Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Estou pensando em montar a seguinte configuração e estou com algumas dúvidas.

- Placa de Vídeo EVGA GeForce RTX 3080 Ti (R$12.000)

- SSD WD Blue SN550, 1TB, M.2, PCIe, NVMe, Leituras: 2400Mb/s e Gravações: 1950Mb/s WDS100T2B0C (R$900)

- Processador AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz (4.7GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM4, Sem Cooler (R$2600)

- placa-mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus, Chipset X570, AMD AM4, ATX, DDR4 (R$1600)

- Gabinete Gamer Sharkoon VG6-W Blue ATX (R$310)
- Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular (R$800)

- Memoria Corsair Vengeance LPX 32 GB CMK16GX4M2B3200C16 (R$1700)

- Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition - Rr-212s-20pc-r1 (R$700)

Total: R$20.610,00

1) Minha ideia seria deixar minerando 6,5 dias por semana, e usar parte dos sábados para jogar. Isso daria certo, mantendo a placa de vídeo a uma temperatura mais ou menos constante?

2) Uma vez que eu monte essa configuração, como calcular a depreciação do valor da máquina? Se eu quiser vender 2 anos depois, consigo 14-16 mil, nem que seja vendendo cada componente individualmente?

3) Existe perspectiva de a crise dos semicondutores cessar nos próximos meses e fazer o custo desse PC cair em 20 ou 30%?

Obrigado!

Postado

@joaohenrique010 Se eu fosse você não pagaria 12k em uma RTX 3080 TI. Já que você vai pegar um Ryzen de processador eu pegaria uma RX 6900XT de placa de vídeo. https://www.kabum.com.br/produto/136468/placa-de-v-deo-ASRock-amd-radeon-rx-6900-xt-graphics-16-gbps-16gb-gddr6-pci-express-4-0-hardware-raytracing-rx6900xt-pgd-16go?gclid=Cj0KCQjwjo2JBhCRARIsAFG667UaXvj7Nik5FkWn1Z8d60WNtKZeLBChf6nvrMm-zPOZ2WVVMT7Vk3AaAu_lEALw_wcB

Eu faria isso pois a AMD em sua nova geração de processadores e placas de vídeo ela lançou tecnologias que podem ser usadas caso você monte um Ryzen de 5 geração e as novas placas da AMD como a RX 6900 XT. Com essas tecnologias ativas você consegue ganhar uns 10~15% de performance a mais.

Pegue memórias ram de pelo menos 3600MHz, 3200MHz é muito pouco para um Ryzen 7 5800x.

Postado
5 horas atrás, joaohenrique010 disse:

1) Minha ideia seria deixar minerando 6,5 dias por semana, e usar parte dos sábados para jogar. Isso daria certo, mantendo a placa de vídeo a uma temperatura mais ou menos constante?

2) Uma vez que eu monte essa configuração, como calcular a depreciação do valor da máquina? Se eu quiser vender 2 anos depois, consigo 14-16 mil, nem que seja vendendo cada componente individualmente?

3) Existe perspectiva de a crise dos semicondutores cessar nos próximos meses e fazer o custo desse PC cair em 20 ou 30%?

Obrigado!

1) não manjo muito de mineração mas acho que daria certo sim, não vejo problema. Só não sei se na mineração pode ficar interrompendo, mas enfim não sei muito sobre o assunto então nem vou comentar.

2)Não existe uma fórmula certa para calcular isso, mas se levar em consideração a situação que estamos eu particularmente acho muito difícil de aumentar mais ainda os preço, ou eles continuam assim ou caem, então se continuar do jeito que está a máquina vai desvalorizar mais ou menos isso (por volta de 5k) mas como você vai usar pra mineração eu acho que desvaloriza um pouco mais o PC, por exemplo eu não compraria um PC que ficou 2 anos sendo usado para mineração nem que esteja 10k mas pode ser que você venda suave

3)perspectiva não existe, tem pessoas esperançosas como eu, mas sinceramente acho bem difícil. O que pode acontecer para "diminuir a crise" seria a queda do dólar, que também influencia nos preços inflados que temos hoje 

Postado

@Marcelo_gs Com o governo colocando no nosso @# eu já to me acostumando com esse dolar ridículo... mas acredito que com o tempo os preços vão caindo, afinal eles já estão caindo.

