Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal! Estou querendo fazer upgrade no meu PC, e queria saber a diferença dessas duas placas-mães, qual vcs indicam? Lembrando que pretendo usar o Ryzen 5 5600x.

• Curtir 1
Postado

@refreshz Se quiser economizar pegue a A520M DS3H, lembrando que ela não tem OC. Se quiser uma mais robusta só para ter, pois não faz muita diferença, a Tomahawk parece a melhor opção. Recomendo que compare o VRM das duas se seu intuito for brincar de OC, pois esse é o único momento em que o VRM realmente vai fazer diferença: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wmsTYK9Z3-jUX5LGRoFnsZYZiW1pfiDZnKCjaXyzd1o/edit#gid=2112472504

Importante salientar que ambas as MBs tem a função de update de BIOS sem CPU, o que você vai precisar para seu modelo de CPU. Se optar por outro modelo, sempre verifique isso antes.

Vendo na lista aqui, a Tomahawk ganha mesmo da ASUS TUF. 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Importante salientar que ambas as MBs tem a função de update de BIOS sem CPU, o que você vai precisar para seu modelo de CPU. Se optar por outro modelo, sempre verifique isso antes.

A a520m também tem update de BIOS sem cpu certo? Ou você estava falando só das b550?

A diferença de preço da a520 pra b550 é "justo" em relação a arquitetura delas para alguém que não vai usar overclock e vai usar a máquina mais focada pra jogos?

• Curtir 2
Postado
4 horas atrás, WOZ Dods disse:

@refreshz Se quiser economizar pegue a A520M DS3H, lembrando que ela não tem OC. Se quiser uma mais robusta só para ter, pois não faz muita diferença, a Tomahawk parece a melhor opção. Recomendo que compare o VRM das duas se seu intuito for brincar de OC, pois esse é o único momento em que o VRM realmente vai fazer diferença: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wmsTYK9Z3-jUX5LGRoFnsZYZiW1pfiDZnKCjaXyzd1o/edit#gid=2112472504

Vendo na lista aqui, a Tomahawk ganha mesmo da ASUS TUF. 

A A520M DS3H é tranquilo de usar no Ryzen 5 5600x?

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, refreshz disse:

A A520M DS3H é tranquilo de usar no Ryzen 5 5600x?

é sim isso eu posso te responder com propriedade, ela é uma ótima opção se quiser economizar

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Marcelo_gs disse:

é sim isso eu posso te responder com propriedade, ela é uma ótima opção se quiser economizar

você sabe me dizer se ela tem alguma grande diferença para as b550?

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, Marcelo_gs disse:

A a520m também tem update de BIOS sem cpu certo? Ou você estava falando só das b550?

A diferença de preço da a520 pra b550 é "justo" em relação a arquitetura delas para alguém que não vai usar overclock e vai usar a máquina mais focada pra jogos?

Sim, a A520M DS3H suporta update de BIOS sem CPU.

A diferença principal é que as B550 suportão OC e as A520 não suportam. Como OC é algo que consome tempo e raramente vale a pena para a maioria das pessoas, eu considero os chipsets A520 melhores para quem quer economizar, pois afinal o valor adicional pago em uma B550 muito comumente pode aumentar o desempenho do seu PC significativamente se investido em outros componentes.

3 horas atrás, Marcelo_gs disse:

@refreshz ela não tem suporte para overclock, e não tem dissipador nos VRM, se não me engano é só isso a diferença das duas. 

Muita gente acha a falta de dissipadores no VRM algo muito negativo, mas o que isso realmente significa é que você precisará de um gabinete bem ventilado. VRMs mais robustos e com dissipador são ideais para OC, mas como essa MB não suporta então não faz sentido que sejam tão priorizados.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Sim, a A520M DS3H suporta update de BIOS sem CPU.

A diferença principal é que as B550 suportão OC e as A520 não suportam. Como OC é algo que consome tempo e raramente vale a pena para a maioria das pessoas, eu considero os chipsets A520 melhores para quem quer economizar, pois afinal o valor adicional pago em uma B550 muito comumente pode aumentar o desempenho do seu PC significativamente se investido em outros componentes.

Muita gente acha a falta de dissipadores no VRM algo muito negativo, mas o que isso realmente significa é que você precisará de um gabinete bem ventilado. VRMs mais robustos e com dissipador são ideais para OC, mas como essa MB não suporta então não faz sentido que sejam tão priorizados.

Sinto muito pelas dúvidas, mas um water cooler seria god colocar nela? Ou o water cooler depende do processador? Eu sou realmente bem leigo com esses bgl kkkkkkk

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, refreshz disse:

Sinto muito pelas dúvidas, mas um water cooler seria god colocar nela? Ou o water cooler depende do processador? Eu sou realmente bem leigo com esses bgl kkkkkkk

Water cooler, a menos que você tenha bastante dinheiro para jogar pela janela, não é bom negócio. Um WC razoável vai custar mais caro do que um air cooler de alta qualidade e desempenho, isso levando em consideração que WCs duram muito menos e tem que ser substituídos 100% (trocar por um novo) quando falham. Minha dica é de comprar um bom air cooler se você quer gastar mais tempo se divertindo com seu PC do que fazendo manutenção e se preocupando com a saúde dele. 

E não, WC ou AC não dependem do processador. Você compra eles compatíveis com seu socket e pronto. Isso presumindo que você está comprando algo de qualidade, pois tem muita porcaria chinesa ou genérica no mercado que não tem melhor desempenho do que o que vem com sua CPU. Se for para pagar por algo, que seja melhor do que o que você já tem, sempre.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...