Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Teclado e Mouse


Posts recomendados

Mouse + teclado por até 300 reais é possível sim, questão de mouse recomendo o Logitech G203 você consegue encontrar ele por volta de 120 reais. Tive ele por 3 anos e só troquei porque começou a dar problema no click (click fantasma e click duplo). Teclado diria para pegar um modelo "semi mecânico", são os de membrana com tecnologia antighost, tenho um faz 4 anos da C3tech e me satisfaz completamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@DanielGTR, bom dia!
Recomendo que optes por um Logitech K120. Teclados não te farão diferença significativa que não seja rollover(trato essa questão em meu tópico sobre ghosting em teclados que fiz aqui no Forum) a menos que jogue jogos de luta, e teclados empresariais costumam ter maior qualidade que teclados gamer. Adiciono que teclados mecânicos só passam a valer a pena quando contém bons switches, como Huano, Gateron, Kailh, TTC, Cherry ou algum óptico, os mais baratos costumam dar defeitos em menos de um ano, duram menos que teclados de membrana, e também que teclados "semi-mecânicos" não existem, são apenas uma propaganda barata para vender um teclado de membrana que tem uma construção ligeiramente diferente, e nem sempre é para melhor, costumam ser muitíssimo inferiores a um Lenovo empresarial usado, aqueles com enter roxo, ou a um Dell RT7D50.

Quanto ao mouse, recomendo o G203 que o amigo também recomendou, como uma excelente opção, mas também adiciono Delux M800(3389), Razer Deathadder V2 mini e Viper mini, Pichau P702, Sharkoon light2 200, Cooler Master MM711 e M710. Os 3 primeiros careceriam de importação e os demais estão disponíveis no mercado nacional, cada um têm características como peso diferentes, mas para termos práticos o desempenho é mais ou menos parelho entre o Sharkoon, os Cooler Master e o Delux, o restante é pouca coisa inferior e não teria diferença perceptível em faixas de DPI mais baixas, como é costumeiro usar pela maior parte dos jogadores de FPS.
Mouse é o que mais faz diferença em jogos no geral, visto que se trata de um periférico de precisão, então também recomendo experimentares com formatos diferentes se te é possível, pois o encaixe na mão também influencia.

 

 

@SorvetedeCafe, todo teclado moderno possui alguma forma de anti-ghosting, recomendo que leias meu tópico cujo endereço anexei na resposta ao autor, lá também explico o que as empresas podem fazer para reduzir o número de possíveis conflitos na matriz para que não interfira com jogos, mas no geral boa parte dos teclados de membrana já não dá problemas de conflito.
Quanto ao problema dos mice com chattering(clique duplo), infelizmente isso é uma ocorrência comum em mice para jogos, infelizmente as empresas há anos preferem colocar um debounce time baixo a produzir algo que dure mais, felizmente há alternativas como a Cooler Master que permite alterar o debounce time do mouse em seu software para aumentar a longevidade do periférico. Eu recomendo não jogar fora, nem trocar o mouse defeituoso se te satisfaz, mas trocar os switches por Kailh GM 4.0 ou Huano blue shell white dot. Dão vida nova ao mouse, melhoram a sensação dos cliques e se trocar os deslizantes por melhores com PTFE(como os Tiger Arc) no processo o mouse se torna melhor que um original novo seria.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

trocar os switches por Kailh GM 4.0 ou Huano blue shell white dot

Eu ainda tenho o g203, mas acabei comprando um Hyperx Pulsefire Surge (em janeiro/2021) por apresentar uma qualidade superior ao Logitech g203. Em compensação é um mouse mais caro por isso não recomendei já que o orçamento dele era baixo. Mas gostei da sua resposta e vou procurar esses switches para ajeitar meu g203, muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@DanielGTR, de nada!
Recomendo iria pelo M710 pelo sensor melhor, ainda que precise mais cuidado com a limpeza.
De empresariais eu gosto mais dos Lenovo com teclas roxas e os Dell RT7D50 mesmo, mas infelizmente não são fabricados mais.
Linha Microsoft costuma ser boa, mas Logitech abaixo de 200 só é bom mesmo o K120.
 

