Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

amigos estou com esse carrinho do meu sobrinho e o mesmo não anda... abri e retirei o motor traseiro o mesmo tem um capacitor disco  cerâmica 104 retirei o capacitor e o mesmo apresenta estar bom ( a frio ) testei o motor no multimetro  e descobri que o motor trava na saida, quando eu ajudo ele gira. 

vcs acham que pode ser o capacitor? se sim qual eu posso colocar para teste? já que eu não encontrei um igual aqui. 

20210815_142307[1].jpg

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, orieva disse:

o motor trava na saida, quando eu ajudo ele gira

Pode ser problema elétrico ou mecânico bem como bateria fraca. Pouca chance de ser o capacitor cd de 100nF/25V mas ligue sem ele pra ver.

Postado

eu desmontei. o motor fora do carrinho também trava (teste com o multímetro) mais quando eu ajudo com o dedo funciona bem no teste.  vou abrir o motor....

curiosidade a função 104 é para dar o arranque?

• Membro VIP
Postado

Pode ser mesmo pane elétrica ou mecânica do motor.

O 100nF é pra amortizar ruídos que ele gera. Ruídos que podem interferir no rádio controle ou do gênero.

• Curtir 1
Postado

amigo desmontei o motor fiz uma limpeza mais mesmo assim continua com o mesmo defeito. só gira eu dando o arranque kkk ( esse teste é com o multimetro )

tem alguma dica de teste? 

• Membro VIP
Postado

Como dá o arranque "com multímetro"? não entendi. Se for o caso de está medindo depois que ele gira, passe dados p.ex. qual tensão no multímetro antes e depois de tal arranque (gira com a mão?). Como te disse .. também tá com cara de bateria/pilha ruim ou maus contatos.

Postado

sim amigo é com o multimetro escala x1 sem o arranque não gira e no multimetro fica quase zero, da 1 ohm, mais quando dou o arranque na roda vai para 13 ohms. aproveitei para testar com o motor no lugar ( conectado na placa do carrinho ) e o teste em x1 com a roda parada não muda da quase zero  e da 1 ohm ( foto ), mais com ela girando depois do arranque a medida é diferente da 8 ohms ( foto )  

20210816_162029[1].jpg

20210816_162054[1].jpg

Postado

errei. o teste da foto do multímetro é o motor sem a conexão dos fios na placa essas fotos do multímetro é só o capacitor 104 no motor parado e girando ( apos eu foçar com o dedo ) parado quase zero e girando 7 ou 8 ohms

com os fios da placa no motor  e com as pilhas ( 6v ) chave ligada. o teste da quase 1 ohm motor parado e girando apos forçar com o dedo da diferente quase 13 ohms. ( esse eu não tirei a foto )

• Membro VIP
Postado

Quase entendi. Mas você não deve medir a resistência com ele ligado ok? Nem mesmo é bom girar e medir pois ele gera uma tensão. Ao medir a R deste motor ela é quase zero mesmo. Coloque na escala tensão dc e meça a  V nele. Atenção que pra este multímetro há de colocar na polaridade correta além de fazê-lo girar do lado correto. Meça a V nas pilhas/bateria quando tentar dar a partida. Aplique a bateria direto e só no motor -remova os fios da placa -  pra ver.

Postado

amigo eu fiz os teste que você pediu. 

com o multímetro em dc não gira o motor e ponteiro não sai do lugar. mais quando giro o motor o ponteiro tenta sair mais não sai kkkk. agora com as pilhas ( 4 ) também não gira o motor sozinho, mais quando eu foço gira rápido. testei as 4 pilhas e da quase 6v.

não sei a sua opinião, mais acho que o defeito ta no eixo ou no imã. ( com ele aberto eu percebi que fica encostando no imã quando paro de girar ) só uma opinião.

amigo eu decidi deixar o carro no empurrão kkk e prosseguir os outro teste na placa do mesmo.

você sabe dizer como eu testo o controle? para saber se ele ta transmitindo o sinal para a placa? esse controle não tem led ,não tem chave  kkkk.   

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, orieva disse:

acho que o defeito ta no eixo ou no imã

tmj...

Em 16/08/2021 às 13:56, .if disse:

Pode ser mesmo pane elétrica ou mecânica do motor.

Não tem jeito fácil de testar o controle. Só mesmo com o carrinho ok. Coloque outro motor ou uma lampadinha no lugar dele...

50591d56ab85461e343c2f8c22bc2fd7.jpg

• Obrigado 1
Postado

beleza. agora vou foca na placa do carrinho e no controle conectar os fios do motor colocar as 4 pilhas no carrinho e testar a placa e o controle se de certo vejo se consigo um motor.

você viu o tópico da bateriaw eu enviei as fotos da fonte.  

Postado

meu filho lembou se que tinha uns carrinhos velho no guarda roupa kkkk peguei um que o motor é igual ao que tá com defeito. testei e tá bom. mais o carrinho continua com defeito tudo indica que é na placa. sim amigo fazendo alguns teste na placa descobri que o controle tá enviando sinal para a placa. agora é descobrir o defeito no circuito.

IMG-20210818-WA0012.jpg

IMG-20210818-WA0013.jpg

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, orieva disse:

fazendo alguns teste na placa descobri que o controle tá enviando sinal para a placa. agora é descobrir o defeito no circuito

Na verdade, você precisa checar mais coisa:

– Se o sinal sai correto do TX

– Se o sinal entra correto no RX

– Se o chip está OK

Etc.

Encontre o datasheet do CI. Nele vai ter o circuito de referência para um esquema básico da plaquinha.

Provavelmente o integrado do carrinho de baixo custo é um RX + duas ponte H.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

– Se o sinal sai correto do TX

– Se o sinal entra correto no RX

– Se o chip está OK

obrigado amigo. mais infelizmente não tem todo esse conhecimento.

vou mim resumir apenas em testar se tem componente em curto no circuito .

pesquisei o

14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Encontre o datasheet do CI. Nele vai ter o circuito de referência para um esquema básico da plaquinha.

não encontrei .

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...