Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

https://i.postimg.cc/28PQhxRh/IMG-0381.jpg

https://i.postimg.cc/W1gMnJTK/IMG-0382.jpg

Alguém sabe o que podem ser essas bolhas? O LCD já deve ter uns 10 anos, um W2452V. Pela primeira vez acho que usei o cabo HDMI nele (antes DVI), e recentemente fiz duas mudanças aqui em casa:

- Troquei depois de vários anos a placa-mãe (antes: Gigabyte H97M-D3H, agora uma Bluecase BMBH81-T)

- Tirei também depois de muito tempo a placa de vídeo (R7 265) e passei a usar o vídeo onboard do i7 4770.

Somente depois de tudo isso é que essas anomalias da imagem surgiram. Será que pode ser o cabo defeituoso ou é do monitor mesmo? Os dois defeitos só aparecem quando eu ligo.

Postado
1 hora atrás, Katagiri disse:

@Perene Idade. Aconteceu com uma TV aqui de casa que tinha uns 12 anos, foi pro descarte, é perigoso usar eletrônicos estufados ou com bolhas.

Se só aparece quando há imagem (o monitor é ligado no botão de ON/OFF) tem certeza que é defeito interno? Não pode ser do cabo ou mesmo do vídeo onboard do CPU? Ou defeito da placa-mãe? Vou tentar também com o cabo VGA, e ver se troco o HDMI. Quando o monitor é desligado não há indício dessas bolhas na tela.

Postado

Mesmo passando pano úmido nada muda e mesmo trocando o cabo HDMI também.

Então isso significa que ou o defeito é relativo ao hardware (placa-mãe nova, pela primeira vez usando vídeo onboard do CPU) ou é mesmo problema interno do monitor, o que não entendo como pode ter surgido agora, seria muita coincidência.

O próximo teste seria eu mandar o monitor usar o cabo VGA... mas será que preciso fazer isso?

OBS: passando a mão não dá pra notar diferença nenhuma nas áreas afetadas.

Postado

Uma OBS: mudar o cabo HDMI não alterou nada, assim como sair de HDMI pra usar a conexão VGA. As bolhas continuam. Eu nunca havia usado a conexão VGA, e nunca vou novamente, porque fica um amarelo bizarro, similar ao f.LUX quando você configura pra uma cor mais quente. Gostaria de saber se tem como:

1) Ligar esse W2452V num notebook (que já usa o vídeo onboard dele) para checagem.

2) Ligar meu PC numa televisão LCD qualquer.

Se eu conseguir fazer as duas coisas então terei mais evidência de onde está o defeito. Atualmente não tenho outro PC dando sopa.

Postado

Consegui ligar uma TV pelo cabo HDMI (mas ela deve ser 720p, pois entrou em resolução de 1366x768, e ao colocar em 1920 ficou ruim), além dos ícones ocuparem toda a tela, então acredito que uma TV melhor ou algum tipo de ajuste seja necessário pra acomodar o Windows 10. De qualquer forma não vi bolha alguma nessa nova imagem.

Seria essa a prova definitiva de que o monitor é que está com defeito? Mas sendo isso o que não me conformo é o que exatamente introduziu esse problema. As únicas duas possibilidades recentes que acredito são 1) ter virado ele pra baixo pra poder ligar um cabo (improvável) ou 2) ter limpado a tela com pano levemente úmido mas talvez colocado um tico que fosse de álcool 70% (não é o gel, é a versão que não fica gosmenta na mão, mas tem a desvantagem de ser inflamável). Se isso danificou de forma permanente o monitor então significa que as bolhas vieram de fora pra dentro, e talvez essa seja uma boa hipótese porque água por si só não faz isso com monitor LCD.

Ou então numa tremenda coincidência o monitor esperou eu trocar placa-mãe e retirar o GPU pra finalmente apresentar um defeito que em 10 anos jamais tinha tido.

Postado

Me enviaram essa mensagem, e pela explicação abaixo não tem mais o que fazer.

Onde está a anomalia?

RESPOSTA:

Na cola do filme de polaroide do monitor LCD (vejam vídeo acima).

As bolhas (e notem que uma das fotos que postei, do canto superior direito, tem também uma mancha em volta, não só as bolhas) ocorrem devido a calor (especialmente se o monitor fica exposto diretamente a luz do Sol, o que não foi meu caso), idade ou algum tipo de defeito (?).

Esse da foto abaixo é um exemplo de caso mais severo:

https://i.redd.it/954equie1im51.jpg

O que a foto acima mostra é o resultado da "cura" da "cola" ficando zoada e descolando, o que causa uma bolha entre o LCD e a película citada.

