Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de processador: Ryzen 5 ou Core i5?


Nz_-

Posts recomendados

Estou em dúvida entre o i5 10400f, ryzen 5 3600, ryzen 5 3500x e i5 9400f, tava pensando mais nos 6/12, com o 3600 pegaria uma placa-mãe melhor, mas não sei se minha escolha está correta, em questão de desempenho dos processadores e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiramente tem que ver se o que a placa-mãe e compatível (NVIDIA ou amd) e ver se o processador é compatível a NVIDIA ou amd também.
pois tem muitas pessoas que compram e não percebem se era compativel ou não os itens comprados.
a placa-mãe, placa de video e processador, precisam ser compativeis um com o outro

recomendo que não compre i5, é bom, mas esquenta muito.

  • Confuso 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, lotexiu disse:

primeiramente tem que ver se o que a placa-mãe e compatível (NVIDIA ou amd) e ver se o processador é compatível a NVIDIA ou amd também.
pois tem muitas pessoas que compram e não percebem se era compativel ou não os itens comprados.
a placa-mãe, placa de video e processador, precisam ser compativeis um com o outro

recomendo que não compre i5, é bom, mas esquenta muito.

Meio enrolada essa explicação. Placa-mãe é plataforma Intel ou AMD (não existe placa-mãe NVIDIA). 

Qual i5?

10 minutos atrás, Nz_- disse:

Estou em dúvida entre o i5 10400f, ryzen 5 3600, ryzen 5 3500x e i5 9400f, tava pensando mais nos 6/12, com o 3600 pegaria uma placa-mãe melhor, mas não sei se minha escolha está correta, em questão de desempenho dos processadores e etc.

Esqueça 9400F. Não compensa. 3500X idem.

Ficaria entre 3600 com uma B450M ou 10400F com uma B460M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nz_- Dentre eles creio que vai se adequar mais o Ryzen 5 3600, 6/12, trabalha super bem em multi-tarefas, porém é esquentadinho e é equivalente ao i5 10400f

ambos não vão ter vídeo, na verdade nenhum deles terá vídeo então tenha noção que vai precisar de uma placa de vídeo, ok?

 

Dentre todos também vale citar que para jogos o AMD perde um pouco para intel, não é muita coisa pois além disso ele compensa nas multitarefas, algo que a Intel perde um pouco então ta de igual pra igual, porém para upgrades fica bem fácil com AMD por ser mais custo benefício

 

@lotexiu De onde tirou essa de ser compatível com AMD ou NVIDIA? Qualquer placa atualmente suporta as placas de vídeo existente, basta ter PCI-16x, o quê pode existir é incompatibilidade de driver de vídeo com o sistema que estiver sendo usado, como uma placa de vídeo antiga no windows 10 ou uma placa nova pro Windows XP, isso sim seria incompatível.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando havia comprado peças amd com uma placa de video NVIDIA, ouve problema na compatibilidade, qual não estava funcionando a placa de video.

logo eu tive que pegar outra placa de video e comprar uma outra, uma rx560

pelo menos me falaram que o problema era que não era compativel 

em todo caso, eu retiro a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lotexiu Isso seria então um defeito da peça ou problema de drivers

Tinha um rumor desses antigamente, mas a incompatibilidade ocorre por problemas de drivers que não se comunicam bem, não as peças

 

Isso ocorria muito antigamente, mas era problema de compatibilidade no geral, até memória ram era problemática

por exemplo existia Memória RAM feita para placas AMD e vice-versa da mesma forma que placas de vídeo que não casavam com tal placa

porém hoje em dia é mito, até por quê seria um belo desperdício já que existe uma bela competição entre as duas marcas, qualquer uma que fizesse isso

iria ferrar muito com as vendas dos seus produtos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, lotexiu disse:

quando havia comprado peças amd com uma placa de video NVIDIA, ouve problema na compatibilidade, qual não estava funcionando a placa de video.

logo eu tive que pegar outra placa de video e comprar uma outra, uma rx560

pelo menos me falaram que o problema era que não era compativel 

em todo caso, eu retiro a minha opinião.

Podem acontecer incompatibilidades em alguns casos onde você tenta usar uma placa de vídeo muito nova em uma placa-mãe desatualizada, por exemplo. Mas não tem nada a ver com a fabricante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Adriel SG disse:

existia Memória RAM feita para placas AMD

Nunca existiu, nunca existirá. O que existiu e ainda existe é marketing da AMD junto à fabricantes de RAM que faz com que elas vendam memórias com o nome da AMD, ou com o símbolo, ou que até afirmam serem "feitas" para AMD, mas são chips de memória como quaisquer outros e não tem nenhuma diferença física ou lógica das memórias comuns. 

