Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, então... depois de um bom tempo muito tempo usando só 8gb de RAM, resolvi comprar um outro pente de memória idêntico ao meu, tanto pra funcionar em Dual Channel quanto pra aumentar a memória do Windows.

Problema é que... primeiramente o Windows 10 não tava reconhecendo os 16gb após instalação (reconhecia os 2 pentes, mas não os 16gb no Gerenciador de Tarefas), então eu fiz o procedimento de ir no msconfig ajustar a RAM máxima, confirmei... reiniciei... e nada de mostrar os 16gb no Gerenciador...

A solução foi remover os 2 pentes, remover a bateria da placa-mãe (BIOS já atualizada pra mais atual) esperar um tempo e depois de enfim resetada, o Windows 10 reconheceu os 16gb de ram no Gerenciador.

Até aí beleza, espero ajudar quem teve algum problema de reconhecimento acima até agora, acontece que desde os fatos do início desse post, o CPU-Z também estava reconhecendo os 2 pentes... mas na aba Memory ele não reconhece o Dual Channel... na BIOS da placa-mãe ela reconhece os 2 pentes... reconhece os 16gb, mas mostra que estão trabalhando em Single Channel.

Resumo da história, agora tô com 16gb de RAM, aparentemente funcionando em Single Channel, como eu faço pra fazer a placa-mãe/Windows e CPU-Z ativarem o Dual Channel das memórias?

Vou deixar uns prints no post caso ajude em algo, desculpem por ser leigo.

Screenshot_1.png

Screenshot_3.png

Screenshot_4.png

Screenshot_5.png

Screenshot_7.png

OPA, então... talvez meio precipitado não sei... mas acredito que os procedimentos que citei a

cima, resolveram o caso do Windows e da placa-mãe reconhecer o Dual Channel... o CPU-Z continua não reconhecendo isso, e continua mostrando o Single... mas pode ser um possível bug, já que a própria BIOS da placa-mãe reconheceu...

Cá estão os procedimentos adicionais que fiz que (acredito eu) que resolveu o problema:

- Atualizei o Windows pra última versão, e fiquei sem mais atualizações pendentes.

- Deixei desmarcada a opção de memória máxima do msconfig.

- Acredito que reinicializações devem ter colaborado pro hardware entender que 'precisa habilitar o dual channel'.

Abaixo uma foto (meio zoada) com a BIOS da placa-mãe finalmente reconhecendo o Dual Channel.

1969890763_WhatsAppImage2021-08-09at11_40_34.thumb.jpeg.29917e38888a7da0bfe3d7a9f2914cee.jpeg

Sobre o CPU-Z não reconhecer ele ligado, eu realmente não sei...

Espero que minha experiência ajude alguém, pois foi bem ruim de achar alguma solução pela internet da vida. ✌

Postado

@Paulo012 quais são os modelos das memórias? Olhe na guia SPD do CPU-Z. As latências aí estão horríveis (CL31), rodando também a 1066MHz em vez de 1600MHz, tem coisa errada no seu PC. Latência normal para memórias DDR3, é entre CL9 e CL11.

Obs: essa placa-mãe não aguenta esse processador.

• Curtir 1
Postado

Sobre a frequência que elas estão trabalhando eu realmente não entendo nada.

Mas cá estão os prints das abas do CPU-Z

Slot #1

Screenshot_8.png.ad1fa39b72da402b2e8cf877ff6961a1.png

Slot #2Screenshot_9.png.af07e8e27d517f85683d72811a98c50c.png

O modelo das memórias é: Kingston BLU KHX 1600C10D3/8GX

Como assim essa placa-mãe não aguenta esse processador?

Foi literalmente comprado num kitzinho de Placa + CPU

Postado

@Paulo012 Nunca montei PCs com CPU FX. Foi essa a época que eu abandonei a AMD até os Ryzen. 

O colega @GuilhermeGB está correto, se o seu modelo de placa-mãe mostrado na aba mainboard do CPU-Z estiver correto, sua placa-mãe não suporta esse FX. Veja só: https://www.ASRock.com/mb/NVIDIA/n68-gs4 fx/#CPU

Espero que não tenha comprado esse kit por agora, pois já está extremamente obsoleto e dá para comprar coisa muito melhor mesmo que usada.

