Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Por causa desse novo Windows 11, vejo um monte de gente falando do TPM 2.0. Pelo o que eu entendi é um chip de criptografia que guarda informações com segurança.

O problema é que eu não vi ninguém falando se dá problema ou não ativar isso e eu desconheço isso.

Minha placa-mãe tem a opção de ativar o TPM "PTT", mas não sei se ativar pode ocasionar em algum problema. Se está desativado deve ser por um motivo não é?

Quando eu tento ativar o PTT, aparece a seguinte mensagem:

"Observe que quando a chave de recuperação é perdida ou quando o chip ROM do BIOS é substituído, o sistema não inicializa no sistema operacional e os dados permanecem criptografados e não podem ser restaurados."
    - BIOS placa-mãe ASUS H370-Plus

Sei lá que é a chave de recuperação, talvez seja a key do Windows e sei lá também o que é essa tal de chip ROM.

Alguém sabe dizer se ativar pode dar algum problema?

Postado
15 minutos atrás, Esraeu disse:

sei lá também o que é essa tal de chip ROM.

Esse deve ser falando sobre o chip da BIOS.

15 minutos atrás, Esraeu disse:

quando o chip ROM do BIOS é substituído

O chip da BIOS é um tipo de memória ROM também, se não me engano.

Espero não estar falando besteira sobre isso, e foi o único ponto que me arrisquei em tentar dizer algo.

Postado

@EsraeuO TPM (modulo de plataforma confiável) é um chip na placa-mãe tem a função de guardar uma chave de criptografia e um certificado de segurança, logo na inicialização esse chip consegue autenticar o BIOS antes do mesmo rodar e o também autentica o  boot loader usando o certificado de segurança

O Windows também vai criptografar todo seu HD com a chave do chip TPM, e com o certificado de segurança o TPM autentica o boot loader, que é o programa que vai carregar o sistema operacional, a vantagem desse sistema é que fica muito difícil pra um malware alterar o boot loader pra se auto carregar antes do windows, ou um malware se instalar no próprio BIOS, modificar o BIOS...

A desvantagem é que se der pau na placa-mãe, ou no chip TPM seus dados no HD/SSD ficam criptografados e inacessíveis, e seu windows não vai mais dar boot, mesmo que você coloque o HD em outro PC não vai ter como recuperar seus arquivos, e se você desativar o TPM depois de instalar o windows o sistema não vai mais carregar.

Postado

@F4b10 Essa parada do TPM afeta todos os armazenamentos do PC? Por exemplo, eu tenho 2 SSDs, um deles o Windows está instalado, o outro eu deixo backup de fotos e etc, se der pau na placa-mãe eu vou perder os arquivos nos dois discos rígidos?

Entendo que se der problema na placa-mãe os arquivos do SSD não serão mais acessíveis, só que o SSD se perde por completo? Tipo, dá pra formatar ele e reutiliza-lo depois?

Você fala também:

Citação

e se você desativar o TPM depois de instalar o windows o sistema não vai mais carregar.

Eu tenho Windows agora e o TPM está desativado, aí eu ativo e inicio o Windows. Se eu ir na BIOS e desativar depois o Windows não vai funcionar?

Hmm essa parada do TPM 2.0 me parece bastante arriscado :/

Postado

@Esraeu Por padrão o windows ativa o bit locker na instalação quando detecta um modulo TPM e já criptografa todos os discos/SSDs que estão na maquina, acredito que o windows 11 vai manter isso, a parada da criptografia em nada afeta o HD ou SSD, só os dados que ficam inacessíveis, da pra formatar e usar o HD/SSD normalmente...

A criptografia é feita no momento que o windows é instalado, se ativar o TPM depois o HD só vai ser criptografado se você ativar também o bit locker, porém pelo que estão falando o windows 11 final só vai funcionar com o TPM e o secure boot ativado...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...