Ir ao conteúdo

Crontab não da echo de script

Ir à solução Resolvido por MINEMAM_BR,

Posts recomendados

Postado

Ola galera...

Estou com um problema aqui:

tenho 1 script:

#!/bin/bash
echo "DATA - " `date "+%d/%m/%y - %T"` >> logs.txt
echo "CPU e GPU" >> logs.txt
echo `sensors` >> logs.txt
echo "Temp HDS" >> logs.txt
echo `hddtemp /dev/sda` >> logs.txt
echo `hddtemp /dev/sdb` >> logs.txt
echo `hddtemp /dev/sdc` >> logs.txt
echo `hddtemp /dev/sdd` >> logs.txt

Quando executo ele com ./tp.sh e depois leio o arquivo logs.txt, toda a saída está perfeita...

Quando ele executa pelo crontab, as ultimas 5 linhas saem em branco ... ( echo `hddtemp /dev/sda` >> logs.txt)

O que já tentei: 

Já criei variáveis e passei estes comandos como valores para imprimir as variáveis diretamente...NADA

Já criei alias destes comandos pelo .bashrc e tentei imprimir... NADA

De tudo o que foi testado, quando executo manualmente (./tp.sh) o comando funciona e escreve no arquivo do jeitim que eu preciso, mas com o crontab, fica em branco...

SAÍDA do comando (rodando manualmente)

DATA -  25/06/21 - 01:49:21
CPU e GPU
amdgpu-pci-0300 Adapter: PCI adapter vddgfx: +0.69 V fan1: N/A (min = 0 RPM, max = 6900 RPM) edge: +28.0°C (crit = +97.0°C, hyst = -273.1°C) power1: 4.02 W (cap = 35.00 W) coretemp-isa-0000 Adapter: ISA adapter Package id 0: +30.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 0
: +27.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 1: +29.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 2: +30.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 3: +27.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 4: +30.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 5: +29.0°C (high = +74.0°C,
crit = +84.0°C)
Temp HDS
/dev/sda: Seagate BarraCuda Q1 SSDZ 2A04VC0100 1 �: 33°C
/dev/sdb: ST8000DM004-2CX188: 35°C
/dev/sdc: WDC WD60EZRZ-00GZ5B1: 31°C
/dev/sdd: KINGSTON SUV400S37120G: 31°C

SAÍDA do comando (rodando crontab)

DATA -  25/06/21 - 01:49:21
CPU e GPU
amdgpu-pci-0300 Adapter: PCI adapter vddgfx: +0.69 V fan1: N/A (min = 0 RPM, max = 6900 RPM) edge: +28.0°C (crit = +97.0°C, hyst = -273.1°C) power1: 4.02 W (cap = 35.00 W) coretemp-isa-0000 Adapter: ISA adapter Package id 0: +30.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 0
: +27.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 1: +29.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 2: +30.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 3: +27.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 4: +30.0°C (high = +74.0°C, crit = +84.0°C) Core 5: +29.0°C (high = +74.0°C,
crit = +84.0°C)
Temp HDS

arquivo crontab:

# Edit this file to introduce tasks to be run by cron.
#  
# Each task to run has to be defined through a single line
# indicating with different fields when the task will be run
# and what command to run for the task
#  
# To define the time you can provide concrete values for
# minute (m), hour (h), day of month (dom), month (mon),
# and day of week (dow) or use '*' in these fields (for 'any').
#  
# Notice that tasks will be started based on the cron's system
# daemon's notion of time and timezones.
#  
# Output of the crontab jobs (including errors) is sent through
# email to the user the crontab file belongs to (unless redirected).
#  
# For example, you can run a backup of all your user accounts
# at 5 a.m every week with:
# 0 5 * * 1 tar -zcf /var/backups/home.tgz /home/
#  
# For more information see the manual pages of crontab(5) and cron(8)
#  
# m h  dom mon dow   command
* * * * * /root/tp.sh

(ja tentei:

* * * * * root ./tp.sh

* * * * * ./tp.sh

* * * * * /root/tp.sh

e nada... sempre o mesmo resultado)

detalhes: logado como root, e caminho dos 2 arquivos /root/tp.sh e /root/logs.txt

Esta maquina não tem outro usuário. Esta maquina esta rodando proxmox. 

Até dois dias funcionava... não sei o que modifiquei, e não consigo encontrar meu erro!!!

Muito obrigado pela ajuda !!!

Postado

@MINEMAM_BR testei aqui. o que acontece e que quando coloco "* * * * * root /root/hd.sh" no crontab, ele simplesmente não roda !!!

ele simplesmente não executa o script... lembrando que estou logado como root

• Solução
Postado

@lggarcia Veja se as suas regras estão ativas:

$ crontab -l

Se não estiver, adicione a sua segra no arquivo "/etc/crontab" depois rode o comando:

$ crontab /etc/crontab

E verifique se foi:

$ crontab -l

Postado

@MINEMAM_BR fiz isso... mesmo assim não roda! Se eu comocar "root /root/hd.sh" não roda...mesmo editando /etc/crontab

Agora, se colocar "/root/hd.sh" roda, mas no comando "hddtemp /dev/sda/" sai em branco... todo o resto do script funciona, menos o hddtemp... e se rodar manualmente,  funciona perfeitamente 

@MINEMAM_BR deu certo... é q quando dei o comando "crontab /etc/crontab" ele zerou o arquivo. Adicionei d novo o script e agora roda... muito obrigado! 

• Haha 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Mas o que é esse primeiro root depois dos "*" da crontab? É um comando chamado root?

Nunca edite os arquivos da crontab diretamente, se tiver algum erro de sintaxe sua crontab pára de funcionar. Use sempre crontab -e para editar a crontab, usando o usuário cuja crontab você quer editar.

Quando eu quero saber a saída de algum comando da crontab, eu redireciono a saída do próprio comando da crontab, e não dentro do script. No script deve-se também usar o caminho absoluto para as saídas, e não deixar apenas o nome do arquivo sem o caminho completo.

• 3 semanas depois...
Postado

@Denis Bopp sim sim ...

nesse caso me referia ao echo dentro do arquivo q ele deveria escrever... 

obrigado pela ajuda!

@Marco Tada é para que o comando rode como usuario ROOT e não com o usuario logado...

entao, eu sei q o crontab quando executa não "da saida" dos comandos... mas estes echos de la deveriam escrever 1 arquivo... e quando rodava o o script manualmente com esse echo, funcionava perfeitamente... mas quando rodava ele com o crontab, não escrevia corretamente as saidas no arquivo...
obrigado pela ajuda!

mesmo assim, foi resolvido e agora  funciona... 

muito obrigado pela ajuda de todos... 

@Marco Tada PS: pelos meus testes, não deveria ser ROOT depois dos "*" do crontab, e sim SUDO... (minusculo, claro...)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!