Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essas peças para upgrade são compatíveis?


Posts recomendados

Opa pessoal tudo bom? Tenho uma GTX 1050 ti 4 GB, e quero dar um upgrade no meu computador. Nesse upgrade eu iria mudar placa-mãe (Placa-Mãe ASUS Prime B460M-A) , 2x RAM 8 gB (memória RAM Crucial Ballistix 8GB DDR4 2666 MHz) e mudar para o processador Core i5-10400f. E queria saber se a instalação dessas novas peças teriam algum problema em relação à compatibilidade de hardware! Desde já agradeço.

Obs: uso uma fonte 500w Nyx Tec Power Supply 80plus

agora, Silveriow disse:

Opa pessoal tudo bom? Tenho uma GTX 1050 ti 4 GB, e quero dar um upgrade no meu computador. Nesse upgrade eu iria colocar essas peças:

placa-mãe (Placa-Mãe ASUS Prime B460M-A) , 2x RAM 8 gB (memória RAM Crucial Ballistix 8GB DDR4 2666 MHz) e mudar para o processador Core i5-10400f.

E queria saber se a instalação dessas novas peças teriam algum problema em relação à compatibilidade de hardware! Desde já agradeço.

Obs: uso uma fonte 500w Nyx Tec Power Supply 80plus

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Silveriow disse:

Opa pessoal tudo bom? Tenho uma GTX 1050 ti 4 GB, e quero dar um upgrade no meu computador. Nesse upgrade eu iria mudar placa-mãe (Placa-Mãe ASUS Prime B460M-A) , 2x RAM 8 gB (memória RAM Crucial Ballistix 8GB DDR4 2666 MHz) e mudar para o processador Core i5-10400f. E queria saber se a instalação dessas novas peças teriam algum problema em relação à compatibilidade de hardware! Desde já agradeço.

Obs: uso uma fonte 500w Nyx Tec Power Supply 80plus

 

Sua fonte é desconhecida e muito provavelmente de baixa qualidade. Se vai fazer um upgrade com peças novas e caras, recomendo a substituição. Além disso, sua opção de upgrade não é a melhor. 

O Ryzen 5 3600 está a bons preços no mercado, sendo que pegando um 3600 com uma placa-mãe A520M DS3H você pagaria o mesmo preço para ter maior desempenho. As memórias você poderia trocar para 3200 MHz das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG que comumente aparecem com promoção abaixo de 300 reais. Tem 3600 MHz a 299 da marca Team Group na Pichau por sinal.

 

Comparativo de desempenho dos dois processadores: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-10400F-vs-AMD-Ryzen-5-3600/3767vs3481

Esquece esse i5, sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/08/2021 às 11:02, WOZ Dods disse:

Comparativo de desempenho dos dois processadores: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-10400F-vs-AMD-Ryzen-5-3600/3767vs3481

Esquece esse i5, sério.

Em uso profissional o 3600 realmente leva vantagem em média 30%, porém quase todos os comparativos existente do i5 10400F foram efetuados considerando o clock base dele (2.9ghz), em situações em que o clock dele está no modo boost de 4.3ghz essa diferença diminui consideravelmente.

 

Em jogos a diferença é praticamente nula como visto abaixo:

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-10400F-vs-AMD-Ryzen-5-3600/4079vs4040

 

Este benchmark simula o desempenho de processadores em aplicações gráficas que são semelhantes a aplicações executadas em jogos, não desmerecendo a recomendação do 3600, só fazendo um pouco de justiça ao desempenho do i5 10400F em jogos, claro que os contras dele também pesam na escolha como as limitações de upgrades e placas mães mais caras, mas para quem não pensa nessas questões, pode sim compensar a escolha.

 

Abraços o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz Para quem deseja desempenho apenas para jogos, sem mais nenhuma outra atividade, o 10400F pode sim ser uma boa opção. Para quem joga e faz qualquer outra coisa em paralelo, que seja deixar abas abertas para pesquisa com alt+tab, acho uma péssima opção. Em testes que vemos na internet, pelo menos nos bem feitos, o cenário sempre é de uso exclusivo para jogos. Não precisa nem mencionar que é um cenário completamente surreal. Acho o 3600 a melhor opção por que eu acredito que se a pessoa quisesse apenas jogar sem fazer mais nada investiria em um video game, pois PCs são úteis para outras coisas. No geral a diferença de preço, contando a placa-mãe, não é grande. Fica a critério do OP se vai preferir um ou outro, claro.

