Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não dá vídeo após troca de placa-mãe


Ir à solução Resolvido por ksio89,

Posts recomendados

Olá colegas do fórum. Recentemente acionei a garantia de uma B450 Aorus M por causa de um defeito nas portas USB. Pois bem, recebi a nova placa-mãe do RMA da Kabum hoje, montei todo o PC mas após ligar simplesmente não gera vídeo.

O speaker não bipa, o led de diagnóstico DRAM fica aceso o tempo todo e momentaneamente acende o led da CPU e alterna de volta para o da DRAM, conforme o vídeo que gravei. Além disso, a máquina não desliga ao segurar o botão de energia do gabinete, obrigando a desligar no interruptor da fonte.

Antes da substituição, ambas as peças (CPU e RAM) estavam funcionando normalmente na placa-mãe, e durante a montagem tenho absoluta certeza que não entortei nenhum pino do processador (Ryzen 5 1600AF) e não deixei cair nada no soquete que pudesse gerar mau contato. Pasta térmica bem aplicada, cooler bem fixado, mas não acho que haja relação.

Já tirei a bateria por 5 minutos pra resetar a BIOS, limpei os contatos das memórias com isopropanol, passei borracha branca nos contatos, alternei os módulos em slots, testando com apenas um de cada vez, mas nada de dar vídeo.

Será que veio uma placa-mãe com BIOS atualizada e incompatível com o processador? Ainda não consegui arranjar com algum conhecido memória ou processador para teste, mas não acho que estejam com defeito.

Estou arrasado aqui porque esperei exatas 3 semanas entre enviar a placa-mãe e receber uma nova, e quando chega não liga, complicado. Se não consegui outra CPU e/ou memória para teste, devo enviar o processador junto com a placa para a Kabum, já que ambos foram comprados lá?

 

 

 

Configuração do PC:


CPU: Ryzen 5 1600AF

cooler: Deepcool Gammaxx 400 V2

placa-mãe: B450 Aorus M
GPU: PowerColor RX 5500 XT

RAM: 2X8GB DDR4 XPG Z1 3200MHz

fonte: Gamemax GM650

SSD: XPG S41 Gammix 512 GB M.2 NVMe

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, ksio89 disse:

Será que veio uma placa-mãe com BIOS atualizada e incompatível com o processador?

 

uma BIOS para deixar incompativel, não creio.. não faz o menor sentido.. se fosse uma placa-mãe da 1a geração com processador de 3a, 4a geração, poderia até fazer algum sentido pois algumas placas da 1.a geração dependendo do fabricante não suportam processadores de geracoes mais novas.. mas não o inverso

 

e uma placa com BIOS desatualizada tb não faz sentido pois o 1600 de acordo com o site da gigabyte é compativel desde a 1.a versão de BIOS lancada, ou seja, sempre foi compativel com a placa-mãe

 

você ja tentou ir colocando os hardwares aos poucos? tipo, liga so a placa-mãe sem nada, nem memorias, nem ssd, nem placa-mãe e observa se dá algum apito estranho.. depois vai adicionando cada item isoladamente pra ver se acontece algo diferente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

uma BIOS para deixar incompativel, não creio.. não faz o menor sentido.. se fosse uma placa-mãe da 1a geração com processador de 3a, 4a geração, poderia até fazer algum sentido pois algumas placas da 1.a geração dependendo do fabricante não suportam processadores de geracoes mais novas.. mas não o inverso

 

e uma placa com BIOS desatualizada tb não faz sentido pois o 1600 de acordo com o site da gigabyte é compativel desde a 1.a versão de BIOS lancada, ou seja, sempre foi compativel com a placa-mãe

 

você ja tentou ir colocando os hardwares aos poucos? tipo, liga so a placa-mãe sem nada, nem memorias, nem ssd, nem placa-mãe e observa se dá algum apito estranho.. depois vai adicionando cada item isoladamente pra ver se acontece algo diferente

 

 

Já tentei componente por componente, mesma coisa. Complicado, pode não ser BIOS, mas não vejo outro culpado a não ser a placa-mãe nova, pois a antiga estava funcionando perfeitamente. Inclusive já havia montado o processador duas vezes antes com ela, a primeira com o cooler stock, e a segunda com o da Deepcool.

 

Eu removi o cooler hoje para ver se não estava mal encaixado e ver se resolvia após reinstalar, mas como a pasta térmica que tinha aqui era antiga, acabou grudando no dissipador, tive que girar com cuidado a torre do cooler pra descolar, felizmente não danificou nada. Comprei uma pasta térmica nova e após chegar vou reinstalar o cooler stock por ser muito mais simples do que o Gammaxx, mas não creio que seja esse o problema, pois o Gammaxx estava muito bem fixado.

 

Estou pensando em ir a uma assistência técnica local e ver se tem memória DDR4 e placa-mãe AM4 para testar, infelizmente não encontrei nenhum conhecido que tivesse desktop com AM4 e DDR4, só Intel e/ou DDR3.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Resolvi o problema do PC não dar POST após a troca de placa-mãe, e acreditem, não tinha nada a ver com memória ou placa-mãe, o culpado era o cooler aftermarket (Gammaxx 400 V2), pois quando instalei o cooler stock, funcionou de boa.

 

Não cheguei a testar o cooler stock porque a pasta térmica que tinha aqui era velha (Akasa AK-450 comprada no final de 2014). Ao tentar remover o Gammax, a pasta ressecou com apenas 1 dia de uso e grudou como cola no dissipador, e mesmo usando a manha de girar o cooler aos poucos, quando removi o cooler, o processador veio junto, tranquei que não passava WiFi. Fiquei com tanto medo de ter danificado a CPU que não quis passar essa pasta de novo e comprei uma nova, mas inspecionei e não vi nenhum pino torto ou partido.

 

Achei que era algo relacionado à memória porque o led DRAM fica aceso o tempo todo, mas hoje fui em uma assistência técnica, instalaram o cooler stock (com nova pasta de prata) e testaram outro módulo de memória e deu vídeo normalmente, felizmente nada aconteceu com a CPU, pense num alívio. Depois testei os dois pentes meus e deu POST e bipou uma vez o speaker como esperado. Paguei 40 reais pelo serviço, o que achei bastante justo porque ainda aplicaram pasta térmica de qualidade.

 

Estou usando o cooler stock por enquanto, mas fiquei tão traumatizado que não sei se vou ter coragem de instalar o Gammaxx tão cedo, mesmo com a pasta nova. Não entendo o que fiz de errado durante a instalação dessa vez, pois já havia montado o Gammaxx assim que o comprei e funcionou normalmente. Me pergunto se não era relacionado à pasta térmica, que já estava velha, pois se foi erro de montagem, realmente eu não consigo imaginar em qual passo.

 

E vou fazer um desabafo aqui, depois de quase morrer do coração quando o processador saiu junto com o cooler,  eu preferiria que os pinos de soquete AMD fossem na placa-mãe, como é na Intel, e não no processador, pois o risco de danificar algum pino é menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!