Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Air cooler ou water cooler para o Ryzen 5 5600X?


Posts recomendados

45 minutos atrás, Kioshi Iquegami disse:

@PedraX cabe WC na parte frontal tranquilamente, aceita 3 fans na frente e duas topo

WC na parte frontal sempre é prejuízo. Além de forçar o motor do WC aumenta a temperatura do sistema inteiro. Não é só a CPU que precisa de arrefecimento, muitíssimo pelo contrário.

18 minutos atrás, Kioshi Iquegami disse:

@Phoenyx este aircooler bateria de frente com os top watercooler? voce acha que compensa? pois um aircooler é uma compra pra vida toda. o que me diz? pois ai mais pra frente colocaria mais 3 fans de entrada de ar e mais 1 de exaustora

Assista o vídeo abaixo:

 

Citação

 

 

Se possível compare os preços dos coolers do vídeo só para entender a comparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kioshi Iquegami Compre os fans, 3 para a dianteira (ar quente sobe, não precisa de fans em cima). Provavelmente já resolverá o seu problema.
Caso contrário aí sim pegue outro cooler.

 

Aqui com cooler box e pequeno overclock já segura a onda (gabinete similar ao seu, 4 fans), moro em SP tmb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kioshi Iquegami Se quiser aproveitar seu gabinete dá para salvá-lo ainda. Fazer uma chapa perfurada nas dimensões do vidro dele com os quatro furos de fixação é fácil. Aí você cola uma tela de tule ou algum material com furos bem pequenos e fica novinho. Com as ferramentas certas você faz esse painel frontal novo rapidinho. Aqui na minha cidade uma chapa fina de aço galvanizado desse tamanho sairia relativamente barato (é retalho) e daria para levar em alguém que tem cortadora de plasma e mandar cortar até com algum design legal a furação. Se não quiser ter trabalho aí só trocando o gabinete mesmo. O que indico hoje com boa ventilação é o Deepcool Matrexx, que além de tudo é extremamente espaçoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@Kioshi Iquegami Compre os fans, 3 para a dianteira (ar quente sobre, não precisa de fan em cima). Provavelmente já resolverá o seu problema.
Caso contrário aí sim pegue outro cooler.

 

Aqui com cooler box e pequeno overclock já segura a onda (gabinete similar ao seu, 4 fans), moro em SP tmb.

Uma ventoinha em cima ao fundo ainda aumenta um pouco a eficiência do arrefecimento. Não muito por causa da limitação do painel frontal, mas o bastante para valer os 22 reais que um Xfan custa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@WOZ Dods Não precisa fazer isso não. Não é vidro colado na dianteira, tem um espaço ali.

Ele deve ter este gabinete faz um tempo, quando comprei o meu não tinha estes em mesh tmb.

Em testes esse vidro espaçado ainda reduz o fluxo de ar um bocado. É melhor do que aqueles que só tem umas frestinhas? Sim, mas eu colocaria uma chapa e viveria de consciência limpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, mineirimbb disse:

@Phoenyx O ar quente sobe mas ele vai demorar mais pra sair. O ideal é que não fique se movimentando tanto dentro do gabinete. E também dois fans não custam nada comparado aos 500 reais que ele quer gastar. 

Exatamente. Muito intake sem saída faz o ar quente ficar circulando mais tempo dentro do gabinete. Cria vórtice na GPU e aumenta a temp dela por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Phoenyx disse:

@mineirimbb Eu já testei aqui e não adiantou em nada fans em cima, só colabora em mais barulho, e luzinhas se forem de led.

O que vi dando resultado é pressão positiva (mais ar entrando do que saindo), e isso já expulsa o ar quente, por qualquer lado.