 

À parte disso eu queria salientar que em jogos que fazem uso mais do desempenho multi threaded do processador do que do single, o 3600 continua sendo a melhor opção. Levando em consideração que depois da mudança de mercado gerada pelos processadores Ryzen e seus muitos threads (coisa que a Intel limitava a CPUs de alto custo em gerações anteriores) o mercado de jogos já está mudando também. Em próximas gerações de jogos o desempenho single threaded será menos importante, especialmente agora que temos video games que também são otimizados para este tipo de funcionamento. Resta ver o quanto que isso será positivo para quem tem processadores mais fortes hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, WOZ Dods disse:

@RaposaFeroz Para quem deseja desempenho apenas para jogos, sem mais nenhuma outra atividade, o 10400F pode sim ser uma boa opção. Para quem joga e faz qualquer outra coisa em paralelo, que seja deixar abas abertas para pesquisa com alt+tab, acho uma péssima opção. Em testes que vemos na internet, pelo menos nos bem feitos, o cenário sempre é de uso exclusivo para jogos. Não precisa nem mencionar que é um cenário completamente surreal. Acho o 3600 a melhor opção por que eu acredito que se a pessoa quisesse apenas jogar sem fazer mais nada investiria em um video game, pois PCs são úteis para outras coisas. No geral a diferença de preço, contando a placa-mãe, não é grande. Fica a critério do OP se vai preferir um ou outro, claro.

 

À parte disso eu queria salientar que em jogos que fazem uso mais do desempenho multi threaded do processador do que do single, o 3600 continua sendo a melhor opção. Levando em consideração que depois da mudança de mercado gerada pelos processadores Ryzen e seus muitos threads (coisa que a Intel limitava a CPUs de alto custo em gerações anteriores) o mercado de jogos já está mudando também. Em próximas gerações de jogos o desempenho single threaded será menos importante, especialmente agora que temos video games que também são otimizados para este tipo de funcionamento. Resta ver o quanto que isso será positivo para quem tem processadores mais fortes hoje.

Concordo em partes: com relação ao salto na evolução que a AMD deu no mercado de processadores sou totalmente a favor da sua opinião, e com certeza os jogos, programas e toda uma indústria de desenvolvimento poderão se beneficiar muito desse poder de fogo que eles tornaram acessível para o consumidor final, tanto que me fez muito querer mudar para o lado vermelho da força em meu próximo upgrade e te digo mais, eles estão chegando lá também com relação ao mercado de GPUs (NVIDIA que se cuide^^)

 

Com relação ao usuário final comprar um PC focado não somente para jogos concordo em partes: já a algum tempo os jogos para computadores tem se tornado muito mais atrativos no PC que nos próprios consoles, seja por conta dos games competitivos (hoje focado praticamente nos MOBAS e nos famigerados Battle Royales) ou seja por conta dos MODs (comunidade modder continua em ascensão) ou ainda por conta do preço final dos jogos que costuma ser mais barato no PC (pelo menos aqui no Brasil, apesar dessa diferença hoje ter caído bastante), tanto que cada vez mais jogos exclusivos de consoles tem aparecido para PC, logo, não é muito difícil encontrar cada vez mais pessoas querendo um PC Gamer simplesmente para jogar, não sendo hoje muito incomum ver escritórios com 2 computadores, (um para jogos e outro para trabalho) além claro da pessoa poder relaxar de outras formas além dos jogos, (YouTube, filmes, animes, memes e etc) mas quem compra hoje um PC para lazer dificilmente vai usar o mesmo equipamento focado para atividades profissionais, pelo menos é o que eu tenho visto ocorrer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz Não tenho nenhum cliente gamer, zero, mesmo os que tem muita grana para gastar, que usem um PC exclusivamente para jogos e outro exclusivamente para trabalho. Quando eles tem dois é um desktop e um laptop, usando o laptop apenas quando realmente precisam de mobilidade. Afinal, o desktop sempre é mais rápido e menos limitado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!