@SorvetedeCafe, de nada! 
O sistema dos botões do G203 é o mesmo do G303, que tenho, ficou excelente com os Huano.
Eu já tive um G203, gosto dele mas acabei o vendendo porque preferi bem mais o G303, ficou 5 anos sem problemas até eu precisar trocar os switches secundários, aproveitei para trocar os principais também, recomendo que faças o mesmo, pacote dos Huano me saiu 15 reais e alguns centavos por 5 unidades na época.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mikhail Kosevich Volkov Eu gostei mais do M710 por ser um pouco maior.

Mas dando uma pesquisada nele, acabei encontrando o Cobra Chroma M711, muita gente avalia bem e estão quase o mesmo preço, qual seria a diferença? 

 

O teclado acho que vou dar uma procurada melhor, esse K120 não me chamou tanta atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@DanielGTR, o Cobra apanha muito em sensor e codificador de rolagem. Os switches mesmo que sejam parelhos nos botões principais ainda sofrem a desvantagem de não ter o debounce time alterável como os Cooler Master têm no software, então terá menor longevidade ambos no scroll e nos botões.
O CM também é bem mais leve, mas leveza não é uma questão tão importante a menos que faça movimentos muito rápidos e a diferença seja significativa em relação ao peso do teu braço e mão.
Quanto a teclado, as aparências costumam enganar, teclados de membrana mais enfeitados tendem a durar menos que teclados de membrana tradicionais empresariais, os com iluminação costumam a sumir legendas ficando um borrão no centro, por exemplo, recomendo comprar um básico caso não tenhas um que te supra e guardar dinheiro para um melhor, como um Fallen Eco, um Hermes E2, um Sharkoon Purewriter, um Cooler Master CK550...

@Fabiel Santana, eu pessoalmente não recomendo nenhum dos teclados que você mencionou, possuem soldas boas, placaa de circuito impresso boas, mas os Logitech com Romer G são problemáticos, os com Kailh(GX e GL) são sobrefaturados, os Hyperx possuem acabamento com tinta de baixa qualidade que tende a enferrujar(mesmo problema do Blackwidow X, fabricado pela mesma empresa), ambos Logitech e Hyperx são fabricados pela iOne, então compartilham das mesmas teclas de plástico impressas a laser que eventualmente formarão um borrão no centro e mancham fácil com a digitação.
Os Corsair têm eventualmente o problema de chattering(duplo clique) com a idade mesmo usando switches Cherry e o chassi deles costuma ser mais molenga que um Redragon. Eu achei interessante que eles têm opção de teclados com switch silent, caso queiras um teclado mecânico silencioso, com nível de ruído similar a teclados de membrana, no Brasil. Eu adoro meus silent red no meu FC900R PD e eu achei bacana digitar no K70MK2Se, caso queiras essa funcionalidade, vale comprar um desses com switch silent mesmo com os pontos negativos ou esperar até poder comprar um melhor que tenha.
Minha recomendação pessoal é que compres um Cooler Master, um Durgod, talvez importar um iKBC, Ducky Channel ou Vortex do exterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mikhail Kosevich Volkov Sobre o mouse, agora que fui reparar, você fala do Cooler Master MM710 ou do Redragon M710? 

porque na primeira postagem você disse M710, esse tempo todo eu entendi como o Redragon, visto que o Cooler Master não é M e sim MM.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9069/mouse-redragon-gamer-memeanlion-m710-RGB-10-botões-10000-dpi-preto

 

E sobre o teclado, não tenho problema com membrana, nem precisa ser RGB, mas queria algo com um design pouquinho mais agradável...

É algo que vai ficar na minha frente por um bom tempo, então não quero ficar incomodado.