Nesses casos não há o que se fazer além de acionar a garantia se ainda estiver nela, pois remover a película e reaplicar seria trabalhoso demais (e entraria naquilo que falei, que seria arruinar o monitor ao se tentar consertar).

Quando um monitor dá esse tipo de "bronca" ele já pode ser dispensado, pois isso daí não se conserta ou por melhor que fique a chance deve ser remota de ficar 100% como seria se não tivesse defeito algum.

O que causou isso daí eu não sei, mas felizmente não é culpa de terceiro, pois a primeira suspeita que tive foi justamente do hardware trocado.

Então a única "solução" é comprar um monitor novo.

• Membro VIP
Postado
Em 25/06/2021 às 10:39, Perene disse:

Eu nunca havia usado a conexão VGA, e nunca vou novamente, porque fica um amarelo bizarro, similar ao f.LUX

Isso é defeito no cabo ou no conector VGA.

Em 25/06/2021 às 15:36, Perene disse:

As únicas duas possibilidades recentes que acredito são 1) ter virado ele pra baixo pra poder ligar um cabo (improvável) ou 2) ter limpado a tela com pano levemente úmido mas talvez colocado um tico que fosse de álcool 70% (não é o gel, é a versão que não fica gosmenta na mão, mas tem a desvantagem de ser inflamável).

Eu não usaria álcool pra limpar a tela do monitor. Pode danificar o display. O correto é usar pano levemente umedecido com detergente neutro, ou produtos especiais para limpar telas LCD (facilmente encontrados em lojas de informática).

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Só pra constar: as tais bolhas realmente devem ter sido fruto do álcool 70 (não confundir com álcool gel, a versão gosmenta não inflamável) usado no monitor.

Ocorreu uma grande coincidência: antes disso a placa-mãe e a de vídeo queimaram ao mesmo tempo, e as manchas no centro superior e canto superior direito só surgiram depois que eu comprei placa-mãe nova e passei a usar os gráficos onboard do CPU.

Mas não passou disso: o que realmente danificou e de forma permanente essa tela (apesar do monitor W2452V ser velhíssimo, capaz de ter quase uma década que tenho ele) foi esse resíduo desse produto.

Eu aproveitei pra tirar uma foto do tal álcool:

https://i.postimg.cc/VvsnwGP0/IMG-0434.jpg

https://i.postimg.cc/Vv7MkqzG/IMG-0435.jpg

Vejam que o ingrediente número 1 é o ÁLCOOL ETÍLICO, seguido por um desnaturante (benzoato de denatônio) e água.

Obviamente eu não iria passar algo além de água na minha tela, e não lembro de ter aplicado o tal álcool 70 em qualquer lugar além da parte preta/plástica (das bordas, em cima). No entanto é bem provável que mesmo aplicando na parte preta tenha vazado o tal líquido pro "filme" polarizante, ou ainda que eu tenha me descuidado e achado que o fato de borrifar um tico de nada desse álcool 70º quando já havia umedecido com água da torneira não iria fazer diferença.

Então enquanto eu limpava móveis e outros itens do quarto eu aproveitava e passava o pano nesse monitor. Mal sabia que o resíduo diferente iria causar isso..

Aí que tá, qualquer tela (até de smartphone) não se pode aplicar QUALQUER PRODUTO QUÍMICO.

Esse é um trecho de um site dizendo o que acontece:

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/como-limpar-tela-do-seu-monitor-lcd-adequadamente.html

Antes de tudo, esqueça todos os produtos químicos, sejam eles detergentes, desinfetantes e qualquer coisa que contenha álcool etílico, acetona, amônia ou tolueno. Usar esses produtos pode danificar seriamente a tela da sua televisão ou do seu monitor. Além disso, é proibido o uso de toalhas de papel, papel higiênico ou mesmo camisetas. Com eles você pode acabar riscando a tela, e aí não tem volta.

Existem panos de microfibra específicos pra eletrônicos, eu comprei até um importado que uso no meu tablet/iPAD, e nele no máximo um tico de nada de água, quando a sujeira não sai no seco (tem umas que grudam). Até hoje mesmo passados 3-4 anos a tela não apresenta sinais evidentes de desgaste.

Parece que pra circuitos eletrônicos usam álcool isopropílico, mas pra tela nem esse deve servir... então deixem esses sanitizadores bem longe, porque uma vez aplicados, lascou, eu já ia vender por quase nada esse LCD, agora com essas manchas desvalorizou 90% da mixaria que eu iria pegar.

E a mancha do centro da tela ficou mais evidente ainda, e não é só umas bolhinhas, é essa "Nuvem de Oort" que fica em volta deles... igualzinha a essa foto que postei antes, que tomou conta do monitor inteiro.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...