Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Explicando o FX Bulldozer: Chega do "erro" encontrado no gerenciador de tarefas.


Akimoto238

Posts recomendados

Todo dia no Fórum alguém pergunta se seu processador AMD FX está capado, isso devido ao fato do gerenciador de tarefas do Windows 10, não mostrar a contagem de núcleos corretamente.
Exemplo: 

image.png.426b06ca0dd034fa84e259d3b68cc0b7.png

Enquanto no CPU-Z e qualquer outro software de monitoramento vai informar 4/4 (nesse caso da imagem)
Exemplo: 

image.png.338275f851859a6e8244798393e1d976.png

 

Nesse tópico eu vou explicar o porquê disso, ou seja, explicar como o Bulldozer/Piledriver funcionam.

 
Isso ocorre, pois, a arquitetura Bulldozer/Piledriver é MODULAR, ou seja, em vez de 1 núcleo por módulo, é 2 por módulo. É por isso que um FX 4xxx vai mostrar 2 núcleos, mesmo possuindo 4. Isso acontece porque o gerenciador de tarefas do Windows 10 reconhece os módulos, não núcleos.

Sendo assim, o gerenciador vai mostrar sempre assim:

FX 4xxx: 2 núcleos e 4 threads

FX 6xxx: 3 núcleos e 6 threads

FX 8xxx: 4 núcleos e 8 threads

Isso quer dizer que sua CPU não tem os núcleos de fato? Não, estão todos funcionando, o que torna os FX muito mais fracos que seus concorrentes (Sandy Bridge e Ivy Bridge) é a eficiência desses núcleos modulares compartilharem recursos, assim eles não operam como 8 núcleos de fato (no caso de 8xxx). 

Então sua CPU está funcionando corretamente! 

 

Extra: meu processador é Bulldozer ou Piledriver? 

Na Wikipédia temos essa informação bem detalhada: 

Bulldozer:

image.png.122ac306cfc9b0558324d5be16826b0e.png

Piledriver: 

image.png.c1182b67c2d1ac4c6b0e190d44e714bf.png

Os processadores Piledriver são consideravelmente melhores que Bulldozers (tanto que seu número/nome é maior).


Como não quero inventar a roda (e nem posso) irei deixar um artigo do Gabriel Torres aqui do site, onde ele explica tudo sobre a Bulldozer (vale para Piledriver também, baseada no Bulldozer). 

Alguns links interessantes:

Expectativas dos Bulldozers

Expectativas (frustradas) dos Bulldozers 
AMD Bulldozer 

Porquê o AMD Bulldozer perdeu a briga para o Intel Core i7? 
Ex-engenheiro da AMD explica fracasso do Bulldozer 

 

Obrigado se leu até aqui, tenha uma boa noite (dia ou tarde).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!