GTX 1650 em abril de 2021 estava custando absurdos 4440R$, hoje você encontra ela por 2600R$ que ainda é um absurdo, mas pelo menos o preço caiu.

Postado

@carbonii pois é mas eu ainda tenho esperanças que o real valorize e consequentemente o preço do dólar caia, fique difícil de prever pois está tudo muito doido, a crise de semicondutores, a economia do Brasil, mas ano que vem tem as eleições e vamos ver se depois disso da uma melhorada 

Postado
6 horas atrás, joaohenrique010 disse:

1. Não entendo muito de mineração. Ainda sim montar um gabinete bem ventilado é essencial. Recomendo que pegue uma fonte da Super Flower, linha Leadex III gold, pois é mais barata e você poderá pegar uma potência maior e deixar mais folga.
  2. Dificilmente. 2 Anos depois você vai perder de 30 a 50% do valor investido. Se comprar com as GPUs nos preços atuais, provavelmente mais.
  3. A escassez de semicondutores já aliviou bastante do que era no começo desse ano, mas a previsão é de normalização apenas no final desse ano ou meados do seguinte. A queda de preços já começou, mas aqui dentro do Brasil está a passos de tartaruga pela baixa rotatividade de componentes nas lojas e presumivelmente maus hábitos do comércio. Se pretende mesmo investir esse dinheiro, acompanhe os preços das GPUs pretendidas e suas vizinhas mais próximas até o final do ano. No minuto que vir uma promoção realmente boa compre as GPUs mesmo que não tenha os outros componentes ainda e volte aqui no tópico para ajudarmos você na escolha dos demais componentes. Acredito que a CPU está um pouco superdimensionada para sua aplicação, mas convém consultar quem entende mais do assunto que eu.
Postado
3 horas atrás, carbonii disse:

@joaohenrique010 Se eu fosse você não pagaria 12k em uma RTX 3080 TI. Já que você vai pegar um Ryzen de processador eu pegaria uma RX 6900XT de placa de vídeo. https://www.kabum.com.br/produto/136468/placa-de-v-deo-ASRock-amd-radeon-rx-6900-xt-graphics-16-gbps-16gb-gddr6-pci-express-4-0-hardware-raytracing-rx6900xt-pgd-16go?gclid=Cj0KCQjwjo2JBhCRARIsAFG667UaXvj7Nik5FkWn1Z8d60WNtKZeLBChf6nvrMm-zPOZ2WVVMT7Vk3AaAu_lEALw_wcB

Eu faria isso pois a AMD em sua nova geração de processadores e placas de vídeo ela lançou tecnologias que podem ser usadas caso você monte um Ryzen de 5 geração e as novas placas da AMD como a RX 6900 XT. Com essas tecnologias ativas você consegue ganhar uns 10~15% de performance a mais.

Pegue memórias ram de pelo menos 3600MHz, 3200MHz é muito pouco para um Ryzen 7 5800x.

o que você acha melhor: Ryzen 7 5800X + RX 6900 XT ou RTX 3080 Ti + Intel? E qual versão do processador Intel seria adequada para a comparação?

Minha TV tem uma coisa chamada Freesync. Isso pesaria a favor da AMD?

Por fim, parece que na mineração na RTX 3080 ti é superior à RX 6900XT

Postado
12 minutos atrás, joaohenrique010 disse:

o que você acha melhor: Ryzen 7 5800X + RX 6900 XT ou RTX 3080 Ti + Intel? E qual versão do processador Intel seria adequada para a comparação?

Não entendi por que você agrupou Intel com NVIDIA e AMD com AMD. Você sabe que isso não altera nada no desempenho e que CPU Intel é 100% compatível com GPU AMD e CPU AMD é 100% compatível com GPU NVIDIA né? É muito comum vermos o povo criando mitos do tipo em tópicos do reddit e outros buracos da internet, mas acredite quando lhe digo que isso não existe.

16 minutos atrás, joaohenrique010 disse:

Minha TV tem uma coisa chamada Freesync. Isso pesaria a favor da AMD?

Essa tecnologia é para games.

16 minutos atrás, joaohenrique010 disse:

Por fim, parece que na mineração na RTX 3080 ti é superior à RX 6900XT

Tem que ver o Rash Rate. Já procurou sites que fazem o cálculo para você? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!