Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um PC que uso para uso pessoal e trabalho e outro kit que decidi vender. Pois bem, uso um SSD kingston A400 2,5' 120GB. Tenho ele desde de novembro de 2018. E meu uso é bem casual/comum, enfim.
Peguei o meu SSD (é o meu armazenamento primário - para Windows e programas) e coloquei no outro kit com outra fonte para testar e ver se tava tudo ok para poder efetuar a venda. Liguei o PC e o primeiro aviso que deu foi o da ASUS: "ASUS power supply surges detected during the previous power on". Antes que perguntem, o kit que vou vender é:
i5 4440 c/ cooler box
H81M-e ASUS
2x4gb ram
Então fui para BIOS, apertei F10 e sai, o PC reiniciou e deu tela azul: "o dispositivo encontrou um problema e precisa ser reiniciado". E ficou nesse loop até aparecer aquele menu de opções avançadas para tentar restaurar ou instalar o Windows a partir de um ponto de recuperação previamente criado. (erro meu aqui pois não tinha criado isso). Em resumo: perdi o Windows, tentei vários comandos no prompt, tentei restaurar também, e nada deu certo. Peguei o SSD e coloquei de volta na minha máquina pessoal e deu o mesmo problema, me restando ter que formatar o Windows e instalar usando o instalador da microsoft por intermédio de um pendrive. Antes disso, tentei dar boot no kit da intel com uma placa de vídeo offboard e tentei com uma fonte diferente, mas nada deu certo. E o mesmo problema aconteceu com o os dois kits. Seria o SSD? 
PS: criei um ponto de restauração dessa vez para caso volte a ter problemas com tela azul rsrs

crystal disk.PNG

ssd kingston.PNG

Postado

@Ricardov Aparentemente o driver (Ryzen master) que eu tinha instalado no meu computador (que tem um Ryzen 3600) tava fazendo o PC dar tela azul ao usar o SSD nesse outro sistema, com intel. Fiz a restauração do Windows e iniciou normalmente. Mas é apenas um palpite...

Postado

@Davi_maycry Como migrar o Windows para um SSD

Uma das formas mais simples de você fazer um bom upgrade em seu computador ou notebook é substituir o HD do computador por um SSD (unidade de estado sólido), que é muito mais rápido que os HDs comuns.

Porém, para você não precisar fazer o backup de seus arquivos, reinstalar o sistema operacional e instalar os programas que você usa, você pode migrar todos os dados, incluindo o Windows para o seu SSD.

Nesse artigo vamos mostrar como você pode clonar o disco rígido onde o Windows está instalado em seu computador para um novo “SSD” sem que seja necessário que você reinstale o sistema operacional.

Preparação:

Provavelmente, o SSD que você comprou é menor do que seu HD antigo. Por conta disso, você terá que verificar se o espaço usado em seu HD antigo é menor que a capacidade total do seu novo SSD.

Abra o Windows Explorer pressionando a tecla de atalho “Win+E”, clique com o botão direito na unidade C e selecione a opção “Propriedades”. Na guia “Geral” verifique a informação exibida no campo “Espaço usado”.

image.png.e3ae3720bd61399da17443324b77010c.png

Se o espaço usado na unidade C for maior que a capacidade total do seu SSD, você terá que liberar espaço na unidade C, até que o espaço utilizado seja menor do que a capacidade total do novo SSD.

Depois de liberar o espaço necessário, é recomendável que você desfragmente a unidade, para que todos os arquivos sejam movidos para o início do disco. Para desfragmentá-la, vamos usar o programa MyDefrag.

Diferente do desfragmentador nativo do Windows, o MyDefrag tem uma opção capaz de mover os arquivos para o inicio do disco. Execute o MyDefrag, selecione a unidade C e use a opção “Consolidar espaço livre”.

image.png.a8490725ef61071bcc7d67ec086059af.png

Como migrar para o SSD sem reinstalar o Windows:

Com os dois discos conectados no computador (o HD antigo e o SSD), instale e execute o programa EaseUS ToDo Backup. Vamos usar o programa para clonar a partição do sistema para seu novo SSD.

1. Baixe a versão 10 do EaseUS ToDo Backup aqui e instale-a em seu computador. Em seguida, execute o programa e se for exibida uma tela solicitando um código de registro, clique no botão “Depois” para seguir.

2. Com o o programa aberto, clique na opção “Clone” do lado direito do menu superior. Não utilize a opção “Clone do sistema” pois ela não permite que você clone o disco rígido para um SSD de menor capacidade.

image.png.68ba45fd34f7e353ee896f1d70ee1ca6.png

3. Na janela aberta, marque o disco rígido antigo onde o Windows está instalado e clique em “Próximo”.

image.png.d193b9f98549905f962217a03a2039f9.png

4. Selecione o disco de destino (SSD) marque a opção “Otimizar para SSD” e clique em “Próximo”.

Se for exibida uma mensagem informando que o disco rígido é muito grande, você precisará reduzir ainda mais o espaço utilizado em disco. Você pode deletar arquivos desnecessários, desinstalar programas, etc.

image.png.d1455711ea5e341f35c08d8935c3b3ac.png

5. Em seguida, ele irá exibir um resumo da operação. Basta você clicar em “Prosseguir” e depois em “OK” na mensagem exibida para confirmar que os dados no disco de destino será deletados durante o processo.

image.png.691f28ef3cef897a8118fde40b1157da.png

Por último, depois de terminar o processo, reinicie o computador e altere a ordem de inicialização na BIOS para que o computador seja iniciado pelo SSD e verifique se a clonagem foi executada com sucesso.

image.png.cbab2ae6505f8ae75137dfe5547253f6.png

Uma vez que o SSD não precisa ser desfragmentado, desative a desfragmentação da unidade. Para isso, abra o Executar pressionando Win+R, digite dfrgui.exe e desative o agendamento para a “unidade C”.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...