Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo forçar pendrive falso de 2 TB revelar capacidade verdadeira


Posts recomendados

Me deram um pendrive falso de 2 TB (falso porque modificam o chip interno dele pra informar ao Windows, que no meu caso é o 10 de 64 bit) a dizer um tamanho maior que o REAL que ele tem, com logo da Samsung.

 

O que eu preciso fazer, em suma, é isso:

 

1) Descobrir com 100% de certeza o tamanho REAL dele (que deve ser até 256 GB mas certamente bem abaixo disso).

 

2) Arrumar o mesmo pra que só use o tamanho máximo.

 

Parecem duas tarefas simples mas não é o que estou vendo até agora.

 

No Windows diz ter 1.9 TB livres e usar o exFAT (de fábrica quando você manda formatar é assim, e não FAT32 ou NTFS). Alguns programas aparentemente revelam o tamanho REAL e acredito que outros corrigem a partição, você manda criar uma que só use o tamanho X, e não o falso.

 

Só que não consegui até agora nada disso.

 

Também preciso saber se procede a afirmação de que pendrives nessa situação do meu SEMPRE corrompem qualquer arquivo colocado neles, ou apenas algumas vezes, mesmo que você use bem abaixo da capacidade máxima REAL dele. Eu cheguei a ler um relato de alguém dizendo que corrompeu TODOS os arquivos enviados pra pendrive assim.

 

O que tentei:


https://helpdeskgeek.com/help-desk/format-usb-flash-drives-showing-the-wrong-capacity-the-easy-way/


***

Fix An Incorrect Size USB Drive Using Command Prompt


The wrong USB drive size issue can be fixed using Command Prompt as well. There’s a command that allows you to remove all the partitions, format your drive, and then re-create partitions on the drive.

 

Open the Start Menu, search for Command Prompt, right-click on it when you see it in the results, and select Run as administrator.

 

O ARTIGO me manda usar o DISKPART.

 

Só que se eu executar esse último comando:

 

format fs=fat32 quick

 

O pendrive parece que não vai aceitar, e pior: vai se tornar invisível pro Windows, mas estará visível pros programas que mexem com partição. Em outras palavras parece que esse pendrive falso de 2 TB rejeita ser formatado em FAT32 ou outra coisa fora o exFAT de fábrica.

 

***

Outro programa em que ocorre o mesmo é esse:

 

BOOTICE

 

- Resolve The USB Drive Wrong Capacity Issue With Bootice (leiam o resto no artigo)

 

****

Tentei então o H2TESTW:

 

Ocorre que o botão "VERIFY" não está disponível. Apenas WRITE + VERIFY, ou seja, ele quer gravar dados pro pendrive enquanto checa. O problema é que se eu mandar o H2TESTW fazer isso ele (se não me falha a memória) vai levar acima de 2 DIAS. Não sei dizer se pode terminar bem antes, tipo 1, 2 horas, uma vez que sei lá, chegue a 32 GB.

 

Outro que me recomendaram usar foi o AIDA64:

 

https://www.aida64.co.uk/pendrive

 

Se eu colocar o maior "tamanho de bloco" a verificação vai acabar bem rápido, coisa de segundos. O tal do RANDOM WRITE + VERIFY.

 

DATA INTEGRITY ERROR AT 140 GB. TEST STOPPED.

 

Acontece que se você tentar DE NOVO com os mesmos 2 MB (exemplo) ele vai dar outra coisa:


DATA INTEGRITY ERROR AT 1352 GB. TEST STOPPED.

 

E se usar 8?

 

DATA INTEGRITY ERROR AT 205 GB. TEST STOPPED.

 

Então o AIDA não está me informando NADA ao menos nesse tipo de checagem.

 

O site do AIDA diz:

 

>>>>>>
The method Linear test + Verify is the most thorough, but it also takes a long time. To speed up the process, select Random Write + Verify, which will try to write data to random memory cells. This way we will see in a few seconds if there are issues with our device. If we type a block size bigger than the default value in Options / Block size, we can further boost the speed.
>>>>>>

****

Peraí, o método linear (mais preciso) vai demorar quanto? 55 horas também?

 

Enfim, alguém tem ideia do método mais rápido e rasteiro de saber em definitivo o tamanho? E qual programa é melhor eu usar?

 

E fora isso qual o programa mais indicado pra arrumar a partição?

 

Se eu não resolver a situação desse pendrive vou dar pra terceiro ou jogar fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Ricardov disse:

No fórum tem dicas sobre como testar:

Particularmente não usaria um pendrive desses, não são confiáveis. Use um serviço de nuvem.

 

Mas no caso desse tipo de pendrive falso ele pode causar algum defeito técnico contra a placa-mãe ou porta USB? Ou a bronca com ele é apenas corromper arquivos, mesmo que você use bem menos que o tamanho real? Porque se for apenas corromper arquivo jogado dentro dele não é problema, pois sempre tenho cópias. Eu joguei um vídeo de uns 2 GB nesse pendrive e pegou...

 

OBS: eu tenho vários arquivos em nuvem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Ricardov disse:

Que eu sabia o problema é perder arquivos.

Então não é problema, pois tudo que eu tenho está em nuvem, e hoje não preciso nem de pendrive.

 

Mas no caso desses programas que dizem informar a capacidade real, vou ter que levar 55 horas pra checar ou com algumas horas será que já dá pra saber?

Seria pelo H2testw mesmo? Porque é complicado além da demora excessiva (nem HD de 20 TB deve levar isso) você ficar gravando dados por muito tempo, inclusive isso detona a vida útil mesmo nesse caso, ainda que ele tenha 8 GB livres pode ser útil (caso funcione, claro) pra alguma situação específica que requeira pendrive.

