Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá eu montei um PC, placa-mãe asus prime z590m-plus, i7-11700K, cooler master masterliquid ML120L, fonte cooler master 600w, gabinete lian li lancool 2 mesh, ssd wd black, minhas memórias ram ainda não chegaram, montei todo PC, so as fan do gabinete e o water cooler funcionam, botão de reset, botão de ligar, os usb da placa-mãe e do gabinete não funcionam 

Postado
1 hora atrás, Matheus Quinaud disse:

so as fan do gabinete e o water cooler funcionam

Coloco PC na tomada, clico no botão de ligar ele liga,mas n desliga mais, botão de reset também n funciona, USBs não funcionam, ubs tipo-c carrega meu cell mas fica conectando e desconectando

Postado
6 horas atrás, MS-DOS power shell disse:

A memória RAM é essencial para o funcionamento do computador, é como se você ligasse um PC sem o processador, não 

Perguntei pra uns técnicos eles disseram que passa energia pela placa e liga as ventoinhas mas a placa n consegue liga os usb por isso o teclado n liga, vou esperar chega para ver se funciona 

• Moderador
Postado

@Matheus Quinaud A placa-mãe possui um sistema chamado POST (Power-On Self Test), que é responsável pela análise da integridade do hardware durante a inicialização, e se tudo estiver OK no teste (que é executado de maneira rápida), ai sim os periféricos são ligados e o processo de BOOT (carregamento do sistema operacional) inicia. Para que o POST seja bem sucedido, os componentes mínimos necessários são: fonte, placa-mãe, processador e memória RAM, o resto é "opcional" (não é necessário para que o POST seja executado). Sem esses 4 componentes, obviamente que o computador não irá funcionar, muito menos as portas USB.

Postado
16 minutos atrás, GabrielLV disse:

Sem esses 4 componentes, obviamente que o computador não irá funcionar, muito menos as portas USB.

Ah sim, faz total sentido, mas porque o celular carrega? Coloco no usb-c e mostra que fica carregando e parando de carregar toda hora

• Moderador
Postado

@Matheus Quinaud Porque a corrente elétrica está sendo transmitida pelos cabos, afinal, o PC está ligado, mas as funcionalidades (ler e/ou gravar os dados de um dispositivo USB) vão ficar desativadas pois só serão habilitadas após a conclusão do POST, o que não vai acontecer já que o PC está sem memória RAM.

Postado
4 minutos atrás, GabrielLV disse:

Porque a corrente elétrica está sendo transmitida pelos cabos, afinal, o PC está ligado, mas as funcionalidades (ler e/ou gravar os dados de um dispositivo USB) vão ficar desativadas pois só serão habilitadas após a conclusão do POST, o que não vai acontecer já que o PC está sem memória RAM.

beleza vou espera chega e testa qualquer coisa volto aqui e te chamo, so uma pergunta fora de contexto, você sabe se o gabinete lian li lancool 2 mesh, vem sem entrada ubs-c? porque tem o espaço do tipo c mais n tem nd naquele espaço, e no manual ta (opcional)

Postado
agora, GabrielLV disse:

Gabinetes não são a minha praia, então recomendo que abra um tópico no setor gabinetes para que o pessoal ali lhe auxilie melhor neste caso:

beleza mano, memória deve chegar terça que vem, te chamo aq se tiver b.o, se n aparecer e porque n teve, int ja deixo o meu muito obrigado 

25 minutos atrás, GabrielLV disse:

fonte, placa-mãe, processador e memória RAM

Não precisa de ssd ou hd?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
8 minutos atrás, Matheus Quinaud disse:

Não precisa de ssd ou hd?

Precisa para iniciar o processo de BOOT (carregamento do Sistema Operacional), mas não são necessários para o POST. Um PC com fonte, placa-mãe, processador, e memória RAM irá iniciar diretamente na tela do setup (configurações do BIOS/UEFI).

Resumindo:

O PC precisa de energia para ligar (obviamente) > Assim que a energia é fornecida, é iniciado o POST > Concluído o POST, ele irá carregar os arquivos de inicialização do Sistema Operacional (caso existam), do contrário, ele irá cair na tela do setup (configurações do BIOS/UEFI).

Energia > POST > BOOT.

Postado
1 minuto atrás, GabrielLV disse:

Precisa para iniciar o processo de BOOT (carregamento do Sistema Operacional), mas não são necessários para o POST

Ah ss mano, valeu ajudo muito, eu fiquei preocupado porque as ventoinhas funcionam, ate ai eu também achei q era so energia, mas quando clico no botao de troca de cor elas trocam, ai eu pensei a placa-mãe ta trocando as cores int ela ta funcionam e o resto n, fiz *****

• Moderador
Postado
2 minutos atrás, Matheus Quinaud disse:

Ah ss mano, valeu ajudo muito, eu fiquei preocupado porque as ventoinhas funcionam

As ventoinhas funcionam pois elas precisam somente de energia para funcionar (o que já está sendo fornecido, afinal, o PC está ligado). Mas não será possível gerencia-las via software pois, novamente, o PC está sem memória RAM, logo o POST não será concluído e nem sequer será possível iniciar o BOOT. O único jeito de gerenciar as ventoinhas nesse caso é por algum aparelho externo, no caso, um controlador de FAN ou por algum botão no próprio gabinete.

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, GabrielLV disse:

O único jeito de gerenciar as ventoinhas nesse caso é por algum aparelho externo, no caso, um controlador de FAN ou por algum botão no próprio gabinete.

Ah ss, o controlador funciona sem precisar da placa-mãe? Esquece kkk você ja me explico to sendo chato ja, te fazendo de professor kkk  valeu mano

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...