Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASRock B450M Steel Legend: Congelamento no Boot dos sistemas e coolers anormais


Ir à solução Resolvido por tiago4171,

Posts recomendados

Meio estranho o que está acontecendo mas é exatamente o que está ocorrendo. Eu tento iniciar o Windows ou até mesmo o Linux pelo HDD após um desligamento normal, vez ou outra o computador congela e os coolers vão a loucura, começam a rodar muito rápido mesmo. Pensei que fosse bug no Windows, mas não é!

 Comportamento esse que ocorria com frequência no Windows ao ligar o PC talvez por utilizar mais o mesmo, porém exato mesmo comportamento que ocorreu agora a pouco no outro sistema operacional. Enfim pra "resolver" sou obrigado a apertar o botão reset do gabinete ou desligar o computador a força puxando a tomada e religando depois.

Já pesquisei isso no Google não achei nada, por se tratar de algo bem genérico e comum em placas mãe com defeito ou na informática no geral, sou bombardeado de resultados pra mim irrelevantes.

 

Pensei em atualizar a BIOS pra ultima versão, porém há um aviso no site da ASRock que me deixa com um pé atrás:

517985010_Screenshot2021-07-13at11-43-27ASRockB450MSteelLegend.thumb.png.095e28dd4a2a827d016371b359cddd89.png

Aspas pro site: "ASRock não recomenda atualizar pra esta BIOS se estiver utlizando Pinnacle, Raven ou Summit Ridge CPU no seu sistema"

O que é um tanto quanto curioso e me deixa com bastante receio de atualizar. Será que é problema fisíco?

 

O PC é um:

Ryzen 7 2700x (Pinnacle Ridge)

3 HDD's Saudaveis, totalizando ~1,5TB

Corsair 2x8GB DDR4 com XMP 3000mhz

Fonte Corsair CX430 (Já bem idosa)

placa-mãe ASRock B450M Steel Legend

 

Comprei tudo novo de menos o CPU que comprei no ML. Ainda estou pagando todo o kit

Eu estou sem ideias, uma ajuda cairia bem!

Agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Solução

A solução foi descoberta já a algum tempo no Reddit.

E em poucas palavras 3000mhz nas memórias é demais pro Ryzen 7 2700x, pois de de fábrica os Ryzen de segunda geração só aguentam 2666mhz sendo qualquer frequência acima disto considerado overclock pela placa-mãe.

Para a minha placa-mãe 2933mhz(OC) é a frequência máxima pra esses Ryzen de segunda geração.

 

Resumo:
Então caso você esteja enfrentando mesmo problema você deve setar uma frequência mais baixa para as memórias e problema resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!