 

Eu pensei que era só usar um programinha que mexesse com partição pra de cara já ser revelada a capacidade real, mas pelo visto não é tão simples...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Perene só perda de tempo, se um dispositivo de armazenamento não é confiavel mesmo com tudo em ordem esse ai é pior ainda, quem comprou jogou dinheiro fora e agora querem jogar no teu colo pra resolver, você só vai se aborrecer, mesmo que esse pendrive dure mais de um ano, o que acho difícil, ainda  vão botar a culpa em ti dos arquivos perdidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Ricardov disse:

Joga no lixo.

Tentei o FakeFlashTest da lista abaixo

 

https://www.iperiusbackup.net/pt-br/5-metodos-para-identificar-armazenamentos-flash-usb-falsificados/

 

E parou em uma certa etapa faltando 4 minutos e não saia disso. Quando tentei ver o que estava ocorrendo o Windows ficou naquela de "o programa não está respondendo, quer aguardar?". E o H2TestW fica nessa de várias e várias horas.

 

Decidi não esperar mais e infelizmente ocorreu algo que eu não previa: deu pau em outro pendrive quando experimentei ligar na outra porta USB ao mesmo tempo que essa checagem rolava. O Chkdsk veio tentar ajeitar esse meu pendrive (que eu já usava aqui, e sem problemas) e corrompeu alguns arquivos dele. Resultado: agora o pendrive não abre mais (fica inacessível pelo Windows ou então o EXPLORER.exe chega a travar se você insistir, ou se abre diz que alguns se corromperam). Tive de pegar um outro backup meu pra não sair no prejuízo, porém está um pouco mais antigo.

 

Quando movi os arquivos de texto do meu pendrive válido vi que dentro deles só aparecia "NUL" no lugar do texto, que foi corrompido. Pra completar meu azar esse mesmo backup recente eu tinha num app chamado nPlayer, mas apaguei tem pouco tempo. Agora estou tentando ver se tem como recuperar alguma coisa por esse programa: https://www.aiseesoft.com/iphone-data-recovery/how-to-retrieve-deleted-app-data-on-iphone.html

 

Mas duvido muito que consiga, pois foi removido de dentro do app e num iPAD Pro.

 

Já o pendrive que corrompeu pelo visto não há mais o que fazer e se marcar o próprio foi inutilizado por essa brincadeira.

 

Não vou mais perder tempo com essa porcaria (no caso o falso). Lamentavelmente esses programas que dizem informar o tamanho total ou particionar ficam com frescura, seja lá o que foi feito foi mais do que eles conseguem lidar, eu não vou ocupar minha máquina por 2 dias ou inúmeras horas só pra isso. Ironicamente ele não corrompeu algo colocado dentro dele, mas outro pendrive perfeitamente bom.

 

Ou ele ou então essa minha placa-mãe nova (Bluecase BMBH81-T, que só comprei porque uma outra 1150 pifou) é pior do que eu pensava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar: o Chipgenius disse isso:

 

***

Description: [E:]USB Mass Storage Device(VendorCo ProductCode)

 

Device Type:        Mass Storage Device

 

Protocal Version: USB 2.00

Current Speed: High Speed

Max Current: 100mA

 

 

USB Device ID: VID = 048D PID = 1234

Serial Number: 8037341082571455075

 

 

Device Vendor: USB

Device Name: Disk 2.0

Device Revision: 0200

 

 

Manufacturer: VendorCo

Product Model: ProductCode

Product Revision: 2.00

 

 

Controller Vendor: FirstChip

Controller Part-Number: FC1178BC

Flash ID code:      AD7E285302B0 - Hynix - 1CE/Single Channel [TLC]

 

Tools on web:   http://dl.mydigit.net/search/?type=all&q=FC1178BC

 

***

Mas não me ajudou porque nesse site a seguir há mais de uma alternativa com esses dados de VID e de PID.

 

https://flashboot.ru/iflash/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Eu estava com o mesmo problema e consegui resolver sem querer de uma forma bem fácil.

 

Ao tentar colocar o Windows 10 no meu pendrive ele revelou a capacidade de 32GB (isso no meu caso, o seu pode ser de outro tamanho), além de formata-lo para FAT32 coisa que eu não havia conseguido fazer de forma alguma.

 

Acessei o site da microssoft para baixar o windows 10: 
https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

image.thumb.png.129a7b68c4392e8fd5b226c4bad0ab37.png

 

 

Apos baixar a ferramenta e executa-la, siga o fluxo normal de execução.

 

image.png.3ecd4b4858ba57e9954861452e4d5b65.png

 

image.png.deda0924548ff822cde93f497d7bb268.png

 

 

Um dos passos será para selecionar a mídia que você deseja usar:

 

image.png.db969353d0c56d6878161f67f3270ac0.png

 

Selecione a opção Unidade Flash USB (pendrive) e certifique-se de selecionar o pendrive de 2TB em questão (que você quer revelar a capacidade real).

 

image.png.ea94ac87036770dd31969c7177e89948.png

 

O processo e um pouco demorado mas o resultado final foi esse.

 

image.thumb.png.86fd9f53e070bb0b19f009d153c86d4b.png

 

No meu caso eu vou utiliza-lo so para isso mesmo, então não tentei formatar depois disso. Quem tiver outra finalidade tenta formatar ele de novo depois disso para ver se ele continua com a capacidade real e responde aqui.

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Raul Magalhaes Valeu pela dica, fiz o procedimento aqui em um pendrive que era pra ser 64Gb e chegou nas mesmas configurações que o seu 32Gb o mais importante é que liberou a formatação em FAT32 como padrão, aparentemente deu algum resultado antes eu colocava uma musica que tem 250Mb e ficava corrompida agora funcionou, vou fazer mais testes com arquivos maiores pra ver se consigo usar pelo menos esses 32Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!