Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O meu notebook estava travando, quando abri o gerenciador de tarefas, vi que o disco estava quase sempre em 100% de uso, fui pesquisar como resolver e entrei neste site: https://canaltech.com.br/Windows/veja-como-resolver-o-problema-dos-100-de-disco-usado-do-Windows-10/

Fiz todos os passos e agora o disco continua 100% e ta travando e ocorrendo tela preta nos apps, as vezes os apps voltam ao normal e as vezes fecha

Postado

@Kevin_ As telas pretas são decorrência de você seguir esse tutorial problemático que essa página postou

não se deve desligar de jeito nenhum a memória virtual, e você por ter seguido os passos desse post acabou desligando ela

ligue novamente a memória virtual, mais ou menos nessa parte:

Citação

Passo 5: na janela "Memória virtual", desmarque a caixa "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades", marque a opção "Sem arquivo de paginação" e clique em "Definir".

Isso até ajuda com o disco em 100%, mas vai afetar diversas outras funções da sua máquina então você praticamente desativa um recurso visando ganhar desempenho mas só piorou a situação

De qualquer forma, faça uma verificação do seu disco usando o Crystal Disk Info

ele deve listar a saúde e temperatura atual do seu disco, e já avisando que se seu disco atual for um HD e ele estiver sendo usado

em uma máquina com Windows 10 é comum isso acontecer, o Windows 10 pesa de forma exagerada para usuários que ainda utilizam HD

isso se resolveria facilmente com um SSD.

• Moderador
Postado

@Kevin_ Primeiro, desfaça as alterações que você fez seguindo este artigo. Vários dos itens descritos (como desligar a Restauração do Sistema e desativar o arquivo de paginação) vão te trazer problemas, e não vão corrigir o problema de 100% de uso de disco.

Agora, siga as etapas desse vídeo. Envie uma captura de tela do Gerenciador de Tarefas mostrando o programa ou serviço consumindo tantos recursos. Lembre-se também de verificar por atualizações no Windows Update, instalando todas.

Postado

Eu passei por esse problema no meu HD atual, de testes e testes desativei alguns serviços "desnecessários" do Windows (no meu caso que uso o computador para lazer) e funcionou bem.

Os serviços são: SysMain, gupdate, gupdatem.

Eu desabilitei mais serviços na minha máquina por escolha própria porém não recomendo. Os citados acima são algo que não vão te fazer falta, principalmente o gupdate e gupdatem que são serviços de atualização do google que rodam 24 por 48 na sua máquina buscando atualizações, e o sysmain não foge muito disso.

Postado

@tev0 Serviços simples como Fax, Telefone, Xbox e Xbox game bar, e outras coisinhas sim pode desativar que são inúteis

só tem que cuidar pra não desativar os realmente importantes, pra não dar problema depois na máquina

Igual o colega ali fez ao seguir esse tutorial, acabou piorando a situação dele

• Amei 1
Postado
agora, Adriel SG disse:

@tev0 Serviços simples como Fax, Telefone, Xbox e Xbox game bar, e outras coisinhas sim pode desativar que são inúteis

só tem que cuidar pra não desativar os realmente importantes, pra não dar problema depois na máquina

Igual o colega ali fez ao seguir esse tutorial, acabou piorando a situação dele

Sim, inclusive nessa de testes eu acabei desativando um que ao reiniciar desabilitou minha internet e eu tive que varrer esses serviços para achar quem foi o infeliz, por isso recomendei só os 3 que eu acredito que faça uma diferença legal no uso do disco.

Postado

@tev0 O princípio que eu faço pra amenizar problemas de desempenho é desativar programas que iniciam junto, serviços realmente desnecessários, manter sistema atualizado, alterar o sistema pra desempenho em vez de beleza que inclusive fica na mesma janela que o rapaz desabilitou a memória Virtual, desfragmentar o disco (exceto se for SSD), etc.

Pra ficar agradável geralmente eu peço ou eu mesmo coloco em dual channel pra máquina ficar com um desempenho melhor mesmo com um HD

• Curtir 1
Postado

Precisa de mais algum dado?image.png.73d1f3935b8c85cca04b11acca6c0c6e.pngimage.png.d3924b5c9707cef8bf86f226fd58f353.png

47 minutos atrás, Adriel SG disse:

desfragmentar o disco

Quais benefícios tem em realizar isto?

Postado

@Kevin_ Ele de modo simples ajuda a retirar parte de lentidão do disco causada por fragmentação dele, porém não é recomendado realizar em SSD já que isso é prejudicial a ele, e ele não tem esse problema que os discos rígidos tem

Qual memória você tem na máquina? E se é em 1 ou 2 pentes dela.

Fora isso creio que uma mudança boa pra ela seria colocar um SSD no lugar desse HD, até por quê a velocidade desse HD é abaixo do padrão, no caso é de notebook e a velocidade deles é reduzida mesmo, o padrão de um HD é 7200rpm mais ou menos, colocando um SSD iria fazer uma diferença absurda

• Moderador
Postado
10 minutos atrás, Adriel SG disse:

porém não é recomendado realizar em SSD já que isso é prejudicial a ele

Quando a taxa de fragmentação do SSD é muito alta, a controladora não dá conta e se torna um gargalo. Nesses casos, a desfragmentação do SSD vale a pena. Ela não vai "matar" ele.

Postado
35 minutos atrás, Adriel SG disse:

Qual memória você tem na máquina? E se é em 1 ou 2 pentes dela.

1 pente de 4gb (DDR3 - 1600mhz)

36 minutos atrás, Adriel SG disse:

Fora isso creio que uma mudança boa pra ela seria colocar um SSD no lugar desse HD

Estou pensando em trocar ele por um SSD e colocar um pente de 8gb (para poder rodar uns jogos)

2 horas atrás, tev0 disse:

Os serviços são: SysMain, gupdate, gupdatem.

Onde encontro esses serviços para desabilitar?

https://support.microsoft.com/pt-br/Windows/maneiras-de-melhorar-o-desempenho-do-computador-c6018c78-0edd-a71a-7040-02267d68ea90 - posso seguir esses passos para fazer a desfragmentação?

Postado

@Kevin_ Se tiver dois slot, coloca +1 de 4gb pra somar 8 e trabalhar em Dual Channel

Sobre o SSD é provavelmente a melhor escolha que vai fazer, vai ajudar muito sua máquina

Desfragmentar o disco não é complicado, então pode fazer tranquilo igual esse tutorial ai

Postado

@Kevin_ Pressionar Windows + R e digitar "services.msc"

Abrindo essa tela é só localizar pelo nome, dar um duplo clique em cima de cada serviço que você queira desativar e procurar a opção "Tipo de inicialização" e dentro dela habilitar a opção "Desabilitado" ou "Desativado".

image.thumb.png.1cd25e06b48f1310f084dc2acf2f206b.png

Postado

@Kevin_ O preço está bom, mas ninguém aqui do fórum recomenda Kingston, aliás que nunca vi NVMe deles

e você tem que pesquisar se sua placa-mãe iria aceitar o NVMe pois ele não usa porta SATA, ele é um slot específico na placa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!