Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar um computador ou comprar um pronto e ir aprimorando?


Ir à solução Resolvido por RaposaFeroz,

Posts recomendados

Sou novo aqui no forum, então perdoem se esse tópico já tiver sido abordado outras vezes, mas realmente preciso tirar essa dúvida.

 

Estou realmente querendo ter um computador melhor recentemente, ficar com um notebook fraco I3 de 4GB de ram tá enchendo minha paciência, mas estou em dúvida se compro um computador já com todas as peças e vou aprimorando com o tempo ou se vou comprando todas as peças pra montar eu mesmo com o tempo.

 

Eu ouço muito dizer que comprar um computador peça por peça e ir montando, se feito corretamente, é bem mais barato. Porém, as peças boas assim que vi custam em torno de 600 reais ou porai, e se cada periférico for assim, realmente não vou conseguir pagar por tudo mesmo parcelado, já que ainda não tenho uma fonte de renda tão confiável e tenho pouco dinheiro. Na minha opinião parece mais esperto comprar um mediano pronto que pelo menos não trave a cada coisa que abro, e ir aprimorando com peças novas com o tempo, mas eu tenho pouca experiência sobre tudo isso, sou praticamente novo no mundo da manutenção, então quis saber a opinião de vocês. Caso seja útil, eu uso o computador principalmente para jogos de todos os tipos e navegar na internet.

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@armarium Depende muito do total que você tem disponível hoje para adquirir um PC novo e também, depende muito do notebook que você tem hoje, pois se o processador dele for razoável, o problema com "travamentos" pode ser apenas memória RAM (navegadores de internet) ou placa de vídeo (jogos).

No caso da RAM é mais fácil resolver pois quase todos os notebooks vem com slot extra para acrescentar mais memória (DDR3+).

Já a placa de vídeo pode ser mais complicado resolver devido a maioria dos notebooks vir com a GPU integrada a placa-mãe.

 

Seria interessante você nos informar os dados completos do seu notebook e qual seria seu limite orçamentário hoje para uma possível compra de peças.

 

Observação: Salvo raras exceções, comprar peça por peça é mais vantajoso devido a permitir que se otimize as peças do conjunto inteiro dentro do valor desejado. (o que não ocorre em PCs prontos onde em sua maioria vem com fonte genérica, placa-mãe de entrada de péssima qualidade, gabinete ruim, 1 pente de RAM apenas (salvo exceções) e por muitas vezes sem placa de vídeo offboard decente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz @Tavaares00 Eu não tenho tanto dinheiro, tô economizando há um bom tempo e por enquanto tenho pouco mais de mil disponível pra comprar, mas tô disposto a dar de entrada e pagar o resto parcelado. Não precisa ser algo muito bonito ou com led nem nada, só um computador bom de se usar para jogos, prático, em torno da faixa dos R$ 3.000 ou 3.500 (se sequer existir).

 

Eu quero comprar mais um computador desktop novo mesmo, por algumas razões. Primeiro, que o computador que eu uso é da minha família, não meu, por isso tenho economizado para ter um pra mim. Segundo, tenho pouca experiência em manutenção, mas nunca toquei nas peças de um notebook, e pelo que vi, parece muito mais complicado de manter do que um desktop.

 

Se fosse por mim até compraria peças separadas, mas tô recebendo ajuda da família para isso, e eles não aprovam ficar comprando peças separadas de diferentes sites porque iria sair muito caro. De fato eu tô ciente do que os computadores prontos eles botam qualquer coisinha pra vender rápido ali e pronto, mas acho que não tenho muitas opções.

 

Meu notebook atual é um Lenovo Ideapad (esqueci o número), apenas consegui descobrir essas informações abaixo no que olhei aqui.

Processador: Intel(R) Core(TM) i3-7020U CPU @ 2.30GHz   2.30 GHz
RAM instalada: 4,00 GB (olhei aqui e não consegui descobrir qual é o DDR ou a marca.)

HD: 1TB

SO: Windows 10 Home

 

Precisar de mais alguma coisa, só pedir. Agradeço a ajuda desde já. (E perdão se tiver ficado muito grande).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@armarium Para ter informações mais precisas sobre as peças do seu notebook, baixe e instale o CPU-Z e o GPU-Z, porém como você mencionou que o notebook não é seu, não terá muita relevância essas informações.

 

com R$: 3500 parcelado ficamos um pouco limitado com relação as peças pois a vista se consegue um desconto de 15% em média nas peças o que em valores mais altos dá uma boa diferença no valor final, mas eis o que eu sugeriria dentro desse valor:

 

Kit Atlhon 3000G + MSI A320M-A PRO MAX - R$: 789 (VGA RX Vega 3 incluso) ou Ryzen 5 1600 AF e Gigabyte GA-A320M-S2H - R$: 1210  (A vista apenas)

2x RAM DDR4 Geil Orion 8GB - R$: 500 (podendo ficar apenas com 1 pente de RAM se o orçamento apertar)

VGA Gainward GT 1030 - R$: 739 (podendo ficar com a RX vega 3 apenas se o orçamento apertar - mas a diferença em jogos vai ser grande)

