Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Estou com um aparelho (controle remoto ponte rolante) que utiliza 4 pilhas AAA em série, totalizando 6V, porém ele está consumindo muitas pilhas . Logo pensei em pilhas AAA recarregáveis, porém me deparei com um dilema: As pilhas AAA normais tem uma tensão de 1.5V enquanto as recarregáveis 1.2, o que totaliza 4.8V. Minha questão é: O aparelho terá desempenho satisfatório com uma tensão tão abaixo da solicitada?image.png.3abf9791cd808fdced80b5fb963a35f1.png

• Membro VIP
Postado

Depende, quais pilhas você estava utilizando?

Em controle remoto de carrinhos que utilizei pilhas recarregáveis de 1,2v substituíram as de 1,5v com a mesma autonomia que pilhas alcalinas, depois que a tensão ia caindo para casa dos 1v, o controle não respondia bem. Agora alguns que precisavam de maior potência, por exemplo o carrinho ele até tinha a mesma autonomia em tempo, mas não desenvolvia a mesma velocidade por exemplo.

Existem baterias de NiZn que substituem bem no quesito tensão, tem 1,6v mas elas tem menor capacidade que as de NiMh e também sofrem com efeitos de memória e necessitam de carregador específico.

Outro possível é utilizar baterias de LiFePo4, por exemplo substituir 2xAAA por 1xLifePo4 AAA, funciona bem para controles já que a tensão é sempre alta, mas a capacidade do conjunto é menor que as de NiMh. Já achei alguns kits de LiFePo4 que tinham em paralelo 2xAAA, então a capacidade ficava mais próxima do NiMh, usei nos walkies. (Essas também necessitam de carregador específico, a tensão delas é de 3,2v)

Se estiver em cidade que possui eletrônicas, lojas especializadas é possível encontrar pilhas AAA medianas com valores próximos de alcalinas de 1ª linha, eu testaria.

• Membro VIP
Postado

Meu chute é que deve dar certo sim. Além do +, 30mA é mixaria pra uma bateria não falsificada. Dica: avalie se seu ctrl rem. fica consumindo 30mA o tempo todo ou só quando no acionamento. Dependendo das circunstâncias, uma opção minimamente curiosa é adaptar um simples e barato carregador de celular.

Postado
58 minutos atrás, dwatashi disse:

Depende, quais pilhas você estava utilizando?

Em controle remoto de carrinhos que utilizei pilhas recarregáveis de 1,2v substituíram as de 1,5v com a mesma autonomia que pilhas alcalinas, depois que a tensão ia caindo para casa dos 1v, o controle não respondia bem. Agora alguns que precisavam de maior potência, por exemplo o carrinho ele até tinha a mesma autonomia em tempo, mas não desenvolvia a mesma velocidade por exemplo.

Existem baterias de NiZn que substituem bem no quesito tensão, tem 1,6v mas elas tem menor capacidade que as de NiMh e também sofrem com efeitos de memória e necessitam de carregador específico.

Outro possível é utilizar baterias de LiFePo4, por exemplo substituir 2xAAA por 1xLifePo4 AAA, funciona bem para controles já que a tensão é sempre alta, mas a capacidade do conjunto é menor que as de NiMh. Já achei alguns kits de LiFePo4 que tinham em paralelo 2xAAA, então a capacidade ficava mais próxima do NiMh, usei nos walkies. (Essas também necessitam de carregador específico, a tensão delas é de 3,2v)

Se estiver em cidade que possui eletrônicas, lojas especializadas é possível encontrar pilhas AAA medianas com valores próximos de alcalinas de 1ª linha, eu testaria.

Muito obrigado pelas informações. Vou arriscar um normalzinho mesmo pela comodidade. Se não tiver sucesso, vou pesquisar pelas suas indicações. Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...