Eu ia falar sobre o antigo "unganged mode" da AMD, mas se a CPU não é compatível com a MB então acho que nem vale a pena perder tempo tentando muita coisa. 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods então moço, no caso a minha é a R2.0

Então acredito que ela tem suporte sim...

da uma olhada:

https://www.ASRock.com/mb/NVIDIA/N68-GS4 FX R2.0/index.br.asp#CPU

Screenshot_10.thumb.png.49dc1a51d732a78095d78f632aac15c6.png

Sobre ser recente o PC, não é não... é bem velhinho já, fora que todo meu kit veio de placa/cpu da Intel, aí devido a problemas tive que trocar esses 2 pra manter memórias pro estrago não ser maior do que foi na época.

Só para adicionar algo sobre a frequência delas... são de 1600 MHz, e essa é a informação mostrada pelo Gerenciador sobre elas:

mem.png.9d4587d8db9f0043eccafd003a1f096c.png

Postado

@Paulo012 Ok, resolvida essa parte, vi que você teve que fazer reset de BIOS para seu sistema reconhecer a memória corretamente. Quando tiver que fazer isso não precisa mexer na bateria (inclusive nunca mexa nela que não for para substituí-la, para resetar tem jumper só pra isso). Poderia ter simplesmente ido na opção de reset dentro da própria BIOS, de preferência o "load optimal defaults" que é o que recomendo que você faça agora.

Depois disso observe o CPU-z para ver se resolveu. Se não tiver resolvido procure o tal do "unganged mode" na BIOS. Salvo engano o correto para dual channel é selecionar "always", mas posso estar enganado. Teste com always ativado e se não funcionar mude para auto.

Esse é o único fator que vai influenciar efetivamente no dual channel. Sobre as frequências você terá que ligar o XMP. Encontre ele na BIOS e ative, salve e saia. Espere com paciência enquanto a MB tenta configurar o XMP. Se não funcionar, se ela não ligar mais, tire o PC da tomada e feche curto no jumper CLR_CMOS por 10 a 20 segundos para resetar a BIOS. Tente novamente selecionando manualmente a velocidade das memórias e aumentando a tensão de operação delas em 0,05V. Se depois de salvar e sair o PC não ligar novamente (tenha paciência, pode demorar até uns 5 minutos facilmente), então algo está impedindo a comunicação correta das memórias com a CPU ou então as memórias simplesmente não tem qualidade suficiente para sustentar esse modo de operação.

Postado
55 minutos atrás, Paulo012 disse:

Sobre a frequência que elas estão trabalhando eu realmente não entendo nada.

Mas cá estão os prints das abas do CPU-Z

Slot #1

Screenshot_8.png.ad1fa39b72da402b2e8cf877ff6961a1.png

Slot #2Screenshot_9.png.af07e8e27d517f85683d72811a98c50c.png

O modelo das memórias é: Kingston BLU KHX 1600C10D3/8GX

Como assim essa placa-mãe não aguenta esse processador?

Foi literalmente comprado num kitzinho de Placa + CPU

Sua memórias parecem trabalhar em 1600MHz apenas por XMP, a HyperX que eu tenho aqui é 1600MHz via JEDEC.

30 minutos atrás, Paulo012 disse:

@WOZ Dods então moço, no caso a minha é a R2.0

Então acredito que ela tem suporte sim...

da uma olhada:

https://www.ASRock.com/mb/NVIDIA/N68-GS4 FX R2.0/index.br.asp#CPU

Screenshot_10.thumb.png.49dc1a51d732a78095d78f632aac15c6.png

Apesar de listar, eu não confio nem um pouco nessa informação. Você talvez encontre algum problema de desempenho futuramente, é comum até placas chipset 760G (chipset de entrada também) terem com processadores FX-8xxx (aqui no fórum teve um caso esses dias), aconselho usar no máximo um FX-6xxx nelas (alguns modelos ainda apresentam pequenos problemas com os 6xxx também). Pra evitar problemas graves, tente manter seu gabinete o mais ventilado possível.

