Ir ao conteúdo

BSOD ocorrendo repentinamente(Windows 7)

Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde á todos do fórum. Então, indo diretamente ao assunto, eu estava usando meu PC normalmente, até que repentinamente, uma tela azul aconteceu com os códigos "STOP 0x00000124" e "STOP 0x000000FC", depois da primeira tela azul, fiz memtest e chkdsk, nenhum dos dois apontaram problema algum. Depois de um tempo, tentei usar o PC outra vez, e a tela azul aconteceu de novo aleatoriamente, deixei o sistema reiniciar normalmente, e a mesma coisa se ocorreu outra vez.

Tenho quase total certeza de que o HDD está apresentando defeito, mas estou com um pé atrás pois alguns segundos antes dos BSOD acontecerem, alguns programas crashavam(o Blender jogava um erro dizendo que algum dispositivo foi removido repentinamente). O MS Edge apresentava erros em todas as páginas abertas ("Ocorreu algo de errado com esta página") e o Microsoft Word apenas fechava.

Postado
40 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@Rodrigo Lazarotto Formatar o computador para tentar resolver problemas de tela azul é um erro grave. Leia este tópico:

@Goden Envie os arquivos de minidump presentes no diretório C:\Windows\Minidump.

tentei anexar o arquivo aqui, mas o site não aceita a extensão .dmp, então o importei em um arquivo .rar

080321-14367-01.rar

• Moderador
  • Solução
Postado

@Goden O código de parada da tela azul é WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR. Esse código de parada é exibido quando ocorre uma falha fatal no hardware.

Segundo a página sobre o erro no Microsoft Docs, este erro pode ser causado por superaquecimento, hardware defeituoso, memória, um processador que está começando a falhar (ou já falhou) e até mesmo um driver defeituoso (mas a chance é bem pequena).

No dump consta o arquivo svchost.exe (do Windows) e GenuineIntel.sys (que apesar de eu não saber exatamente com o quê ele é ligado, o nome "Intel" revela que pode ter relação com o processador).

Primeiro baixe o HWiNFO e monitore as temperaturas. Mande uma captura de tela aqui.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Rio McCloud disse:

@Goden O código de parada da tela azul é WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR. Esse código de parada é exibido quando ocorre uma falha fatal no hardware.

Segundo a página sobre o erro no Microsoft Docs, este erro pode ser causado por superaquecimento, hardware defeituoso, memória, um processador que está começando a falhar (ou já falhou) e até mesmo um driver defeituoso (mas a chance é bem pequena).

No dump consta o arquivo svchost.exe (do Windows) e GenuineIntel.sys (que apesar de eu não saber exatamente com o quê ele é ligado, o nome "Intel" revela que pode ter relação com o processador).

Primeiro baixe o HWiNFO e monitore as temperaturas. Mande uma captura de tela aqui.

A partir da última tela azul, não pude mais ligar o computador, pois agora ela está sempre se apresentando logo após a logo do Windows.

Eu analisei as temperaturas um tempo atrás, e tenho total certeza de que não é superaquecimento, pois a temperatura do processador sempre se manteve entre 37 e 45 graus.

Sobre o processador, eu uso ele desde 2016, é provável que ele esteja falhando. Tenho outro processador comigo, irei testar com o mesmo, e assim que eu obter um resultado, atualizarei aqui.

EDIT: Processador instalado, já pude passar pela logo sem erros, mas vou passar um tempo com o PC ligado para checar se o BSOD se apresenta novamente.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
5 horas atrás, Rodrigo Lazarotto disse:

@Goden Opa, já tentou formatar o PC para ver se resolve?

JAMAIS sugira a formatação como primeiro procedimento. Como foi dito acima, os logs estão apontando para o código WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR, que indica uma falha grave de hardware. A formatação além de não resolver o problema, iria causar a perda dos logs.

4 horas atrás, Goden disse:

EDIT: Processador instalado, já pude passar pela logo sem erros, mas vou passar um tempo com o PC ligado para checar se o BSOD se apresenta novamente.

Nos mantenha informados para sabermos se o problema foi resolvido. Caso tenha sido, esse é mais um perfeito exemplo do porquê NÃO DEVEMOS formatar a máquina para resolver telas azuis antes de fazer um diagnóstico. Caso a falha seja de hardware, a tentativa de formatar o Windows poderá piorar a situação. Fora o fato de que, nesse caso, ela obviamente não irá resolver o problema, mas irá causar a perda dos logs que foram cruciais para a identificação do culpado da tela azul 👍

• Curtir 1
Postado

Quase 4 horas de tempo de atividade, e nenhum sinal de BSoD, já consigo considerar que o problema está resolvido(já que o BSoD se apresentava antes de bater 2 horas), o problema realmente foi a CPU e eu estava a ponto de condenar o HDD, enfim, muito obrigado por ajudar a resolver meu problema @Rio McCloud. Ah, e também tenho uma pergunta: Como posso fazer a leitura de arquivos .dmp?

TdA.png

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Goden De nada! Se possível, marque a resposta como Solução para ajudar outros usuários que possam ter o mesmo problema.

Respondendo a pergunta, eu uso um programa da própria Microsoft chamado WinDbg. Ele exige um conhecimento prévio para ser usado, mas você também pode usar o BlueScreenView para analisar superficialmente esses arquivos de dump.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...