Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ganhei um antigo minisystem com toca cd e fitas, e o desmontei, na intenção de fazer um amplificador de áudio. Porém, não consegui fazê-lo ligar. Tenho todas as peças ainda e os datasheet do Ci, bem como o manual de serviço do aparelho. Ele está alimentado pela fonte de tensão original do aparelho, um transformador e uma fonte simétrica. Descobri que existia uma parte do circuito de ativação da placa do amplificador que passava pela placa principal, enviando um sinal chamado DC detect. E tentei dessoldá-lo, e fazê-lo fora da placa. Mas, por algum motivo não funcionou. Existe um relê que servia para ativar as saídas de áudio do aparelho, esse relê é ativado com 12vdc, e para armá-lo, usei uma fonte daquelas de carregador de celular, considerando que o circuito dela era separado do resto, e portanto não iria provocar um curto. O relê está armando correto. O aparelho tinha uma função de mute, e depois de analisar cuidadosamente o circuito, descobri que esse sinal era enviado de um CI na placa principal para a placa do amplificador, e era de 3.3vdc. Consegui, remover uma parte do circuito da placa principal que transformava tensão alternada de uma bobina do transformador e enviava para a placa central, os 3.3v, e direcionei para a placa do amplificador, passando por um interruptor simples, pois não sabia se o mute era quando havia 3.3v ou 0v. Conectei uma entrada p2 na entrada de áudio da placa, onde estavam as referidas conexões (in) e gnd com a entrada de áudio do STK, e nas saídas, já haviam os conectores originais. As placas estão aterradas entre si (placa do amplificador e do transformador). O aparelho estava funcionando quando ganhei. Mas depois dessas tentativas de fazer o amplificador, nada funcionou até agora. Alguém poderia me ajudar? Sou um entusiasta de eletrônica, e há coisas que não sei ainda, mas pretendo estudar mais. Assim, se necessário, posto os datasheets, manual e fotos do que precisar.

• Coordenador
Postado

Alguns aparelhos precisa estar com o plug do fone de ouvido no lugar para que seja transferido o som do aparelho para as caixas. verifique se não é seu caso ai...

• 2 semanas depois...
Postado
Em 18/08/2021 às 11:00, BCP disse:

Alguns aparelhos precisa estar com o plug do fone de ouvido no lugar para que seja transferido o som do aparelho para as caixas. verifique se não é seu caso ai...

Existe uma possibilidade de meu projeto estar ter passado por isso, afinal a ligação estava errada, refiz, mas ainda não funcionou. Como usei minha tv e ela só tem saída de áudio por uma p2 de fone, estou pensando em utilizar outra fonte de áudio que possa ser ligada por entradas rca, etc. Porém o amplificador continua não funcionando. 

Postado

Por alimentações, você diz, o aterramento e a conexão positiva da entrada (IN) e a saída (OUT) da placa do amplificador? ou nos pinos do CI STK? não entendi muito bem o pré, é a entrada IN?

Ah, eu descobri uma questão bem errada aqui novamente. Se refere a alimentação do transformador e da placa do amplificador. Existe um relê de stand-by na placa do trafo que recebia 10v vindos também da placa principal, e permitia a passagem de energia para esse, descobri após testar se estavam chegando as tensões corretas no stk e medir as bobinas do secundário do trafo. Não chegava tensão alguma, apesar de ligado a tomada, e depois de analisar, descobri o responsável por isso. O que posso fazer para armar esse relê? Talvez ele seja o culpado de nada ter dado certo até então. (eu não havia medido as tensões até então).

Na foto tem o relê, e os 10v vem do pino 8, do conector CN001 que vem da placa principal . 

relestandby.png

relestandby.png

• Coordenador
Postado

Ok! O relé é acionado pelo processador do som, o que você pode fazer é remover ele e colocar um Jump (Soldar um fio) no lugar dos contatos do relé.

• Coordenador
Postado
1 hora atrás, Jhonatan de Freire Turco disse:

Sim, farei isso então! Se eu quiser, é nesse ponto que posso colocar um interruptor liga-desliga?

Sim! Exatamente.

Postado

Após fazer o jump no lugar onde ia o relê, resolvi retirar as gambiarras que tinha feito para gerar 3.3v do mute e o sinal dc detect. Pois estava com medo de queimar o stk caso fizesse algo errado. Liguei-o e medi as bobinas do trafo, e os pinos do stk. Descobri que está saindo 23.9vdc nas saídas do amplificador. Sem saber do que se tratava, achei que fosse normal, e decidi ligar em um rádio. Funcionou, mas queimei 2 alto-falantes que tinha, só teve um usei depois que não queimou. Depois que lembrei de que não é normal ter dc nas saídas e resolvi comparar as tensões que identifiquei com o manual de reparo do aparelho. Na comparação dá para ver umas tensões diferentes. As caixas de alto-falante do aparelho estão queimadas, e já vieram assim quando ganhei. Então tem coisa anormal e com problema. O que pode ser isso, e se tem como arrumar, o que deve ser feito? Segue a imagem da comparação das tensões.

20210901_171845.jpg

Postado

Nossa, então infelizmente vou ter que usar algum dos outros que tenho e começar outro projeto. Não compensa para eu comprar outro e continuar esse projeto com esse circuito atual, afinal tenho outros STKs e fontes para fazer amplificadores. De toda forma o que aprendi aqui foi bem útil para continuar! Obrigado, de toda forma!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!