Ir ao conteúdo

Instalação Driver Controlador NVMe Samsung - SSD 970 EVO Plus

Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Postado

Beleza galera ?

Tenho um Dell Inspiron 5570 e comprei um SSD Samsung 970 EVO PLUS e aparentemente estou com problemas para a instalação do driver controlador.

O SSD é reconhecido e consigo gerenciar normalmente, inclusive já até clonei a unidade C e ele inicia normalmente.

Mas quando tento instalar o Driver Samsung NVM Express ele informa que o dispositivo não está ligado, alguma ideia do que pode estar ocorrendo ?

image.thumb.png.af8d4b6d951bf0f573ea2ee9e831ab2c.png

image.png.955b4281387d0ec476df75b28c603d1c.png

image.png.293350b6a39be00e90c9193d19ef446c.png

image.png

Postado
5 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Marco Boiane Você tem que ir em atualizar manualmente e procurar o driver em uma lista. Deve ter o driver da Microsoft.

Certo!! Entendi!

Desculpe sou bem leigo nessas coisas rs... Aparecem essas 3 opções, qual seleciono ?

image.png.9326b9eea3ad4b6bfc23c02815288299.png

Postado
3 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Marco Boiane Isso mesmo. Mas parece não ter driver Microsoft, somente Intel.

Será que consigo instalando algum driver Controlador NVMe da Intel ou Microsoft ? E não apenas atualizando este existente ?

6 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Marco Boiane Isso mesmo. Mas parece não ter driver Microsoft, somente Intel.

Mas tem o driver NVMe no site da Samsung: https://www.samsung.com/semiconductor/minisite/SSD/download/tools/

É justamente este driver que não consigo instalar, aparece este erro quando executo:

image.png.425947635a51691957f1736fc81afe7a.png

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Tenho esse mesmo SSD no Dell G3 e consegui instalar o driver normalmente. Na verdade parece que você está utilizando o IRST, que faz com que o SSD seja utilizado como cache do HDD. Corrija-me se eu estiver errado, mas seu notebook não está dando boot pelo HDD ao invés do SSD? Se sim, provavelmente seu SSD está sendo reconhecido como cache do HDD e por isso dá erro.

image.png

Postado
4 minutos atrás, mick 07 disse:

Tenho esse mesmo SSD no Dell G3 e consegui instalar o driver normalmente. Na verdade parece que você está utilizando o IRST, que faz com que o SSD seja utilizado como cache do HDD. Corrija-me se eu estiver errado, mas seu notebook não está dando boot pelo HDD ao invés do SSD? Se sim, provavelmente seu SSD está sendo reconhecido como cache do HDD e por isso dá erro.

image.png

Sim, agora estou no boot pelo HDD porque selecionei na BIOS novamente a ordem de boot, inclusive utilizei o Samsung Data Migration e consegui bootar pelo SSD mas não consegui instalar o driver também... mas achei que era problema no clone e acabei formatando o SSD e continuou com o mesmo erro... Como sei que pode ser esse problema de cache ? No gerenciamento de disco ?

image.png.b0ddb9c705ea6b4d365bb7cf1f70ea20.png

• Coordenador
Postado

No BIOS do notebook, verifique se está em modo IRST ao invés de modo AHCI. Vá mexendo nas abas do BIOS que você vai achar essa opção. Se estiver em modo IRST, então avise aqui, pra podermos passar o procedimento correto.

Postado
29 minutos atrás, mick 07 disse:

No BIOS do notebook, verifique se está em modo IRST ao invés de modo AHCI. Vá mexendo nas abas do BIOS que você vai achar essa opção. Se estiver em modo IRST, então avise aqui, pra podermos passar o procedimento correto.

