Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um adaptador wifi ralink rt5370 e queria baixar o driver do site oficial, como eu fazia no Windows. Mas quando eu baixei o arquivo, veio uma pasta compactada em .tar.bz2 e não sei como instala. Sou leigo no Linux e queria saber como instalar esse driver

Postado

@KairanD to usando o ubuntu 20.04 e o driver open source funciona, mas queria saber como instalar um driver como esse, para no caso de eu precisar em algum momento

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Pietro Maximoff disse:

@KairanD to usando o ubuntu 20.04 e o driver open source funciona, mas queria saber como instalar um driver como esse, para no caso de eu precisar em algum momento

No Linux é complicado, pois a API do kernel para drivers ("módulos") não é estável entre versões diferentes. Então um módulo compilado para o kernel atual quase sempre não funcionará numa versão diferente. Em teoria™, numa mesma série de lançamentos estáveis (por exemplo: 5.10.x, 5.4.x, etc), a API é para ser estável, mas não é incomum quebrar também. Portanto, geralmente o módulo precisa ser recompilado a cada nova versão do kernel, o que torna o processo bem diferente do mundo Windows, em que a API é estável por muito tempo, décadas às vezes.

Por isso, a solução mais simples é ver se, caso o hardware em questão não tenha suporte nativo, a sua distribuição disponibiliza um pacote pronto para o módulo requerido. Assim, o trabalho de recompilação -- que não é trivial --, fica por conta dos empacotadores da distribuição.

A Dell inventou uma gambiarra (infecta na minha opinião) chamada DKMS: uma maçaroca de shell scripts que tenta abstrair a compilação a cada nova versão. Um troço horroroso, mas que não havendo melhor solução pode ser uma saída.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!