Depende muito do gabinete e do volume de fluxo de ar. Quando você diz que sai por todo lado está coberto de razão, pois é muito comum sair inclusive pelo ponto de entrada, desperdiçando ar frio. No meu gabinete eu tenho controle individual das ventoinhas e posso desligar uma ou duas ou quantas quiser para ver se há mudanças. Tenho 2 ventoinhas de 12 de entrada em baixo, duas de 140 na frente, três ventoinhas de saída de 140 em cima e 1 de 120 atrás. Se eu desligar as ventoinhas de cima a temperatura sobe, especialmente depois da sintonia fina de velocidades que eu fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Kioshi Iquegami disse:

Ainda sou mais o Fuma 2, melhor custo/benefício que esse mugen. Se não te pesa na consciência gastar 200 reais só pelas luzinhas, vai fundo. Sobre as ventoinhas recomendo que adicione apenas duas no painel superior, o mais ao fundo possível, pois três já tornaria o fluxo negativo e começaria a encher as frestas do seu gabinete de poeira.

1 minuto atrás, mineirimbb disse:

@Kioshi Iquegami Ah a fonte tem potência de sobra. Você tem que ver se seu gabinete suporta a altura do aircooler. No site que vi dele não encontrei essa informação. 

Os da Scythe ele suporta. São de 154 mm de altura todos os três.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, mineirimbb disse:

@Kioshi Iquegami Ah a fonte tem potência de sobra. Você tem que ver se seu gabinete suporta a altura do aircooler. No site que vi dele não encontrei essa informação. 

mas se suportar, ficaria top essas 3 xfan deepcool mais esse aircooler mugen 5 q mandei ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mineirimbb Você tá comparando alhos com bugalhos. Sem fluxo de entrada ele iria exaurir o quê? Vácuo?

E exaustores são para fumaça, partículas, e não arrefecimento. Para arrefecimento você tem o ar condicionado que pega ar fresco de fora.

@WOZ Dods Você tem MUITAS fans cara. Ventoinha em baixo, no "chão" do gabinete? Why?! É muita coisa pra pouco resultado prático, 2~3 graus no máximo.

Enfim, cada um com suas doideras, eu tento deixar o micro o mais clean possível, menos audível tmb, sem exageros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Ar condicionado em galpão de empresa??? Teto com 10 metros de altura e 1000m2 ??? Nem em sonho isso é possível. E você se engana que exaustor é só pra isso. Deve estar imaginando aqueles de lanchonete. Até na minha academia tem exaustores e foram colocados justamente pelo calor e não partículas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Phoenyx disse:

Você tem MUITAS fans cara. Ventoinha em baixo, no "chão" do gabinete? Why?! É muita coisa pra pouco resultado prático, 2~3 graus no máximo.

Enfim, cada um com suas doideras, eu tento deixar o micro o mais clean possível, menos audível tmb, sem exageros.

Meu gabinete fica entre 3 e 5 cm elevado da bancada, é um monstro de gabinete. As ventoinhas que tenho deixam meu sistema extremamente frio, mas com ruído perceptível no ambiente zero. Me preocupo com a temperatura do meu PC, sim, mas me preocupo ainda mais com minha paz. Quatro ventoinhas rodando no talo me deixariam estressado. 

Já vi muitos testes que afirmam justamente que a partir de 3 ventoinhas o ganho se torna cada vez menor no arrefecimento, mas nos PCs que montei onde deu para controlar o fluxo de entrada e de saída individualmente e você não deixa as configurações genéricas que vêm de fábrica, dá para ter ganhos muito maiores que isso. Por quê você acha que sempre recomendo para a galera aqui do fórum para investir em dois FH-04? Não precisa nem ficar fuçando demais hoje em dia para chegar num fluxo ideal de ar, só coloca um prime95 pra rodar no fundo e de dentro do windows mesmo aumentar as velocidades e diminuir um pouco para achar o fluxo ideal.

 

Lembre-se que os vídeos da GN, por exemplo, que falam que mais ventoinhas não correspondem diretamente a melhor fluxo de ar, são matérias que instalam e deixam tudo no automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!