@lotexiu Talvez seu técnico tenha sido sacana, talvez tenha sido desinformado, mas talvez você não tenha conseguido entender todo o conteúdo e consequentemente tenha presumido parte dele. AMD e NVIDIA já tiveram placas mãe fabricadas com chipset próprio e havia essa ilusão de que um chipset não permitiria o uso de uma GPU da adversária, mas isso nunca foi verdade. Tem que ter bom filtro para não acreditar em cada sandice que dizem pela internet. O mais comum é as pessoas inventarem contos sobre informações que não compreendem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Math.Pi disse:

Meio enrolada essa explicação. Placa-mãe é plataforma Intel ou AMD (não existe placa-mãe NVIDIA). 

Qual i5?

Esqueça 9400F. Não compensa. 3500X idem.

Ficaria entre 3600 com uma B450M ou 10400F com uma B460M.

ent, com o 3600 eu pegaria a b460m gaming br, com o i5 10400f pegaria a h410m-e

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nz_- B460M? Mas isso é chipset de Intel, oras.

 

Se deseja uma boa MB pegue uma das abaixo para o R5 3600, dando preferência por A520 (se não for fazer OC) e B550 (se quiser fazer OC).

- A520:
ASUS TUF Gaming A520M-Plus

Gigabyte B450 Aorus M

- B450:
Gigabyte B450M DS3H

MSI B450M PRO VDH 

MSI B450 Tomahawk

- B550:
ASUS Prime B550M-K

ASUS TUF Gaming B550M-Plus

Gigabyte B550M Aorus Elite

Gigabyte B550M DS3H

MSI MAG B550M Bazooka

 

B450 é a opção "baixo custo" hoje, sendo que permite OC, mas tem compatibilidade inferior para memórias de alta velocidade e não tem algumas tecnologias revisadas e mais atuais como PCIe 4.0.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eu ja vi dele, no caso não é que seja específico para AMD ou coisa do tipo, é que ele foi feito de modo que só vai ligar nas placas AMD ou processador (não estou lembrado agora) ai precisaria configurar a placa em algum modo para ele aceitar para Intel, acho que era a tensão sei lá

é algo estranho e é desnecessário também pois era lá pro DDR2 que isso aconteceu que eu vi, no final não vingou

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Nz_- B460M? Mas isso é chipset de Intel, oras.

 

Se deseja uma boa MB pegue uma das abaixo para o R5 3600, dando preferência por A520 (se não for fazer OC) e B550 (se quiser fazer OC).

- A520:
ASUS TUF Gaming A520M-Plus

Gigabyte B450 Aorus M

- B450:
Gigabyte B450M DS3H

MSI B450M PRO VDH 

MSI B450 Tomahawk

- B550:
ASUS Prime B550M-K

ASUS TUF Gaming B550M-Plus

Gigabyte B550M Aorus Elite

Gigabyte B550M DS3H

MSI MAG B550M Bazooka

 

B450 é a opção "baixo custo" hoje, sendo que permite OC, mas tem compatibilidade inferior para memórias de alta velocidade e não tem algumas tecnologias revisadas e mais atuais como PCIe 4.0.

 

Falei errado, é a ASUS Prime B450M-GAMING/BR DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B450

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nz_- Não pegue a ASUS Prime. Ela não tem dissipador no chipset e é inferior à B450M DS3H custando basicamente o mesmo. Inclusive, se você não pretender fazer OC, a A520M DS3H é melhor que as duas, custando hoje 559 reais. Se vai comprar isso nos próximos tempos e quer comprar o melhor que puder pelo seu dinheiro, se adiante e compre as memórias Geil Orion 3600 MHz que estão em promoção na terabyteshop por 300 reais. Isso é 60 reais mais barato do que o melhor preço que vi de memórias dessa velocidade até hoje, fora que a marca é das melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Nz_- Não pegue a ASUS Prime. Ela não tem dissipador no chipset e é inferior à B450M DS3H custando basicamente o mesmo. Inclusive, se você não pretender fazer OC, a A520M DS3H é melhor que as duas, custando hoje 559 reais. Se vai comprar isso nos próximos tempos e quer comprar o melhor que puder pelo seu dinheiro, se adiante e compre as memórias Geil Orion 3600 MHz que estão em promoção na terabyteshop por 300 reais. Isso é 60 reais mais barato do que o melhor preço que vi de memórias dessa velocidade até hoje, fora que a marca é das melhores.

