Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos,

Me chamo Gustavo e atualmente tenho um PC com uma GeForce GTX 750 Ti 2gb, e um processador i3-4170 com 8b de ram DD3 (placa de mãe antiga, não suporta mais RAM), ao jogar alguns jogos sinto o meu processador gargalando a placa de vídeo conforme anexo, processador trabalhando em 100% e a placa de video em 50/60%, gostaria de fazer um upgrade de Processador para o i5 10400F e mudança de placa-mãe adquirindo também mais 16gb de RAM DDR4, porém tenho receio de que eu não consiga ver mudança alguma com o gargalo se localizando na placa de vídeo após essa mudança, atualmente sem poder aquisitivo para uma placa de vídeo gostaria de saber se esse upgrade vai de fato me dar algum retorno ou apenas desperdício de dinheiro sem a placa de vídeo apropriada.

image.png

Postado
17 minutos atrás, Gustavo Moreno disse:

Boa tarde a todos,

Me chamo Gustavo e atualmente tenho um PC com uma GeForce GTX 750 Ti 2gb, e um processador i3-4170 com 8b de ram DD3 (placa de mãe antiga, não suporta mais RAM), ao jogar alguns jogos sinto o meu processador gargalando a placa de vídeo conforme anexo, processador trabalhando em 100% e a placa de video em 50/60%

Ao dar Alt+Tab no jogo, automaticamente ele deixa de ser renderizado pela placa de vídeo, logo a utilização vai mesmo cair, pra ter certeza do nível de uso é preciso usar uma aplicação de monitoramento dentro do jogo como MSI Aftherburner.

Teoricamente não existe gargalo nesse kit, é um processador de entrada com uma placa igualmente de entrada, o que pode estar havendo ai seja uma falta de gerenciamento de disponibilidade de recursos.

Diga por favor qual jogo você mais joga, qual a resolução e filtros gráficos e qual a taxa de FPS obtida.

22 minutos atrás, Gustavo Moreno disse:

Gostaria de fazer um upgrade de Processador para o i5 10400F e mudança de placa-mãe adquirindo também mais 16gb de RAM DDR4, porém tenho receio de que eu não consiga ver mudança alguma com o gargalo se localizando na placa de vídeo após essa mudança

Com certeza seria um upgrade gigantesco, estaria saindo de um processador 2/4 (2 núcleos 4 threads) lançado a quase 1 década para um 6/12 atual, seria como deixar um fusquinha e pega uma ferrari, porém isso não necessariamente quer dizer que você terá mais FPS nos seus jogos.

É importante ter em mente que "GARGALO" existe em qualquer configuração, porém porque há gargalo não quer dizer que haja perda de desempenho. Neste cenário hipotético colocando um i5 10400F com uma Gtx 750 você terá um gargalo imenso, porém isso não te atrapalha a jogar, pois a limitação é a placa de vídeo.
Responda por favor o questionário anterior para que possamos ter uma real noção da sua necessidade e te passar qual o melhor caminho a seguir.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...