Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um Acer Nitro 5 e nele já veio instalado o nitrosense e dentro do mesmo existe vários modos de utilização como focar para games, alterar o desempenho na tomada e fora dela, etc.

Quando jogo alguns games meu processador fica entre 88° e 92°C e minha GPU em média a 75°C, como se trata de um notebook penso que a temperatura seja grande mas há algo que eu possa fazer para poder diminuir?

OBS: suporte para notebook comprarei daqui um tempo. Dei uma olhada no nitrosense e percebi a função CoolBoost image.png.759fd2bcfebce75e600db9f10a484f1d.png, queria saber se essa função pode causar algum dano futuramente em meu notebook. Obrigado

OBS 2: ativei o CoolBoost e no mesmo jogo a temperatura da CPU que era em média de 91°C caiu para mais ou menos 86°C, por minha parte acho que é uma temperatura aceitável, mas eu queria saber mesmo se essa opção (CoolBoost) pode danificar com o tempo as ventoinhas, etc.

OBS 3: eu coloquei a saída de ar do notebook muito próxima de algumas coisas incluindo o carregador do próprio notebook, agora que afastei ele caíram uns 2/3 graus, o carregador esquentou bastante mas já retirei ele de lá. Será que pode ter causado algum problema no carregador?

Postado
7 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

OBS 2: ativei o CoolBoost e no mesmo jogo a temperatura da CPU que era em média de 91°C caiu para mais ou menos 86°C, por minha parte acho que é uma temperatura aceitável, mas eu queria saber mesmo se essa opção (CoolBoost) pode danificar com o tempo as ventoinhas, etc.

Não tem jeito, fans tem uma vida útil. Por bem ou por mal, uma hora vai morrer, a final é uma peça mecânica com rolamento e lubrificação; quanto mais for usada, mais próxima do fim ela fica. Por outro lado, o processador e o resto dos componentes esquentarem é um problema também.

A diferença é que é mais fácil só substituir um fan do que o notebook inteiro.

Postado

@Daniel Silva5 Primeiramente, adquira uma base de resfriamento (notepal) para seu notebook. Esta é uma ferramenta essencial para aumentar a vida útil dele. Além disso, jamais o utilize sobre o colo, sobre tecidos ou qualquer outra superfície que acumule calor ou previna a passagem de ar. O correto é sobre a mesa, se possível com o notepal. 

As temperaturas durante jogos podem ser reduzidas de diversas formas, mas a mais simples e objetiva é utilizar o Vsync, limitando o frame rate máximo a 30 ou 60 (dependendo do jogo) para garantir que o aparelho não vai se estressar para produzir mais frames desnecessariamente. Só isso já pode reduzir a temperatura de operação substancialmente dependendo do jogo. 

Observado tudo isso, configurar o nitrosense para aumentar a velocidade de operação das ventoinhas não faz mal algum. Vai reduzir a vida útil delas? Sim, mas não será uma redução de 10 anos para 3 de durabilidade, mas sim de 10 para 9, ou de 6 para 5, se muito. Você perderá de 10 a 20% de vida útil e isso ainda é melhor do que perder uma GPU ou CPU por superaquecimento, já que isso iria requerer a substituição do notebook inteiro na maioria dos casos. Lembre-se de que por mais que o fabricante declare que um componente suporta até uma certa temperatura não quer dizer que ele não terá sua vida útil reduzida significativamente ao rodar sempre no limite dessa temperatura ou próximo dele. Quanto melhor o arrefecimento mas ele vai durar, fato.

Postado

@Imakuni @WOZ Dods Amigos muito obrigado pela ajuda, mas queria saber se carregador pode ter sido danificado de alguma forma pois deixei ele na saída de ar do notebook (a um 1 dia mais ou menos deixei o carregador lá), bom ele não apresenta nenhum dano que eu possa perceber mas se puderem me confirmar algo eu agradeceria.

Valeu pela ajuda e pela paciência! :)

Postado
9 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

OBS 3: eu coloquei a saída de ar do notebook muito próxima de algumas coisas incluindo o carregador do próprio notebook, agora que afastei ele caíram uns 2/3 graus, o carregador esquentou bastante mas já retirei ele de lá. Será que pode ter causado algum problema no carregador?

Improvável, mas também impossível de dizer se não há qualquer sintoma.

Postado

@WOZ Dods  fiz um teste no Rocket League com o Vsync ativado e cravado em 144fps (a tela do notebook tem 144hz) e as temperaturas diminuíram (CPU: em média a 80 graus) e (GPU: em média a 70 graus), em sua opinião são temperaturas "aceitáveis"?

Obrigado

Postado

@Daniel Silva5 Costumo preferir os da Cooler Master, Thermaltake e outras marcas grandes. Entenda que esses notepal são todos bem frágeis e naturalmente pouco duráveis. O que dei para minha esposa por último foi o que mais durou até agora, mas ela está com o notebook sem uso constante já fazem muitos meses por causa do home office. O modelo dessa base é Deepcool N1 e custava na época 75 reais, isso em 2019.

@Daniel Silva5 Eu ainda reduziria para 60 FPS (ou 75 se for o caso) a menos que estivesse jogando jogos competitivos.

