorre da peça na hora da aplicação e mancha qualquer coisa onde pingue, quanto mais ferrugem mais sujeira faz... então creio o que você vai querer aplicar em local aberto e lavar as peças depois, ou ao menos passar um pano úmido pra limpar a bagunça...

Pra não fazer bagunça acho mais fácil pendurar o cabo USB em um varal com a ponta pra baixo, umedecer uma tira de pano com TF 7 e enrolar no USB, e deixar agir por 30 minutos, depois molhar o pano de novo e reaplicar pra segunda demão. segundo o site do fabricante o TF7 resiste a ferrugem por ate 6 meses sem pintura.

Não acho prudente passar ele na placa-mãe pois além de fazer uma bagunça, não é um produto que seca fácil, e pode escorrer pra onde não deve, manchar o PC, também não da pra saber se esse troço não vai estragar o verniz da placa, ou se o ferrugem que sai na hora da aplicação não vai fechar algum curto se escorrer pra dentro do PC

O limpa contato é spray, evapora sozinho em poucos minutos, além de não conduzir eletricidade, sendo mais fácil de aplicar e mais seguro, só não sei se ele remove ferrugem de metal.

valeu mano, entendi

ao invés de colocar no varal eu poderia fazer a ideia do copinho que você deu ideia? E eu limpo os usb com o que? Pano seco ou molhado?

Mas entendi mano, em relação a placa-mãe, não teria outra possível solução não?

Postado

@Flavinnovin Pra limpar pode usar agua mesmo, um pano úmido e outro seco resolve. acho melhor não mergulhar o cabo no TF-7 pois pode ser difícil de tirar os resíduos dele dos contatos do cabo.

Eu nunca tentei com ferrugem em ferro, mas pra tirar oxidação de contato de cobre, uma coisa que eu já usei foi fluxo de solda e calor, tipo o ato de aplicar fluxo de solda no clear, que é próprio pra eletrônica e aquecer as peças com ar quente ou com ferro, pro fluxo agir, já remove oxidação do cobre e deixa o contato brilhando, mas em um conector com peças de plástico aplicar calor pode ser inviável...

Postado
9 horas atrás, F4b10 disse:

@Flavinnovin Pra limpar pode usar agua mesmo, um pano úmido e outro seco resolve. acho melhor não mergulhar o cabo no TF-7 pois pode ser difícil de tirar os resíduos dele dos contatos do cabo.

Eu nunca tentei com ferrugem em ferro, mas pra tirar oxidação de contato de cobre, uma coisa que eu já usei foi fluxo de solda e calor, tipo o ato de aplicar fluxo de solda no clear, que é próprio pra eletrônica e aquecer as peças com ar quente ou com ferro, pro fluxo agir, já remove oxidação do cobre e deixa o contato brilhando, mas em um conector com peças de plástico aplicar calor pode ser inviável...

entendi mano, vou passar limpa contato mesmo, pelo q eu vi ele também age contra agentes corrosivos, ent possa ser q funcione

E as 2 últimas dúvidas mano

Eu poderia passar o pincel c TF7 nos usb e dx eles no varal? Ou teria q ser o esquema do pano mesmo saca

E mano, ferrugem por si só evolui sozinha ou ela precisa de algo para evoluir?

Postado
11 horas atrás, F4b10 disse:

Mano eu tava vendo, álcool isopropilico também tira ferrugem dependendo do nivel

E tipo, a porta USB tá c aquela ferrugem amarelinha saca, será que um isopropilico não resolve o problema da porta USB não?

Postado

@Flavinnovin Tirar ferrugem ate vinagre branco tira, o problema é que o metal fica exposto e vai voltar a enferrujar se não for tratado...

O TF 7 pode ser aplicado com pincel, de preferência com o cabo já pendurado pra que ele não escorra onde não deve, a dica do pano úmido com TF7 é que o pano já absorve o caldo de ferrugem que sai e faz menos sujeira.

Em peças pintadas o ferrugem é ruim pois entra por baixo da pintura e solta a tinta, mas em um cabo niquelado acho que ela não conseguiria fazer muito.

Postado
10 horas atrás, F4b10 disse:

@Flavinnovin Tirar ferrugem ate vinagre branco tira, o problema é que o metal fica exposto e vai voltar a enferrujar se não for tratado...

O TF 7 pode ser aplicado com pincel, de preferência com o cabo já pendurado pra que ele não escorra onde não deve, a dica do pano úmido com TF7 é que o pano já absorve o caldo de ferrugem que sai e faz menos sujeira.

Em peças pintadas o ferrugem é ruim pois entra por baixo da pintura e solta a tinta, mas em um cabo niquelado acho que ela não conseguiria fazer muito.

ata valeu mano, vou usar o isopropilico e o tf7 ae eu volto aqui para dar resposta

valeu mesmo pela ajuda mano

Postado
12 horas atrás, F4b10 disse:

Mano, só uma pergunta 

Em relação ao usb do teclado e mouse, eu poderia utilizar o desengripante que tenho aqui, depous de passar ele nos usb, eu poderia limpar os usb com isopropilico?

Postado
14 horas atrás, F4b10 disse:

anão mano, dx p lá, ele tem aerosol

O jeito vai ser com isopropilico no da placa-mãe e nos dos teclado e mouse mesmo, se n resolver no teclado e mouse, vou ter q usar tf7 neles saca

Mano, c sabe onde vende isopropilico?

• 2 semanas depois...
Postado
Em 17/05/2021 às 22:36, F4b10 disse:

mano é o seguinte, comprei o isopropilico, funcionou de boa

Comprei hoje o Tf7, apliquei no teclado, mouse, pendrive e usb do headset, enfim, do head ficou numa boa, agr os do teclado, mouse e pendrive ainda estão com ferrugem, ficaram umas ferrugens pretas, mas teve outras que continuaram marrons, ae limpei com isopropilico pois ficou com uma sujeira lerda

Queria saber se tem relação pois eu estendi os usb e apliquei eles, apliquei em um martelo aqui cehiooo de ferrugem, ficou todo preto, e olha que só dei a 1º mão nele, mas eu apliquei com ele deitado, amanhã vou aplicar no teclado, mouse e pendrive com os usb deitados para ver se funciona

C acha que tem relação mano?

Postado

O preto é a camada de proteção, é o próprio ferrugem que é convertido em um fundo preto, parece um pouco com o processo de oxidação negra que atrasa a ferrugem de voltar, a segunda demão é necessária pra peça ficar toda preta e tirar os pontos que ficaram, depois basta limpar o preto com um pano com algum solvente pra tirar algo solto e deixar a peça preta mesmo, ou pintar.

Postado
9 horas atrás, F4b10 disse:

O preto é a camada de proteção, é o próprio ferrugem que é convertido em um fundo preto, parece um pouco com o processo de oxidação negra que atrasa a ferrugem de voltar, a segunda demão é necessária pra peça ficar toda preta e tirar os pontos que ficaram, depois basta limpar o preto com um pano com algum solvente pra tirar algo solto e deixar a peça preta mesmo, ou pintar.

Até ae eu entendi mano

Mas o negócio é que nãofuncionou muito bem nos usb, vou tentar dnv hoje mas com eles deitados e não estendidos saca, porque acho que foi por causa disso que não deu certo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!