Estava planejando comprar tudo em uma loja, por conta do fete e etc, ai na pichau as memorias de 3200 estão bem barátas, ai queria pegar la, e o kit da ASUS prime b450m com o 3600 ta mais barato... 

Edit: Acabei de dar uma olhada, e se eu colocar o 3600 e a A520M DS3H na kabum, e  comprar as memorias na pichau e fonte, consigo quase pelo mesmo valor, uns 40 reais mais caro. Mas reparei q a A520M também não possui dissipador, isso não é um problema também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nz_- A memória de 3200 MHz "de qualidade" mais barata da Kabum hoje custa 359 reais. Marcas secundárias ou de baixa durabilidade eu não recomendo. A da Terabyteshop é uma das melhores, de quebra com 3600 MHz, custando um bom preço.

 

ASUS Prime B450M é prejuízo, pior placa que você podia escolher acima de uma A320. Faça as modificações para comprar nas duas lojas e avalie outros componentes também. Geralmente eu consigo fazer o total mais barato se juntas duas lojas. Lembrando que a fonte que estou indicando com bom preço hoje é a XPG Pylon 550W na Kabum. 

 

Mesmo que você tenha que sacrificar alguma coisa agora, ou parcelar um ou outro itens, concentre-se em pegar componentes de qualidade. Componentes ruins, em especial fonte, vão te causar um prejuízo imenso a médio/longo prazo. Um PC bem montado dura 8 anos sem defeito facilmente, um com fonte bomba e componentes genéricos já começa a apresentar defeitos entre 1 e 3 anos.

E nunca use estabilizador. Compre um Clamper 5 ou 8 tomadas se não tiver ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Nz_- A memória de 3200 MHz "de qualidade" mais barata da Kabum hoje custa 359 reais. Marcas secundárias ou de baixa durabilidade eu não recomendo. A da Terabyteshop é uma das melhores, de quebra com 3600 MHz, custando um bom preço.

 

ASUS Prime B450M é prejuízo, pior placa que você podia escolher acima de uma A320. Faça as modificações para comprar nas duas lojas e avalie outros componentes também. Geralmente eu consigo fazer o total mais barato se juntas duas lojas. Lembrando que a fonte que estou indicando com bom preço hoje é a XPG Pylon 550W na Kabum. 

 

Mesmo que você tenha que sacrificar alguma coisa agora, ou parcelar um ou outro itens, concentre-se em pegar componentes de qualidade. Componentes ruins, em especial fonte, vão te causar um prejuízo imenso a médio/longo prazo. Um PC bem montado dura 8 anos sem defeito facilmente, um com fonte bomba e componentes genéricos já começa a apresentar defeitos entre 1 e 3 anos.

E nunca use estabilizador. Compre um Clamper 5 ou 8 tomadas se não tiver ainda.

A fonte é a pichau nidus de 500, e as memórias, Team Group T-Force Vulcan Pichau de 3200, pelas analises que vi elas são boas, mas em relação a minha pergunta sobre a A520 na postagem anterior... Se puder responder

Edit: Sobre a resfriação também, vou colocar um air cooler ( https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-pichau-corax-c-2-fans-led-branco-pg-cr2-white ) e tenho 4 fans no PC, 3 na frente e uma atras, isso ja ajudaria com o vrm certo?
Ou será que se eu colocar o air cooler q é de forma torre, vai ir menos "ar" nos vrm e seria pior do que o cooler box do 3600?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nz_- disse:

A fonte é a pichau nidus de 500, e as memórias, Team Group T-Force Vulcan Pichau de 3200, pelas analises que vi elas são boas, mas em relação a minha pergunta sobre a A520 na postagem anterior... Se puder responder

A A520M DS3H tem VRM mais robusto, mas não faz OC. Ela vai aguentar com tranquilidade qualquer CPU que você utilizar nela. No caso da ASUS Prime já vi testes onde ela fritou com processadores muito exigentes.

1 hora atrás, Nz_- disse:

Edit: Sobre a resfriação também, vou colocar um air cooler ( https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-pichau-corax-c-2-fans-led-branco-pg-cr2-white ) e tenho 4 fans no PC, 3 na frente e uma atras, isso ja ajudaria com o vrm certo?
Ou será que se eu colocar o air cooler q é de forma torre, vai ir menos "ar" nos vrm e seria pior do que o cooler box do 3600?