Tenho um multilaser de 10 anos atrás que nem sei o nome, mas o design me agrada muito.

Gostei desse Hyperx https://www.amazon.com.br/HyperX-Teclado-Gamer-Alloy-ABNT2/dp/B07TV9B7Z3/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=Sharkoon+Purewriter&qid=1629236654&sr=8-1&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.4bb5663b-6f7d-4772-84fa-7c7f565ec65b é ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Fabiel Santana, eles costumam dar chattering devido a ter o dobro de folhas de contato que o convencional e as teclas têm encaixe muito frágil.
Switches speed não te darão vantagem alguma e a atuação mais curta pode causar mais erros na escrita, não recomendaria esse switch em específico, ainda mais sendo o Low Profile que é mais arenoso no tato que os convencionais, e as teclas não são feitas por sobreinjeção(também conhecido como Doubleshot, Two-Shot Injection ou Double Injection) então as letras irão virar borrões com a idade, por isso mencionei o SE. Dá de comprar conjuntos de teclas sobreinjetadas no Aliexpress, mas não creio que hajam conjuntos para os Cherry Low Profile ainda.

@DanielGTR, falo do Cooler Master mesmo, perdão pelo erro na nomenclatura.
Eu recomendo o MK110 RGB, está na faixa e possui um sistema de êmbolos sobre as borrachas que confere um melhor tato que os de membrana convencionais, e também conta com as trilhas extras para evitar conflitos na matriz assim como o exemplo que usei em meu tópico sobre ghosting.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Fabiel Santanaeste para o teclado, e este para os Box Jade, são switches bem caros, mas eu amei os Box Navy, e os Jade são uma versão mais leve, que eliminariam o problema de fadiga que tive com os Navy.
Quanto ao fato de ser branco, recomendo este guia. eu nunca tive problema com periféricos brancos, na realidade, os que mais mostraram sujeira que tive até hoje foram meu Leopold FC900R PD preto, e o meu Logitech MX518 Legendary, que era uma espécie de cinza brilhoso na parte que ficava mais evidente a sujeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mikhail Kosevich Volkov Então, se eu comprar o fallen ace acho q vou usar os switchs proprios dele (ai não sei se o preto ou o vermelho), ai me diz, entre o fallen ace e o corsair k70, qual seria melhor, se pá eu até espere o black friday porque ai vou ter mais opções de escolhas, o que  acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mikhail Kosevich Volkov Primeiramente, me perdoe por fazer tantas perguntas e ocupar tanto do seu tempo, mas eu sou bem leigo nesse assunto. xD

 

Sobre o mouse, esse MM710 não suja muito não? Por ter esses furos nele todo, parece que o suor cai dentro dele facilmente.

 

Esse teclado eu curti, vou pegar.

Só pra não ter engano, seria esse mesmo né? MK110 

Ja vi tantos modelos, que estou perdido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Fabiel Santana, eu dou preferência ao Ace por ser de empresa nacional. Fora isso, ele também permite trocar os switches quando quiseres e tem teclas que não vão virar um borrão com a idade, então é melhor teclado.

Eu adoro Gateron black, não é pesado como Cherry black, mas entre black e red é preferência, só muda peso das teclas, se você digita mais pesado, recomendo o black.

 

@DanielGTR, salvo engano, ele é resistente a lavagens com placa de circuito impresso revestida caso seja necessário correr água pelos furos para limpá-lo. Ele não se danificaria com suor, limpar com escova seria o suficiente para mantê-lo.

E sim, o MK110 é o teclado que recomendo, é o mesmo da análise do Wetto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Fabiel Santana, as Pudding da Hyperx não suportam o ABNT2 correto, falta a vírgula e o + do numérico.
Fallen Ace é um bom teclado, vais gostar dele. Lembra-te que o completo, com numérico, é o que tem hot swap. O Tournament edition não tem.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!