Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, antes de comprar a placa estou pesquisando sobre fonte.

Minha config:

R3 3100

B450 Aorus Elite V2

2x 8gb 3000mhz

SSD e HD

e 3 fans de 120mm

Nada com OC, tudo de fábrica 

Minha fonte é uma Corsair CX 430, com uma RX 460 4gb. 

Estou querendo pegar um RTX 2060, mas não sei se a cx430 aguenta essa placa de boa, a fonte ta funcionando tudo certinho, só que tem uns bons anos de uso.

• Membro VIP
Postado

Há um abismo monstruoso entre "suportar" e o "fabricante recomenda". O fabricante recomenda uma fonte de 650W para os setups extremos, jogando margem alta ainda pra overclock, e inclusive, o "fabricante recomenda 500W" é o setup completo. Hoje, uma boa fonte de 450W aguenta uma 3060TI com um i9-9900K tranquilamente. Os watts, pouco dizem sobre a qualidade da fonte, o importante são os componentes internos, a eficiência energética, etc. Tem um site aqui que você pode usar para colocar o seu setup já com o upgrade e ver quantos watts ele necessita. Essa fonte da Corsair é um projeto antigo, inclusive tem tem review dela aqui no Clube do Hardware feito pelo próprio Gabriel Torres, é só clicar aqui que você será levado à página.

• Curtir 4
Postado
13 minutos atrás, Mathiew disse:

uma boa fonte de 450W aguenta uma 3060TI com um i9-9900K tranquilamente

Mas nesse caso a eficiência da fonte vai lá em baixo, pois não tem a margem recomendada. Só para elucidar.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Mas nesse caso a eficiência da fonte vai lá em baixo, pois não tem a margem recomendada. Só para elucidar.

Sim, exatamente. Tem esse adendo que esqueci de citar, mas foi só pra "ilustrar", haha. Está certíssimo!

• Curtir 2
Postado

@JrPaulino Para calcular seu consumo use esta ferramenta: https://outervision.com/power-supply-calculator

Sempre dê uma margem de 30% da potência máxima da fonte se quiser que ela trabalhe em sua máxima eficiência. 
No seu caso eu recomendaria hoje uma Corsair TX550 que está custando pouco mais de 550 reais na Kabum. Concordo com os colegas que citaram a ineficiência e projeto antigo da CX430, mas é uma fonte que eu não trocaria a menos que fosse realmente necessário. No seu caso, pelo investimento pesado em uma GPU robusta, eu faria a troca por segurança, não por necessidade.

Detalhe que já vi essa CX 430 segurar raio e só ela queimou no sistema. Foi pro beleléu, mas protegeu muito bem.

• Curtir 3
Postado

Fiz o cálculo no site e diz:

Load Wattage: 314 W
Recommended PSU Wattage: 364 W

Então.. a cx430 ta funcionando zero bala, meu medo é acabar dando ruim com a RTX 2060, por isso a preocupação.

Sobre ser modular ou não, é só por estética ou ela acaba sendo superior?

Estava vendo a CV550 e P550B. Essas Tomahawk tmwk500 vale ou nem?

Postado

@JrPaulino Como disse, essa fonte é ineficiente, mas as proteções dela são ótimas. Recomendo que use ela e monitore os preços de fontes robustas que realmente valem a pena até que encontre uma promoção e possa comprar com consciência limpa. Fontes que recomendo:

• Cooler Master MWE 80+ gold 550W - tier B, mas barata e boa
  • Corsair TX550 80+ gold - tier A, está com bom preço hoje, mas costuma ser cara
  • XPG Core Reactor 80+ gold - tier A, 10 anos de garantia
  • SF Leadex III 80+ gold - tier A, está cara agora, mas já foi das mais baratas
  • Corsair linha RM - tier A, às vezes aparece em promoção
  • XFX XTR2 - tier A, raro de achar a bons preços

Para consultar o tier de outras fontes, use esta tabela: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...