Se vai comprar air cooler compre de marca conhecida e confiável. Como não são todos os produtos da Pichau que foram fabricados por marcas tradicionais, não dá para sabermos se ele vai ter bom desempenho ou não. O Gammaxx 400 V2 custa 120 reais na Terabyteshop. Alternativamente pode pegar o Cooler Master Hyper 212.

Eu sempre recomendo equilibrar o fluxo de ar, colocando o da frente que está mais no topo no painel superior mais ao fundo, jogando ar para fora. Os mais importantes são o mais baixo no painel frontal e o de trás. Observe as imagens para entender melhor. 

O cooler tipo torre ajuda nos VRMs, fique tranquilo. 

 

Se quiser pegar uma MB mais robusta sempre procure a Gigabyte B550M DS3H e a ASUS TUF Gaming B550M-Plus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A A520M DS3H tem VRM mais robusto, mas não faz OC. Ela vai aguentar com tranquilidade qualquer CPU que você utilizar nela. No caso da ASUS Prime já vi testes onde ela fritou com processadores muito exigentes.

Se vai comprar air cooler compre de marca conhecida e confiável. Como não são todos os produtos da Pichau que foram fabricados por marcas tradicionais, não dá para sabermos se ele vai ter bom desempenho ou não. O Gammaxx 400 V2 custa 120 reais na Terabyteshop. Alternativamente pode pegar o Cooler Master Hyper 212.

Eu sempre recomendo equilibrar o fluxo de ar, colocando o da frente que está mais no topo no painel superior mais ao fundo, jogando ar para fora. Os mais importantes são o mais baixo no painel frontal e o de trás. Observe as imagens para entender melhor. 

O cooler tipo torre ajuda nos VRMs, fique tranquilo. 

 

Se quiser pegar uma MB mais robusta sempre procure a Gigabyte B550M DS3H e a ASUS TUF Gaming B550M-Plus.


Ok, ja vi análises de tudo sobre a config, acho que vou como falei, a a A520M DS3H e o R5 3600 na kabum, 8gb 3200(2x), fonte pichau nidus e o air cooler na pichau.

Edit: só mais uma duvida, eu posso mais futuramente fazer um up de cpu com ela certo? poderia colocar um r7 3700x ou o que você acha que ela aguenta?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Nz_- R7 3700X não é muito UP. Se fosse colocar algo melhor poderia colocar do R5 5600X (que é superior ao 3700X) até o 5950X. Ela segura tranquilamente. Só lembre que a Nidus é bem fraquinha. Eu pegaria a XPG Pylon ou Cooler Master MWE gold

 

Hummm ok, tava pensando em não colocar um Air cooler, e deixar o cooler box por enquanto, mas o que me incomoda é que vi análises do r5 3600 e ele esquenta bastante e o cooler e bem ruim, só não sei se é verdade

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Nz_- Na verdade ele não esquenta tanto, só precisa desligar o turbo boost até poder investir em um cooler bom. De qualquer maneira invista bem na ventilação do gabinete, pois em gabinete mal ventilado tudo frita independente do modelo.

Sim, como já falei, tenho as ventoinhas e como a grana ta meio curta, 200 reais já é bastante a mais, mas será que o cooler box não aguenta ele com o turbo boost? E falando nisso, nem sei desativar nem ativar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nz_- 200 reais para ventoinhas? Para quê você gastaria tanto nisso? Compre ventoinhas razoáveis de 20 reais, pronto. As Deepcool estavam custando 21,90 até ontem na Kabum, hoje terá que comprar marcas menos duráveis, mas já é melhor do que nada e vai durar um bom tempo. O turbo boost eu recomendo que desligue por que não terá um bom cooler. Não vai fazer falta, não se preocupe, pois esse processador já tem muito mais desempenho do que você normalmente precisaria. Para desligar é só ir na BIOS, achar a opção e desligá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Nz_- 200 reais para ventoinhas? Para quê você gastaria tanto nisso? Compre ventoinhas razoáveis de 20 reais, pronto. As Deepcool estavam custando 21,90 até ontem na Kabum, hoje terá que comprar marcas menos duráveis, mas já é melhor do que nada e vai durar um bom tempo. O turbo boost eu recomendo que desligue por que não terá um bom cooler. Não vai fazer falta, não se preocupe, pois esse processador já tem muito mais desempenho do que você normalmente precisaria. Para desligar é só ir na BIOS, achar a opção e desligá-la.

É no air cooler, arredondei pra 200, mas são 150. Mas acabei de perceber um problema, a promoção do 3600 na kabum acabou, e o kit inteiro agora fica mais de 3k... E meu orçamento era no máximo 2800

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!