Postado

Uns dis atrás também me perguntava porque o cpuZ não mostrava Dua Channel.

Tenho a mesma placa-mãe(desde inicio de 2019) com um fx8350 e 8 de Ram. 

Aproveitando o gancho do amigo, queria trocar os pentes de RAM por 1 de 8 com 1866Mhz (o meu é o menor que tem nas rans) melhor e pro final do ano mais um. 

Só que no site vi a mesma ram com CL3 e outra com CL11!!  Li e re-li outro post que mais parecia Tese dos caras, quando achava que estava entendendo me confundi com os prints comparando CL menor e frequência menor, com menos latência do que a CL11 de maior frequência! Eu devo optar pela CL3 então? Ah, tem a CL10 também, agora que vi: "Memória Kingston HyperX FURY 8GB 1866Mhz DDR3 CL10"

E abaixo deixo a BIOS pro amigo ver em Dual também, mas não mostra no cpuZ. Apesar de estar suportando o FX estou pesquisando uma ASUS e msi que melhor suportam esse processador. Estou tentando negociar uma no olx, se não der certo vou trazer do aliexpress mesmo. 

Vou acompanhar seu post! TmJ

IMG-20210809-WA0002.jpg

Postado

@Daniel MR Latência baixa com frequência baixa e latência alta com frequência alta geralmente se compensam. A latência aumenta a velocidade de recebimento de informações (o intervalo entre uma e outra diminui), enquanto a frequência aumenta a velocidade de tráfego das informações. Em testes é comum vermos uma memória de velocidade mais baixa, porém latência mais baixa, se igualando em alguns testes a memórias de frequência alta e latência também alta. No geral a qualidade da memória vai determinar o vitorioso em alguns casos, senão na maioria. Fica a seu critério qual comprar. Normalmente é bom ver testes comparativos, mas é raro encontrar testes com os exatos modelos de memória pretendidos já que a variedade no mercado é enorme.

Pessoalmente eu penso de maneira mais simplista para facilitar meu trabalho, sempre procurando a que tem o menor custo e a marca mais confiável. Daria até para ver qual é a controladora da memória, por sinal, que é o fator mais impactante na qualidade/desempenho da memória em alguns casos. 

Postado

Bom vamos lá, aqui eu consegui ter os resultados que citei acima, a placa-mãe finalmente mostra o Dual channel, e também altereimanualmente as memóriasna BIOS pra rodar em 800-1600Mhz.

Eu ainda não pude fazer nenhum teste de memória, pois o único que achei foi um chamado MemTest86, e deu uma certa preguiça de gravar ele e ver por boot os resultados, mas acredito não ter nada de errado com meus pentes.

Como é de praxe, arrumar um problema e ter outro acaba acontecendo...  fiz uma limpeza completa ontem no PC (fisicamente), com álcool isopropílico e etc. PC brilhando, passei borracha com cuidado nos contatos das memórias e placa de vídeo pra complementar a limpeza, até aí tudo certo.

O problema é... por algum motivo que eu não faço a mínima ideia do que seja, usar 1 pente de memória não afeta em nada meu computador (sempre em 1 slot) mas quando eu ligo as 2 eu tô presenciando congelamento total do Windows tendo que forçar o PC a desligar...

Tô postando isso antes de fazer o último teste já que no momento eu tô usando o novo pente que comprei pra testar problemas (single), o teste de deixar esse mesmo pente sozinho no outro slot e ver se esse é o problema... a placa não tem sinal de nada, oxidação e etc... mas por algum motivo os 2 pentes em conjunto simplesmente não funcionam depois de um X período de PC ligado.

Voltarei logo pra postar o resultado da memória usando o segundo slot.

Postado
37 minutos atrás, Paulo012 disse:

Eu ainda não pude fazer nenhum teste de memória, pois o único que achei foi um chamado MemTest86, e deu uma certa preguiça de gravar ele e ver por boot os resultados, mas acredito não ter nada de errado com meus pentes.

