Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perdi 3 Módulos de Ram em 2 meses!


Posts recomendados

Recentemente, levei meu pc em uma assistência técnica 2 vezes. Da primeira, em março, foi detectada a falha em um dos 2 módulos DDR4 de 8GB 3000MHz da Corsair Vegeance RGB (comprei no ML há 2 anos, não achei a nota e acredito não ter garantia). Em maio, comprei memórias novas (2 x 8GB DDR4 3000MHz) XPG D41, as quais instalei em dual channel, passando a usá-las com a que eu já tinha, totalizando 24GB.

 

Um pouco depois que instalei, o meu pc ficou com problemas de travamentos em vídeos e vi, após usar o CPU-z que a memória  estava trabalhando bem abaixo dos 3000MHz (não lembro o número exato, mas era cerca de metade disso - tipo 750 que x 2 daria uns 1500MHz) e eu tentei fazer um Overclock nas memórias assisindo tutoriais com o Ryzen Master, mas não deu muito certo, fiquei com medo pde erras nas voltagens e dar m... e voltei pras configurações originais. Depois disso, meu filho (17 anos) também mexeu nas configurações da memória, mas acredito que ele não sabia o que estava fazendo direito (disse ter sido uma tentativa de overclock, mas pelo que ele descreveu me pareceu que ele só alterou o limite de uso das memórias, pois ele instalou 2 programas, um deles era o Ram Booster e o outro tenho quase certeza que foi o Memtest, que é apenas para diagnóstico, pois vi ele na lista de programas recentemente instalados). Ao reiniciar o pc, ele não estava dando vídeo, então voltei na assistência, onde foram feitos vários testes e detectaram falha em mais 2 módulos (o par do primeiro que eu havia perdido, da Corsair RGB e um do novo conjunto da XPG D41). Resultado: estou com 3 memórias condenadas, trabalhando com 8GB quando devia ter 32GB.

 

A questão é que fico na dúvida se realmente tentaram de tudo, se pode ser problema no(s) slot(s) e não nos módulos, se eles ao menos tentaram limpar com os produtos certos (foi muito rápido), se existe algo que valha a pena tentar para recuperar esses módulos. Enfim...Preciso de ajuda, pois sou esforçada, adoro tecnologia e entendo um pouco sobre algumas configurações, mas RAM é um assunto meio complexo pra mim. Por isso busquei ajuda aqui. Trabalho com maquete eletrônica e renderização e uso o pc todos os dias e estou sofrendo pra conseguir trabalhar. Por favor, não ignorem esse tópico!! 🙏

Se você está lendo e pode ajudar, me dê uma luz.

 

Configuração do PC: Processador Ryzen 7 2700x / Placa-mãe X470 Ultra Gaming -GPU / RTX 2060 / SSD Adata XPG Gammix S11 Pro 512GB / HD 500GB -Memória - atualmente uma XPG D41 8GB 3000Mhz / Fonte Aerocool 600W Plus Bronze 

 

As principais questões são:

  • As duas são CL16, mas a Corsair tem o ciclo 16-20-20 e aXPG D41 tem o ciclo 16-18-18. Isso gera alguma incompatibilidade?
  • Por favor, me digam TUDO o que posso fazer e eu seguirei como uma escudeira fiel, pois me recuso a perder esses módulos!!

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sou do ramo direto mas vou dizer o que sinto... talvez haja problema no hw da m.b. o qual está aplicando sobretensão nas memórias. Ve se tem diagnóstico pra medição de tensão nelas. Alternativamente podes medir com multímetro mas (sempre tem um mas) é bem chatinho de acertar o ponto de medição (nunca fiz/precisei): o maior cuidado pra não causar curto. Não vi o video todo abaixo mas foi um norte que achei quase coerente com as palavras mágicas no google imagens "pinagem memória ddr4"

 

Outra coisa que 'sinto ... muito' ...😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, selmacastelo disse:

Configuração do PC: Processador Ryzen 7 2700x / Placa-mãe X470 Ultra Gaming -GPU / RTX 2060 / SSD Adata XPG Gammix S11 Pro 512GB / HD 500GB -Memória - atualmente uma XPG D41 8GB 3000Mhz / Fonte Aerocool 600W Plus Bronze 

1 minuto atrás, 1Douglas disse:

conseguiria passar a configuração completa do computador?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, selmacastelo disse:

Fonte Aerocool 600W Plus Bronze

Acredito que este componente seja o seu vilão. E, sinceramente, que bom que foi apenas a RAM. São componentes muito sensíveis a surtos elétricos e o ripple desta fonte é alto. Eu recomendo a troca dela. Uma fonte desta marca me deu um prejuízo enorme queimando um HD com dados de cliente que só tinha nele. 

Os testes você pode fazer em casa mesmo. Retire os módulos e instale um dos condenados, sozinho, e verifica se o sistema liga somente com ele. Teste um por um. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, 1Douglas disse:

e antes de acontecer esse problema voce chegou a ver se estava operando aquela primeira RAM em 3000mhz?

 

Eu tinha conseguido alterar pelo xmp (desisti do Ryzen Master) e já estava operando com 3000mhz.

2 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Acredito que este componente seja o seu vilão. E, sinceramente, que bom que foi apenas a RAM. São componentes muito sensíveis a surtos elétricos e o ripple desta fonte é alto. Eu recomendo a troca dela. Uma fonte desta marca me deu um prejuízo enorme queimando um HD com dados de cliente que só tinha nele. 

Os testes você pode fazer em casa mesmo. Retire os módulos e instale um dos condenados, sozinho, e verifica se o sistema liga somente com ele. Teste um por um. 

@Kleber Peters Putz...pesquisei tanto na hora de montar. E tinha ouvido falar bem dela até então. Mas vou me atentar. Depois que voltou da assistência, confesso que ainda não fiz esses testes, mas vou me armar com paciência e tirar o final de semana pra resolver esse B.O.

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...