Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, estou com um problema com um kit que recebi recentemente do AliExpress, comprei um Ryzen 5 3600 + b450m da Steel Legends + 32gb de RAM de uma marca chinesa chamada Pumeitou, o kit estava com um ótimo custo benefício se comparado aos padrões br, então cedi a tentação e acabei adquirindo, a montagem foi um pouco complicada, a princípio consegui fazer o PC funcionar com os 32gb, a versão de BIOS de fábrica que veio nessa placa-mãe foi a p3.60, não me recordo se estava tendo instabilidade no sistema com essa versão, e acabei atualizando para a versão p4.00, e foi aí que começaram os problemas, o PC dava tela azul com frequência e estabilizava normalmente, até que um certo dia estava eu jogando Valorant e o PC desliga de maneira repentina, depois liga novamente, não dá vídeo nem acende os periféricos, e desliga novamente, e acabou ficando nesse loop e de liga e desliga, só voltou a funcionar normalmente quando retirei 1 pente de RAM e fiquei com 24gb, aí ligou os periféricos e deu vídeo novamente. Acabei ficando em dúvida se poderia ser algum pino torto do processador (por minha culpa na instalação), placa-mãe, ou os próprios pentes, coloquei um speaker para tentar entender onde estava o problema pelos bips, coloquei o 4° slot e a máquina deu 3 bips curtos, mas até agora pesquisando ainda não achei nada relevante, no momento o PC teve várias telas azuis pela manhã e agora estabilizou, a tensão da RAM setada automaticamente na BIOS está em 1.2v, seguem os prints, agradeço qualquer tipo de ajuda para resolução desse problema.

PC.gif

Ryzen 5.png

Pumeitou.png

Pumeitou 2.png

Postado

@J. Batista Faça o reset de BIOS pelo jumper CLR_CMOS (com o PC desconectado da tomada) por 20 segundos. Instale as memórias em pares, cada par idêntico em cada par de slots de dual channel (um par de memórias nos slots A2+B2, o segundo par nos A1 e B1). Observe se as memórias foram inseridas até o fim e limpe os slots com isopropanol+escova/pincel se puder. Se nos testes não funcionar, tente apenas as memórias novas uma por uma. Lembrando que se uma única memória estiver falhando, geralmente o sistema não vai ligar com ela instalada independentemente das demais estarem.

Lembrando que comprar memórias que estão com preço muito abaixo do preço de mercado geralmente tem consequência. Memórias dessa marca desconhecida por exemplo podem ter baixo controle de qualidade e alto índice de falhas. Daí a expressão de que tem barato que sai caro.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Obrigado pela resposta irmão, preciso providenciar o isopropanol, farei os testes em breve, mas através de pesquisas percebo que esse modelo de placa-mãe dá muita dor de cabeça com relação a RAM.

57 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@J. Batista Faça o reset de BIOS pelo jumper CLR_CMOS (com o PC desconectado da tomada) por 20 segundos. Instale as memórias em pares, cada par idêntico em cada par de slots de dual channel (um par de memórias nos slots A2+B2, o segundo par nos A1 e B1). Observe se as memórias foram inseridas até o fim e limpe os slots com isopropanol+escova/pincel se puder. Se nos testes não funcionar, tente apenas as memórias novas uma por uma. Lembrando que se uma única memória estiver falhando, geralmente o sistema não vai ligar com ela instalada independentemente das demais estarem.

Lembrando que comprar memórias que estão com preço muito abaixo do preço de mercado geralmente tem consequência. Memórias dessa marca desconhecida por exemplo podem ter baixo controle de qualidade e alto índice de falhas. Daí a expressão de que tem barato que sai caro.

Serviria passar usar limpa contatos ao invés do isopropanol? Tenho que providenciar ainda, o limpa contatos já tenho aqui, uma duvida, usar o limpa contatos com a pilha da BIOS energizando a placa é perigoso? Ou dá pra usar de boa?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, J. Batista disse:

Obrigado pela resposta irmão, preciso providenciar o isopropanol, farei os testes em breve, mas através de pesquisas percebo que esse modelo de placa-mãe dá muita dor de cabeça com relação a RAM.

Dá e não dá. A ASRock em si tem um suporte medíocre e é a maior razão para eu não indicar a marca, mas com a BIOS atualizada e os drivers corretos geralmente ela funciona corretamente.

O isopropanol você compra na internet por uns 20 reais o litro, mas costuma ter em farmácias locais também. É sempre bom ter por que é a única forma 100% segura de limpar eletrônicos delicados.

1 hora atrás, J. Batista disse:

Serviria passar usar limpa contatos ao invés do isopropanol? Tenho que providenciar ainda, o limpa contatos já tenho aqui, uma duvida, usar o limpa contatos com a pilha da BIOS energizando a placa é perigoso? Ou dá pra usar de boa?

Tenho experiências negativas com limpa contatos. Ele é bom para o slot, mas péssimo para o epoxi da PCB, podendo deixá-lo poroso e suscetível a quebrar. 

Sobre a manutenção com a bateria no lugar, a menos que esteja usando algo condutivo para limpar (o que jamais é recomendado, mesmo sem bateria) não tem risco. Sempre desconecte o PC fisicamente da tomada antes de executar manutenção ou limpeza mesmo que seja com o aspirador de pó.

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Dá e não dá. A ASRock em si tem um suporte medíocre e é a maior razão para eu não indicar a marca, mas com a BIOS atualizada e os drivers corretos geralmente ela funciona corretamente.

O isopropanol você compra na internet por uns 20 reais o litro, mas costuma ter em farmácias locais também. É sempre bom ter por que é a única forma 100% segura de limpar eletrônicos delicados.

Tenho experiências negativas com limpa contatos. Ele é bom para o slot, mas péssimo para o epoxi da PCB, podendo deixá-lo poroso e suscetível a quebrar. 

Sobre a manutenção com a bateria no lugar, a menos que esteja usando algo condutivo para limpar (o que jamais é recomendado, mesmo sem bateria) não tem risco. Sempre desconecte o PC fisicamente da tomada antes de executar manutenção ou limpeza mesmo que seja com o aspirador de pó.

Obrigado pela resposta amigo, em breve farei os testes, só uma coisinha, você questionou a qualidade das memórias rams, no caso vieram 4 pentes de 8gb, todos iguais com mesmas latências, a princípio acredito que quando montei, com a BIOS padrão, não deu instabilidade, talvez tenha dado algumas telas azuis, não me recordo, e quando instalei a BIOS 4.00, ele até funcionou normalmente, acredito por 1 dia pós a atualização, foi numa madrugada que eu estava a jogar que deu esse crash, a minha dúvida é, se funcionava antes, será que realmente é problema dos pentes, o fato de funcionar com apenas 3 slots, 1 dual channel e outro single me intriga também.

Postado

@J. Batista Teste uma por uma, reveze os slots. Memórias de baixa qualidade são imprevisíveis. Se fosse uma Geil, G.Skill, Corsair, XPG, etc eu recomendaria esgotar os testes, inclusive testar em outro PC.

Mas genéricas ou conhecidamente de baixa qualidade são realmente imprevisíveis.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!