Esse é o único programa eficaz em testes de memória hoje. Ele precisa sim ser gravado no pendrive para funcionar corretamente. Vale a pena para desencargo de consciência e o aplicativo cria o pendrive automaticamente: https://www.memtest86.com/

38 minutos atrás, Paulo012 disse:

Como é de praxe, arrumar um problema e ter outro acaba acontecendo...  fiz uma limpeza completa ontem no PC (fisicamente), com álcool isopropílico e etc. PC brilhando, passei borracha com cuidado nos contatos das memórias e placa de vídeo pra complementar a limpeza, até aí tudo certo.

Me explique por qual razão você passou borracha? Borracha é um quebra galho da época que álcool isopropílico era de difícil aquisição ou algo assim na comunidade nacional de hardware. Se você limpou com isopropanol passar a borracha é improdutivo. Especialmente por que se passar com muita força pode é danificar o componente. Mas vá lá.

41 minutos atrás, Paulo012 disse:

O problema é... por algum motivo que eu não faço a mínima ideia do que seja, usar 1 pente de memória não afeta em nada meu computador (sempre em 1 slot) mas quando eu ligo as 2 eu tô presenciando congelamento total do Windows tendo que forçar o PC a desligar...

use o memtest

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Me explique por qual razão você passou borracha? Borracha é um quebra galho da época que álcool isopropílico era de difícil aquisição ou algo assim na comunidade nacional de hardware. Se você limpou com isopropanol passar a borracha é improdutivo. Especialmente por que se passar com muita força pode é danificar o componente. Mas vá lá.

Borrachinha de leve, só pra limpar os contatos mesmo, e depois ainda passei o isopropanol... seilá desencargo só mesmo....

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

use o memtest

acho que vou sim com as 2 memórias ligadas e deixar rolar pra postar o resultado aqui.

Bom vamos lá, meu último teste (com relação a troca de slots) foi usar somente o novo pente no slot que 'aparentava dar problemas', não sei se ele tem algum problema... o congelamento total do sistema só ta ocorrendo com os dois pentes conectados.

Como fiz o teste:

- 1 único pente de 8gb (o novo, pra teste de funcionamento já que o meu está OK)

- Genshin Impact no máximo dos gráficos no fundo

- 10 abas do Chrome rodando lives na Twitch

- HWiNFO (sensors only) rodando pra monitorar algum possível problema.

O objetivo do teste, era usar o máximo de memória possível (e eu nem tava fazendo isso com os 16gb), pra ver se o Windows ia congelar... ficou rodando todas as lives + jogo por 1hr e 10 min... o sistema não travou....

Qual será o problema de eu não poder usar os 2 pentes ao mesmo tempo?

As soluções que tentei da internet da vida, não funcionaram... as memórias estão funcionando (as duas)... acho que o que me resta é postar aqui uma foto da BIOS, com as configs que usei lá...

Segue abaixo os resultados do teste:

Screenshot_11.thumb.png.60d90e4cb5a344cb48846c14bf81fc40.png

HWiNFO só pra resumo dessa última hora de teste:

Screenshot_12.png.c5c5e02aa11c437d329fed094d7639fc.png

Postado
32 minutos atrás, Paulo012 disse:

Borrachinha de leve, só pra limpar os contatos mesmo, e depois ainda passei o isopropanol... seilá desencargo só mesmo....

Falei isso por que borracha é só para quebra galho, mesmo assim eu nunca usaria. Já vi gente "delicada" arrancar micro transistors que ficam perto dos contatos.

34 minutos atrás, Paulo012 disse:

Qual será o problema de eu não poder usar os 2 pentes ao mesmo tempo?

Só vamos saber quando você passar o memtest. Antes disso tudo é especulação. O teste que você mencionou não é correto, tem que ser memtest. Como seu problema parece obscuro, rode memtest por 20 minutos.

36 minutos atrás, Paulo012 disse:

As soluções que tentei da internet da vida, não funcionaram... as memórias estão funcionando (as duas)... acho que o que me resta é postar aqui uma foto da BIOS, com as configs que usei lá...

Pela última vez, estar funcionando não quer dizer que estão saudáveis. Passe o memtest, pois só ele detecta falhas obscuras.

• 5 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...