Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows só inicia se abrir a BIOS


Fariab

Posts recomendados

Fala, pessoal. 

Tudo beleza?

 

Recentemente, eu comprei um Acer Nitro 5 para trabalhar. A versão que eu comprei, veio com o EndlessOS instalado de fábrica.

Tentei usar o sistema por um tempo, mas não consegui me adaptar muito bem. Resolvi então pegar a licença original que eu tinha do Windows em um comutador velho e colocar no meu novo notebook.

 

A instalação foi feita com sucesso. Formatei os discos e instalei do Windows 10, procedimento que já estou acostumado a fazer.

Instalei todos os meus programas normalmente, até que resolvi desligar o notebook para ir dormir.

 

No dia seguinte, liguei o notebook  e quase tive uma parada cardíaca; uma mensagem de erro gigante apareceu na minha tela assim que apertei o botão power:

 

IMG_20210611_091949.thumb.jpg.811d13081e5b4f1ae7f3f48744c93c46.jpg

(perdão pela qualidade da imagem, preferi investir em um notebook do que em um celular haha)

 

Fiquei desesperado pensando que meu SSD novinho estivesse com problemas.

Depois de olhar o sistema, percebi que o boot do Windowd só é concluído se eu apertar ESC para abrir a BIOS, e sair da BIOS sem fazer nenhuma alteração:

 

Gravei um vídeo e subi no YouTube: 

 

 

 

Esses são uns procedimentos que eu já fiz:

Já entrei em contato com o SAC da Microsoft, e eles me disseram que pode ser um problema de hardware;

Liguei para a Acer e eles se recusaram a me ajudar, alagando ser um problema de software;

Já reinstalei o Windows diversas vezes, inclusive com outro pendrive e usando a própria ferramenta do Windows; 

 

Não sei mais o que fazer.

Conseguem me ajudar com esse problema 😃

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já tentou apertar F1 para acessar o menu de Opções Avançadas e, em seguida, ir ao Reparo de Inicialização?

 

Se esse método não funcionar, pode ser que está faltando alguns arquivos do sistema, por isso o Windows só consegue inicializar se entrar no BIOS e sair. Realize a maneira que você faz para acessar o boot do Windows, abre o Prompt de Comando (Admin) e digite os 3 comandos: sfc /scannow, DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e chkdsk /r. No último comando, o Prompt de Comando vai te perguntar se pode executar o Chkdsk na próxima vez que ligar o computador, então digite "S", reinicie o computador e espere realizar a verificação SEM INTERROMPER ESSE PROCESSO, isso vai levar algumas horas, o importante é ser paciente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Joao531 disse:

Você já tentou apertar F1 para acessar o menu de Opções Avançadas e, em seguida, ir ao Reparo de Inicialização?

 

Se esse método não funcionar, pode ser que está faltando alguns arquivos do sistema, por isso o Windows só consegue inicializar se entrar no BIOS e sair. Realize a maneira que você faz para acessar o boot do Windows, abre o Prompt de Comando (Admin) e digite os 3 comandos: sfc /scannow, DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e chkdsk /r. No último comando, o Prompt de Comando vai te perguntar se pode executar o Chkdsk na próxima vez que ligar o computador, então digite "S", reinicie o computador e espere realizar a verificação SEM INTERROMPER ESSE PROCESSO, isso vai levar algumas horas, o importante é ser paciente.

Oi João, obrigado pela resposta.

 

Infelizmente, nenhuma dessas soluções funcionou.

Na tela de erro do Windows ao ligar o computador, apenas o botão ESC funciona. As outras opções, incluindo a de recuperação, não funcionam.

 

Também rodei os comandos pelo CMD, conforme orientado.

Reiniciei o computador e aguardei a verificação do disco. O erro continua a acontecer quando faço o boot no sistema.

 

Consegue pensar em algo mais que possa resolver o problema?

 

Estou achando que esse é um daqueles erros do Windows que não tem como resolver, temos que aprender a convier com ele hahaha

 

Novamente, muito obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Fariab disse:

Na tela de erro do Windows ao ligar o computador, apenas o botão ESC funciona. As outras opções, incluindo a de recuperação, não funcionam.

Entendi. Nesse caso, tente fazer o boot através do pendrive do Windows 10, vai em "Reparar o computador" e procure a opção de "Reparo de Inicialização".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/07/2021 às 21:24, Joao531 disse:

Entendi. Nesse caso, tente fazer o boot através do pendrive do Windows 10, vai em "Reparar o computador" e procure a opção de "Reparo de Inicialização".

 

Reparei usando o pendrive que instalei o Windows. 

Ainda sim, não funcionou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!