80° é temperatura de throttling, então sua CPU já vai estar perdendo desempenho só para não fritar. 70° é "menos pior", mas se quiser que seu equipamento dure bastante então mire em 60° ou menos.

Clientes meus que gostam de jogos em notebook (eu pessoalmente prefiro e indico desktop sempre) muitas vezes vem me procurar com o notebook morrendo por não terem seguido minhas instruções de como preservá-lo. Teve um que me lembro que ou jogava ou assistia vídeos basicamente o dia todo. O note durou apenas dois anos com esse ritmo de uso e quando queimou perdeu direto a GPU, que na época não tinha reparo.

Postado

@WOZ Dods Fiz com  Vsync ligado e fps cavado em 60, as temperaturas ficaram (CPU: em média 60 graus caindo para 56 e subindo para 66) e (GPU: em média a 45/50 graus) isso sem o notepal, ser[a que com ele consigo manter isso a 144 fps?

Obrigado

OBS: deixei os coolers mais ou menos assim: image.thumb.png.45665ca6d14fe26f02316bf8ac536737.png

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, Daniel Silva5 disse:

Fiz com  Vsync ligado e fps cavado em 60, as temperaturas ficaram (CPU: em média 60 graus caindo para 56 e subindo para 66) e (GPU: em média a 45/50 graus) isso sem o notepal, ser[a que com ele consigo manter isso a 144 fps?

Dependendo do jogo sim, mas nesse jogo que testou certamente não. O notepal melhora a ventilação, renovando o ar frio sob o notebook e evitando que ele sugue ar quente. Ajuda muito, mas não faz milagre. Provavelmente verá uma queda na temperatura de até 5° sob stress.

Se achar algum notepal de boa marca com mais ventoinhas e maior velocidade das mesmas, aí sim terá um ganho maior. O que falei que indico, o Deepcool N1, é projetado para rodar em baixas rotações para não incomodar o usuário. 

Postado

@WOZ Dods entendi, eu dei uma improvisada (gambiarra kkkkk) e dei um jeito de levantar um pouco o notebook e a temperatura da CPU caiu para em média 45 graus nos mesmos 60fps

uma pergunta, deixar os fans daquela forma vai diminuir muito a vida útil ou vai ser como você mesmo falou "de 10 anos para 9 anos"

Valeu

• Curtir 1
Postado

@Daniel Silva5 Nesse caso o notepal realmente vai fazer milagre. Tem alguns modelos de notebook que tem pouco clearance embaixo mesmo, aí ele esquenta a mesa e fica sugando ar quente dela. Bom que você já sacou. Talvez ter duas barras para colocar uma de cada lado dele já te ajude por enquanto.

Postado

@WOZ Dods u coloquei aquelas canaletas de fiação kkkkk, eu pegou de fora a fora do notebook, fiz um teste rodando com Vsync e com 144fps cravado e a CPU ficou em média a 70 graus descendo para 68 e as vezes subindo para 81, mas ainda acho que vou cravar em uma taxa um pouco menos, talvez a 90 ou 120 fps, e sobre as fans posso deixar elas assim mesmo ou é melhor diminuir o rpm?

@WOZ Dods fiz um teste em 120fps e bateu (66 graus na CPU) e (60 graus na GPU), você acha uma boa temperatura ou não, pois 120 fps para mim já é ótimo para jogar

• Curtir 1
Postado

@Daniel Silva5 Cara, eu gosto dos meus equipamentos durando anos a fio sem falharem, então sou suspeito para te dar opinião. Tente apenas conciliar o que você considera ideal e o que é bom para você. Só te aviso que se você não pode repor um notebook de um dia pro outro quando ele falhar então sua prioridade deveria ser durabilidade sobretudo. Eu posso substituir meu PC no dia que ele falhar, mas isso para mim seria um prejuízo muito maior que o custo dele já que dependo dele para trabalhar e o tempo que gastaria montando um novo também me seria um grande prejuízo. 

Só te falo que da próxima vez que for investir em PC, pense em desktop para games. Tem desempenho maior, dura mais, aquece menos, falha menos, etc.

Postado

@WOZ Dods Entendo, pensei muito antes de investir mas o notebook foi por conta da mobilidade, pois quero que dure até a faculdade, etc.

Acho que no Rocket League vou manter os 120fps com a temperatura da CPU em média a 66 graus

Vou pesquisar um modelo de notepal com pelo mens 5 fans pois pretendo usar ele com uma fonte de celular 5v para liberar portas USB.

Mas muito obrigado mesmo pelas dicas e pela atenção

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Daniel Silva5 disse:

Vou pesquisar um modelo de notepal com pelo mens 5 fans pois pretendo usar ele com uma fonte de celular 5v para liberar portas USB.

Procure um modelo com HUB USB integrado, será melhor para ti. Não preocupe tanto com números inflados de ventoinhas, preocupe mais com a durabilidade. Cooler Master, Thermaltake, Deepcool são excelentes marcas. Antigamente tinha um Akasa com HUB integrado que era feito de alumínio, simplesmente perfeito, mas faz muito tempo que não o vejo no mercado (anos).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!