Algumas das configurações da minha BIOS... Uma observação com relação à este modo AHCI, já tentei também selecionar ele por uma dica que recebi, mas quando salvo o boot fica em um loop eterno até dar erro no Windows, volta quando seleciono novamente RAID On.

image.png.c64e9a3975d2d2aa6e246f77ac13ead1.png

image.png.186e58c2ef7a7449c523748d57f63585.png

image.png.e7fbb7e4560658903768b6bb19bb0011.png

image.png.dccaed26afdeda869b58ea373fec0a68.png

image.png.99c54fadb83bff5c2df7072546108b03.png

image.png.bd1742a61b6308db4ce411d8acf67e66.png

image.png.ab2776ed3a00e3ad8e647861cbe3d62f.png

• Coordenador
  • Solução
Postado

Pra colocar em modo AHCI:

Antes de você fazer isso, detalhe MUITO importante: você deve fazer isso logando em uma conta LOCAL do Windows. Não faça isso usando uma conta Microsoft ou se você faz login com PIN. Se você não tem uma conta local, crie uma, faça o procedimento e depois apague a conta local que você criou. Se tiver arquivos importantes, é sempre bom fazer backup, caso algo dê errado.

Procedimento: Aperte tecla Windows + R, execute MSCONFIG, configure o computador para reiniciar em Modo de Segurança e reinicie o Windows. Quando o notebook reiniciar, acesse o BIOS, altera o acesso a disco de RAID para AHCI, salve e reinicie. O Windows vai inicia em Modo de Segurança (pois você configurou isso no MSCONFIG). Basta entrar novamente no MSCONFIG e desclicar opção de modo seguro. Quando reiniciar novamente, ele estará funcionando com AHCI.

Informe se o procedimento deu certo.

Outro detalhe importante: como você clonou o HDD no SSD, então é importante que desconecte o HDD, pois os setores de boot podem dar conflito. 

• Curtir 1
Postado

@mick 07 Acredito que minha conta seja local, pois não tenho opção de criar uma nas configurações, está assim desde que comprei e configurei o note

OBS: consegui alterar para conta local.

Seleciono inicialização segura ?

image.png.7c3c1393ee87a611e04861af00007501.png

image.png.9f867fef2181c6c67efc8d463af5d068.png

image.png.20b5be06ac3b5453de80cfc8778ab4e0.png

image.png.a13d143e27f9676421f6acc48dce5306.png

Postado

@mick 07

12 horas atrás, mick 07 disse:

Pra colocar em modo AHCI:

Antes de você fazer isso, detalhe MUITO importante: você deve fazer isso logando em uma conta LOCAL do Windows. Não faça isso usando uma conta Microsoft ou se você faz login com PIN. Se você não tem uma conta local, crie uma, faça o procedimento e depois apague a conta local que você criou. Se tiver arquivos importantes, é sempre bom fazer backup, caso algo dê errado.

Procedimento: Aperte tecla Windows + R, execute MSCONFIG, configure o computador para reiniciar em Modo de Segurança e reinicie o Windows. Quando o notebook reiniciar, acesse o BIOS, altera o acesso a disco de RAID para AHCI, salve e reinicie. O Windows vai inicia em Modo de Segurança (pois você configurou isso no MSCONFIG). Basta entrar novamente no MSCONFIG e desclicar opção de modo seguro. Quando reiniciar novamente, ele estará funcionando com AHCI.

Informe se o procedimento deu certo.

Outro detalhe importante: como você clonou o HDD no SSD, então é importante que desconecte o HDD, pois os setores de boot podem dar conflito. 

Realmente foi esse AHCI que me deu canseira kkk

Problema resolvido!! SSD reconhecido, driver instalado e máquina monstruosamente rápida! Muito obrigado!

image.png.3ef7198e155b7fc979a57843b39e49f7.png

image.png.e497ad3adb2a853f58893826a6e22b60.png

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
22 horas atrás, Marco Boiane disse:

image.png.bd1742a61b6308db4ce411d8acf67e66.png

Sugiro que ative essa opção também, pra que os programas de diagnóstico possam verificar saúde de HDD e SSD. Pode ativar sem precisar reiniciar em modo seguro, basta entrar no BIOS e ativar.

Postado
Em 18/08/2021 às 09:33, mick 07 disse:

Sugiro que ative essa opção também, pra que os programas de diagnóstico possam verificar saúde de HDD e SSD. Pode ativar sem precisar reiniciar em modo seguro, basta entrar no BIOS e ativar.

Legal!! Vou deixar ativo também! Valeu muito a ajuda!!

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...