HD 1TB Toshiba - R$: 300

Fonte Redragon RGPS 500w - R$: 306

Gabinete Silverstone Fara B1 - R$: 269 (Já vem com 1 fan traseiro incluso)

Pasta térmica Deepcool Z5 - R$: 30 (recomendável)

Cooler Processador Deepcool Gammaxx 400 V2 - R$: 122 (recomendável)

 

Total: R$: 3055 + frete (A vista - Terabyte) ou R$: 3515 + frete (parcelado - Terabyte)

Total-2: R$: 3476 + fretes (A vista - Kabum + Terabyte)

 

Observação:

1- Se conseguir localizar um kit Upgrade com i3 10100f + placa-mãe H410 por menos de R$: 1100 ou comprar um Ryzen 5 1600 AF da kabum + placa-mãe A320 (sugerido no orçamento) que sairia algo próximo dos R$: 1200, seria mais vantagem (desempenho) porém aumentaria consideravelmente o valor do setup, pagando a vista e economizando em alguns componentes como o air cooler e memória (1 pente) seria possível encaixar dentro dos R$: 3500 (exemplo seria comprar de 2 lojas, pois na terabyte esse kit com i3 sairia por mais de R$: 1300)

 

2- Indicação do air cooler é devido a você conseguir aproveita-lo em qualquer processador futuro e ter mais vantagens na utilização dele se comparado ao cooler box que vem com o processador, aumentando a sua longevidade.

 

3- Sobre montar o computador peça a peça é bem tranquilo se você o fizer com calma e paciência, existem muitos tutoriais na internet que auxiliam com dicas de montagens e não sai mais caro do que comprar pronto, como dito anteriormente, sabendo comprar você tem uma boa economia no conjunto.

 

4-  Se precisar de teclado, mouse, monitor e headset aí precisaríamos ajustar o setup. (mas aumentaria por cima mais R$: 800)

 

Abraços o/

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz Dei uma olhada no que você me recomendou, parece um setup realmente sólido, gostei bastante. Vou dar uma pensada aqui, conversar com parentes e ver no que dá, já que eles ainda tão relutantes em comprar na internet e sugeriram eu juntar mais dinheiro pra parcela não sair tão cara, só espero que não fique tão mais caro até lá, mas por enquanto tá por um preço interessante á vista com uma RAM á menos e a primeira opção com o Athlon (2800).

 

Mas você me ajudou imensamente, eu não fazia ideia de como montar um computador assim sozinho, pois do que eu sei tem toda uma burocracia de que você precisa arranjar peças equilibradas para uma peça conseguir acompanhar a potência e velocidade da outra, então tava bem inseguro em relação a isso, agora tenho pelo menos uma noção.

 

Quanto á periféricos, a única coisa que eu provavelmente precisaria seriam monitor e teclado, mas não sou muito exigente em relação á isso. Tendo um PC que seja bom assim, tô satisfeito com o teclado vendido ali por 30 na esquina kkk (Monitor que custaria mais, mas isso seria outra história)

 

Agradeço imensamente, abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@armarium Não por isso meu caro, fico feliz em poder ajudar... muito tempo atrás já fui ajudado também, fiquei mais de 40 dias estudando hardware para poder entender as novas tecnologias (vantagens e desvantagens) melhor custo / benefício (dentro do orçamento) e me lembro da alegria de fazer o unboxing e montar o PC e liga-lo pela primeira vez e depois jogar o bom e velho Mass Effect 2. (primeiro game triple A que joguei no PC)

Foi uma experiência impagável e hoje (assim como naquele tempo após comprar o meu primeiro setup) ajudo por gostar de proporcionar essa mesma alegria aqueles que buscam realizar o mesmo sonho e passar pela mesma experiência que passei^^ (mesmo hoje não sendo o melhor momento para isso)

 

Sobre o kit teclado + mouse + mousepad, realmente concordo com você, para a primeira experiência um kit básico já atende, na internet tem algumas opções por 50 reais (mouse e teclado).

Mousepad razoável costuma sair por volta de 20 a 40 reais (recomendo usar se você gostar de FPS) e monitor se tiveres uma TV sobrando em casa com porta HDMI já serviria, caso contrário, na internet um monitor de 21,5 pol. está na casa dos 500 a 700 reais.

Headset básico sai por volta de 40 a 80 reais (não recomendo caixa de som, (questão de privacidade) mas se tiveres em casa esses modelos bluethoot / USB também serviriam (para não haver mais gastos))

 

Forte abraço e boa sorte o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz Cara, nem me fala, a sensação de você montar algo que você comprou com seu dinheiro deve ser inigualável. Eu quando vi as configurações e o preço até que bom, já fiquei animadasso pra comprar e ter isso, mas fui dito pra ter paciência kkkkk. De fato, ter mais dinheiro vai facilitar bastante nas parcelas, fazer o quê.

 

Bem, acho que a coisa que realmente preciso mesmo fora isso seria monitor mesmo, de resto com isso tudo já me sinto satisfeito. Qualquer coisa no futuro daria um upgrade quem sabe. Mas bem, agradeço aí por tudo, força pra que os momentos melhorem pra você cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!